Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cardoso, Mikaelle Barboza, Paula, Ana Rachel Brito de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7396
Resumo: Pesquisas sobre representações gráficas no plano cartesiano para o ensino de conceitos matemáticos têm contribuído para a melhoria do ensino dos conceitos de funções, estatística, entre outros, ao longo das últimas três décadas, mas situações recorrentes sobre a aquisição e aplicação desses conceitos ainda constituem relatos de dificuldade na resolução de atividades pelos alunos do Ensino Médio. Dessa forma, esse estudo objetivou conhecer as concepções de estudantes de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano, a partir de uma análise das respostas de 98 alunos matriculados na disciplina de Matemática, do primeiro período de 2020.2, de seis Cursos Técnicos. Com enfoque qualitativo e abordagem descritiva, foi realizado um levantamento, organização e análise dos dados, com base nos aspectos da Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. Os resultados sinalizaram que os estudantes formaram o conceito, dividindo-se em quatro categorias: (1) coordenadas, pares ordenados e/ou localização; (2) características do plano cartesiano; (3) exemplos ou contextos do dia a dia em seus conceitos; e (4) a representação, sistema gráfico e/ou visualização. A maioria dos estudantes percebe o conceito ainda de forma incipiente ou não articulada. Na 4ª categoria, os alunos elaboram conceitos aprofundados em língua materna, bem como características importantes das relações entre as representações gráficas e o plano cartesiano. Espera-se que esse trabalho contribua com orientações para as práticas de ensino deste conteúdo, favorecendo a aprendizagem de estudantes, com o intuito de superar dificuldades encontradas, diminuindo, assim, possíveis lacunas conceituais acerca das representações gráficas no plano cartesiano.
id UECE-4_f1ceb35a93352783e9eb4ece0b4b1447
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/7396
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesianoPlano cartesianoRepresentação gráficaRepresentações semióticasPesquisas sobre representações gráficas no plano cartesiano para o ensino de conceitos matemáticos têm contribuído para a melhoria do ensino dos conceitos de funções, estatística, entre outros, ao longo das últimas três décadas, mas situações recorrentes sobre a aquisição e aplicação desses conceitos ainda constituem relatos de dificuldade na resolução de atividades pelos alunos do Ensino Médio. Dessa forma, esse estudo objetivou conhecer as concepções de estudantes de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano, a partir de uma análise das respostas de 98 alunos matriculados na disciplina de Matemática, do primeiro período de 2020.2, de seis Cursos Técnicos. Com enfoque qualitativo e abordagem descritiva, foi realizado um levantamento, organização e análise dos dados, com base nos aspectos da Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. Os resultados sinalizaram que os estudantes formaram o conceito, dividindo-se em quatro categorias: (1) coordenadas, pares ordenados e/ou localização; (2) características do plano cartesiano; (3) exemplos ou contextos do dia a dia em seus conceitos; e (4) a representação, sistema gráfico e/ou visualização. A maioria dos estudantes percebe o conceito ainda de forma incipiente ou não articulada. Na 4ª categoria, os alunos elaboram conceitos aprofundados em língua materna, bem como características importantes das relações entre as representações gráficas e o plano cartesiano. Espera-se que esse trabalho contribua com orientações para as práticas de ensino deste conteúdo, favorecendo a aprendizagem de estudantes, com o intuito de superar dificuldades encontradas, diminuindo, assim, possíveis lacunas conceituais acerca das representações gráficas no plano cartesiano.EdUECE2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/739610.30938/bocehm.v9i25.7396Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 25 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 125-1402447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7396/6793Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess Pinheiro, Ana Cláudia MendonçaCardoso, Mikaelle BarbozaPaula, Ana Rachel Brito de 2022-03-23T12:22:29Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7396Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:51.485488Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano
title Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano
spellingShingle Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Plano cartesiano
Representação gráfica
Representações semióticas
title_short Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano
title_full Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano
title_fullStr Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano
title_full_unstemmed Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano
title_sort Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano
author Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
author_facet Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Cardoso, Mikaelle Barboza
Paula, Ana Rachel Brito de
author_role author
author2 Cardoso, Mikaelle Barboza
Paula, Ana Rachel Brito de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Cardoso, Mikaelle Barboza
Paula, Ana Rachel Brito de
dc.subject.por.fl_str_mv Plano cartesiano
Representação gráfica
Representações semióticas
topic Plano cartesiano
Representação gráfica
Representações semióticas
description Pesquisas sobre representações gráficas no plano cartesiano para o ensino de conceitos matemáticos têm contribuído para a melhoria do ensino dos conceitos de funções, estatística, entre outros, ao longo das últimas três décadas, mas situações recorrentes sobre a aquisição e aplicação desses conceitos ainda constituem relatos de dificuldade na resolução de atividades pelos alunos do Ensino Médio. Dessa forma, esse estudo objetivou conhecer as concepções de estudantes de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano, a partir de uma análise das respostas de 98 alunos matriculados na disciplina de Matemática, do primeiro período de 2020.2, de seis Cursos Técnicos. Com enfoque qualitativo e abordagem descritiva, foi realizado um levantamento, organização e análise dos dados, com base nos aspectos da Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. Os resultados sinalizaram que os estudantes formaram o conceito, dividindo-se em quatro categorias: (1) coordenadas, pares ordenados e/ou localização; (2) características do plano cartesiano; (3) exemplos ou contextos do dia a dia em seus conceitos; e (4) a representação, sistema gráfico e/ou visualização. A maioria dos estudantes percebe o conceito ainda de forma incipiente ou não articulada. Na 4ª categoria, os alunos elaboram conceitos aprofundados em língua materna, bem como características importantes das relações entre as representações gráficas e o plano cartesiano. Espera-se que esse trabalho contribua com orientações para as práticas de ensino deste conteúdo, favorecendo a aprendizagem de estudantes, com o intuito de superar dificuldades encontradas, diminuindo, assim, possíveis lacunas conceituais acerca das representações gráficas no plano cartesiano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7396
10.30938/bocehm.v9i25.7396
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7396
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v9i25.7396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7396/6793
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 25 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 125-140
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998402895872