Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenele, Laura Damasceno Braga
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Batista, Antonia Naiara de Sousa, Silva, Isabelle Coelho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5111
Resumo: As pesquisas em Educação Matemática estão cada vez mais tratando sobre os recursos e as estratégias que a história da matemática oferece, dentre elas, algumas apresentam importantes debates sobre o uso de textos originais em sala de aula. Diante disso, aflora-se a discussão sobre os critérios para o uso desse material, possibilitando uma articulação entre história e ensino. Assim, este artigo visa descrever um estudo sobre a presença dos critérios para o uso de textos originais no ensino a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática da UECE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para investigar a literatura sobre o tema e para coletar os dados dos TCC. Para o período da coleta de dados, delimitamos de 2013 a 2018. Nesse sentido, sete critérios foram levados em consideração na leitura dos dados coletados: a escolha do material; a forma de utilização; a intencionalidade; a série ou o nível escolar; a realização de um tratamento didático; o momento de utilização e a perspectiva historiográfica. Os resultados mostraram que nem todos os critérios foram considerados pelos autores desses TCC, em que os mais constantes foram: a forma de utilizar o material e o objetivo da implementação. Em contrapartida, o critério da escolha da perspectiva historiográfica não foi encontrado em nenhum trabalho. Portanto, inserir textos originais no ensino de Matemática pode ser uma iniciativa em constante crescimento, mas ainda é necessário que os educadores matemáticos conheçam e discutam quais os critérios que eles precisam ter em vista antes de realizar essas propostas na sala de aula. Palavras-chave: Textos originais; Critérios para a utilização de textos originais; Articulação entre história e ensino de matemática.
id UECE-4_ec03d50cc962e21480c92ffe4d533945
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5111
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018) Textos originaisCritérios para a utilização de textos originaisArticulação entre história e ensino de matemáticaAs pesquisas em Educação Matemática estão cada vez mais tratando sobre os recursos e as estratégias que a história da matemática oferece, dentre elas, algumas apresentam importantes debates sobre o uso de textos originais em sala de aula. Diante disso, aflora-se a discussão sobre os critérios para o uso desse material, possibilitando uma articulação entre história e ensino. Assim, este artigo visa descrever um estudo sobre a presença dos critérios para o uso de textos originais no ensino a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática da UECE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para investigar a literatura sobre o tema e para coletar os dados dos TCC. Para o período da coleta de dados, delimitamos de 2013 a 2018. Nesse sentido, sete critérios foram levados em consideração na leitura dos dados coletados: a escolha do material; a forma de utilização; a intencionalidade; a série ou o nível escolar; a realização de um tratamento didático; o momento de utilização e a perspectiva historiográfica. Os resultados mostraram que nem todos os critérios foram considerados pelos autores desses TCC, em que os mais constantes foram: a forma de utilizar o material e o objetivo da implementação. Em contrapartida, o critério da escolha da perspectiva historiográfica não foi encontrado em nenhum trabalho. Portanto, inserir textos originais no ensino de Matemática pode ser uma iniciativa em constante crescimento, mas ainda é necessário que os educadores matemáticos conheçam e discutam quais os critérios que eles precisam ter em vista antes de realizar essas propostas na sala de aula. Palavras-chave: Textos originais; Critérios para a utilização de textos originais; Articulação entre história e ensino de matemática.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/511110.30938/bocehm.v8i23.5111Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 579-5922447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5111/4368Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFontenele, Laura Damasceno BragaBatista, Antonia Naiara de Sousa Silva, Isabelle Coelho da2021-06-17T18:44:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5111Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:49.712688Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)
title Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)
spellingShingle Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)
Fontenele, Laura Damasceno Braga
Textos originais
Critérios para a utilização de textos originais
Articulação entre história e ensino de matemática
title_short Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)
title_full Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)
title_fullStr Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)
title_full_unstemmed Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)
title_sort Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)
author Fontenele, Laura Damasceno Braga
author_facet Fontenele, Laura Damasceno Braga
Batista, Antonia Naiara de Sousa
Silva, Isabelle Coelho da
author_role author
author2 Batista, Antonia Naiara de Sousa
Silva, Isabelle Coelho da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontenele, Laura Damasceno Braga
Batista, Antonia Naiara de Sousa
Silva, Isabelle Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Textos originais
Critérios para a utilização de textos originais
Articulação entre história e ensino de matemática
topic Textos originais
Critérios para a utilização de textos originais
Articulação entre história e ensino de matemática
description As pesquisas em Educação Matemática estão cada vez mais tratando sobre os recursos e as estratégias que a história da matemática oferece, dentre elas, algumas apresentam importantes debates sobre o uso de textos originais em sala de aula. Diante disso, aflora-se a discussão sobre os critérios para o uso desse material, possibilitando uma articulação entre história e ensino. Assim, este artigo visa descrever um estudo sobre a presença dos critérios para o uso de textos originais no ensino a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática da UECE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para investigar a literatura sobre o tema e para coletar os dados dos TCC. Para o período da coleta de dados, delimitamos de 2013 a 2018. Nesse sentido, sete critérios foram levados em consideração na leitura dos dados coletados: a escolha do material; a forma de utilização; a intencionalidade; a série ou o nível escolar; a realização de um tratamento didático; o momento de utilização e a perspectiva historiográfica. Os resultados mostraram que nem todos os critérios foram considerados pelos autores desses TCC, em que os mais constantes foram: a forma de utilizar o material e o objetivo da implementação. Em contrapartida, o critério da escolha da perspectiva historiográfica não foi encontrado em nenhum trabalho. Portanto, inserir textos originais no ensino de Matemática pode ser uma iniciativa em constante crescimento, mas ainda é necessário que os educadores matemáticos conheçam e discutam quais os critérios que eles precisam ter em vista antes de realizar essas propostas na sala de aula. Palavras-chave: Textos originais; Critérios para a utilização de textos originais; Articulação entre história e ensino de matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5111
10.30938/bocehm.v8i23.5111
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5111
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.5111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5111/4368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 579-592
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998173257728