UM ESTUDO SOBRE A OPERAÇÃO DA DIVISÃO DOS NÚMEROS CONTIDA NO TRAITÉ DE GERBERT NA VERSÃO DE 1843
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2870 |
Resumo: | Este estudo é um desdobramento da pesquisa de mestrado realizada na perspectiva da construção de uma interface entre a história e o ensino, que versou sobre o uso do ábaco de Gerbert para os casos da operação da multiplicação dos números aplicada na formação de professores de matemática. Considerando-se que o Traité de Gerbert na versão de 1843 contém, além da operação mencionada, a divisão dos números, elencou-se neste trabalho o objetivo de conhecer os princípios desta última operação nos casos contidos no referido texto. Para tanto, realizou-se um estudo documental buscando informações no passado, advindas do texto selecionado e de outros escritos do mesmo período que revelaram como os praticantes de matemáticas do século X lidavam com a divisão dos números, sobretudo no uso do ábaco de Gerbert. Nesse sentido, foi realizada uma análise preliminar do contexto histórico mencionado em três esferas: a contextual, a historiográfica e a epistemológica. A partir disso, foi possível compreender que a divisão dos números no uso do ábaco de Gerbert se dá pela subtração, obtendo-se o quociente da ideia de quantas vezes o dividendo pode conter o divisor. Além disso, traz a divisão pelo método das diferenças, no qual a operação é realizada se dividindo por um divisor auxiliar que facilitaria a obtenção dos resultados no sistema do ábaco. Apesar de este ser um estudo inicial, é possível indicar elementos que podem colaborar na compreensão da operação da divisão por meio de seu algoritmo moderno. Entretanto, este último aspecto será aprofundado em estudos futuros. |
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UM ESTUDO SOBRE A OPERAÇÃO DA DIVISÃO DOS NÚMEROS CONTIDA NO TRAITÉ DE GERBERT NA VERSÃO DE 1843Divisão dos números. Ábaco de Gerbert. Interface entre história e ensino.Este estudo é um desdobramento da pesquisa de mestrado realizada na perspectiva da construção de uma interface entre a história e o ensino, que versou sobre o uso do ábaco de Gerbert para os casos da operação da multiplicação dos números aplicada na formação de professores de matemática. Considerando-se que o Traité de Gerbert na versão de 1843 contém, além da operação mencionada, a divisão dos números, elencou-se neste trabalho o objetivo de conhecer os princípios desta última operação nos casos contidos no referido texto. Para tanto, realizou-se um estudo documental buscando informações no passado, advindas do texto selecionado e de outros escritos do mesmo período que revelaram como os praticantes de matemáticas do século X lidavam com a divisão dos números, sobretudo no uso do ábaco de Gerbert. Nesse sentido, foi realizada uma análise preliminar do contexto histórico mencionado em três esferas: a contextual, a historiográfica e a epistemológica. A partir disso, foi possível compreender que a divisão dos números no uso do ábaco de Gerbert se dá pela subtração, obtendo-se o quociente da ideia de quantas vezes o dividendo pode conter o divisor. Além disso, traz a divisão pelo método das diferenças, no qual a operação é realizada se dividindo por um divisor auxiliar que facilitaria a obtenção dos resultados no sistema do ábaco. Apesar de este ser um estudo inicial, é possível indicar elementos que podem colaborar na compreensão da operação da divisão por meio de seu algoritmo moderno. Entretanto, este último aspecto será aprofundado em estudos futuros.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/287010.30938/bocehm.v7i20.2870Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 323-3342447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2870/3003Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Suziê Maria de2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2870Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:43.796953Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
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