Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gisele Pereira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9996
Resumo: Esse artigo objetiva conhecer o cenário de investigação promovido pela articulação entre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), como Objetos de Aprendizagem (OA), História da Matemática (HM) e Formação de Professores, em plataformas bibliográficas de natureza nacional e internacional. Entre os ambientes pesquisados nacionalmente, identificamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), já os ambientes de natureza internacional, foram o Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) e JSTOR. O levantamento foi mediado através da pesquisa com o uso de determinadas palavras-chave/ descritores de busca, usando conectivos booleanos de interseção e critérios para refinamento. O percurso metodológico foi delineado a partir da primeira fase da metodologia Engenharia Didática, intitulada por Análises Preliminares, caracterizada pela realização de levantamentos bibliográficos que forneceram informações quanto a um determinado contexto de pesquisa. Entre os resultados, no filtro temporal de 2016 a 2022, coletamos dentre os critérios de tratar obrigatoriamente de OA e contemplar mais um dos outros dois descritores pontuados, de um total de 20.841 sem repetição de materiais e sem reduções por critérios, já com refinamentos obtemos 1.773 e, após análises previamente determinadas selecionamos cinco materiais, sendo quatro dissertações e uma tese, que se adequavam as orientações.  Desses cinco, todos faziam parte da esfera nacional, pois internacionalmente não foram encontrados nenhum que se adequasse. Por fim, observamos uma fragilidade de discussões científicas em relação a estudos que articulem as tecnologias de OA com a história da Matemática e a Formação de professores de Matemática no âmbito nacional e internacional.
id UECE-4_332c617041e38b34db7dfb8a72ae6124
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/9996
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionaisObjeto de AprendizagemHistória da MatemáticaFormação de ProfessoresEnsino de MatemáticaLevantamento bibliográficoEsse artigo objetiva conhecer o cenário de investigação promovido pela articulação entre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), como Objetos de Aprendizagem (OA), História da Matemática (HM) e Formação de Professores, em plataformas bibliográficas de natureza nacional e internacional. Entre os ambientes pesquisados nacionalmente, identificamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), já os ambientes de natureza internacional, foram o Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) e JSTOR. O levantamento foi mediado através da pesquisa com o uso de determinadas palavras-chave/ descritores de busca, usando conectivos booleanos de interseção e critérios para refinamento. O percurso metodológico foi delineado a partir da primeira fase da metodologia Engenharia Didática, intitulada por Análises Preliminares, caracterizada pela realização de levantamentos bibliográficos que forneceram informações quanto a um determinado contexto de pesquisa. Entre os resultados, no filtro temporal de 2016 a 2022, coletamos dentre os critérios de tratar obrigatoriamente de OA e contemplar mais um dos outros dois descritores pontuados, de um total de 20.841 sem repetição de materiais e sem reduções por critérios, já com refinamentos obtemos 1.773 e, após análises previamente determinadas selecionamos cinco materiais, sendo quatro dissertações e uma tese, que se adequavam as orientações.  Desses cinco, todos faziam parte da esfera nacional, pois internacionalmente não foram encontrados nenhum que se adequasse. Por fim, observamos uma fragilidade de discussões científicas em relação a estudos que articulem as tecnologias de OA com a história da Matemática e a Formação de professores de Matemática no âmbito nacional e internacional.EdUECE2023-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/999610.30938/bocehm.v10i28.9996Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 28 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 1-162447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9996/8265Copyright (c) 2023 Gisele Pereira Oliveira, Ana Carolina Costa Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Gisele PereiraPereira, Ana Carolina Costa2023-01-06T19:29:17Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/9996Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:54.333241Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais
title Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais
spellingShingle Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais
Oliveira, Gisele Pereira
Objeto de Aprendizagem
História da Matemática
Formação de Professores
Ensino de Matemática
Levantamento bibliográfico
title_short Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais
title_full Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais
title_fullStr Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais
title_full_unstemmed Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais
title_sort Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais
author Oliveira, Gisele Pereira
author_facet Oliveira, Gisele Pereira
Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
author2 Pereira, Ana Carolina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gisele Pereira
Pereira, Ana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Objeto de Aprendizagem
História da Matemática
Formação de Professores
Ensino de Matemática
Levantamento bibliográfico
topic Objeto de Aprendizagem
História da Matemática
Formação de Professores
Ensino de Matemática
Levantamento bibliográfico
description Esse artigo objetiva conhecer o cenário de investigação promovido pela articulação entre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), como Objetos de Aprendizagem (OA), História da Matemática (HM) e Formação de Professores, em plataformas bibliográficas de natureza nacional e internacional. Entre os ambientes pesquisados nacionalmente, identificamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), já os ambientes de natureza internacional, foram o Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) e JSTOR. O levantamento foi mediado através da pesquisa com o uso de determinadas palavras-chave/ descritores de busca, usando conectivos booleanos de interseção e critérios para refinamento. O percurso metodológico foi delineado a partir da primeira fase da metodologia Engenharia Didática, intitulada por Análises Preliminares, caracterizada pela realização de levantamentos bibliográficos que forneceram informações quanto a um determinado contexto de pesquisa. Entre os resultados, no filtro temporal de 2016 a 2022, coletamos dentre os critérios de tratar obrigatoriamente de OA e contemplar mais um dos outros dois descritores pontuados, de um total de 20.841 sem repetição de materiais e sem reduções por critérios, já com refinamentos obtemos 1.773 e, após análises previamente determinadas selecionamos cinco materiais, sendo quatro dissertações e uma tese, que se adequavam as orientações.  Desses cinco, todos faziam parte da esfera nacional, pois internacionalmente não foram encontrados nenhum que se adequasse. Por fim, observamos uma fragilidade de discussões científicas em relação a estudos que articulem as tecnologias de OA com a história da Matemática e a Formação de professores de Matemática no âmbito nacional e internacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9996
10.30938/bocehm.v10i28.9996
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9996
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v10i28.9996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9996/8265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Gisele Pereira Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Gisele Pereira Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 28 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 1-16
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998524530688