APLICAÇÃO DO MODELO DE MUDANÇA CONCEITUAL COMO FORMA DE INTRODUZIR O CONTEÚDO DE PROBABILIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3479 |
Resumo: | Ao longo do período histórico das práticas de ensino e aprendizado de matemática, muito se observa a presença de abordagens mais expositivas, favorecendo a uma relação passiva dos alunos frente aos conteúdos ministrados pelo professor, o que torna o ensino mais mecânico do que significativo, fazendo com que o conhecimento do senso comum presente em todos os alunos continue prevalecendo mesmo após a exposição pelo professor do conhecimento científico. Logo, ao principal objetivo deste trabalho coube estudar a viabilidade da introdução dos conteúdos inerentes à probabilidade usando o modelo de mudança conceitual. A metodologia da pesquisa consistiu em analisar o desempenho de quarenta alunos de uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo frente a uma sequência didática usando um jogo como forma de fazer com que os alunos trabalhassem como agentes ativos no aprendizado, assim como na sua própria mudança conceitual. Com isso, a principal finalidade do trabalho foi fazer uma análise das hipóteses dos alunos antes, durante e depois do jogo, averiguando se estes conseguiriam realizar uma mudança conceitual frente ao conteúdo. Os principais resultados demonstraram que o jogo foi uma ferramenta muito eficiente para conduzir os alunos a uma mudança conceitual, evidenciado pela percepção destes após a atividade. Assim, conclui-se que os jogos podem ser artefatos positivos para o trabalho com as concepções primárias dos alunos, atuando como ferramenta que melhora compreensão dos conceitos. |
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APLICAÇÃO DO MODELO DE MUDANÇA CONCEITUAL COMO FORMA DE INTRODUZIR O CONTEÚDO DE PROBABILIDADEJogos; Mudança conceitual; Probabilidade.Ao longo do período histórico das práticas de ensino e aprendizado de matemática, muito se observa a presença de abordagens mais expositivas, favorecendo a uma relação passiva dos alunos frente aos conteúdos ministrados pelo professor, o que torna o ensino mais mecânico do que significativo, fazendo com que o conhecimento do senso comum presente em todos os alunos continue prevalecendo mesmo após a exposição pelo professor do conhecimento científico. Logo, ao principal objetivo deste trabalho coube estudar a viabilidade da introdução dos conteúdos inerentes à probabilidade usando o modelo de mudança conceitual. A metodologia da pesquisa consistiu em analisar o desempenho de quarenta alunos de uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo frente a uma sequência didática usando um jogo como forma de fazer com que os alunos trabalhassem como agentes ativos no aprendizado, assim como na sua própria mudança conceitual. Com isso, a principal finalidade do trabalho foi fazer uma análise das hipóteses dos alunos antes, durante e depois do jogo, averiguando se estes conseguiriam realizar uma mudança conceitual frente ao conteúdo. Os principais resultados demonstraram que o jogo foi uma ferramenta muito eficiente para conduzir os alunos a uma mudança conceitual, evidenciado pela percepção destes após a atividade. Assim, conclui-se que os jogos podem ser artefatos positivos para o trabalho com as concepções primárias dos alunos, atuando como ferramenta que melhora compreensão dos conceitos.EdUECE2020-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/347910.30938/bocehm.v8i22.3479Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 22 (2021): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 71-862447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3479/3913Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, João Pedro Mardegan2021-06-05T16:20:26Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/3479Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:44.532652Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
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