Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7396 |
Resumo: | Pesquisas sobre representações gráficas no plano cartesiano para o ensino de conceitos matemáticos têm contribuído para a melhoria do ensino dos conceitos de funções, estatística, entre outros, ao longo das últimas três décadas, mas situações recorrentes sobre a aquisição e aplicação desses conceitos ainda constituem relatos de dificuldade na resolução de atividades pelos alunos do Ensino Médio. Dessa forma, esse estudo objetivou conhecer as concepções de estudantes de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano, a partir de uma análise das respostas de 98 alunos matriculados na disciplina de Matemática, do primeiro período de 2020.2, de seis Cursos Técnicos. Com enfoque qualitativo e abordagem descritiva, foi realizado um levantamento, organização e análise dos dados, com base nos aspectos da Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. Os resultados sinalizaram que os estudantes formaram o conceito, dividindo-se em quatro categorias: (1) coordenadas, pares ordenados e/ou localização; (2) características do plano cartesiano; (3) exemplos ou contextos do dia a dia em seus conceitos; e (4) a representação, sistema gráfico e/ou visualização. A maioria dos estudantes percebe o conceito ainda de forma incipiente ou não articulada. Na 4ª categoria, os alunos elaboram conceitos aprofundados em língua materna, bem como características importantes das relações entre as representações gráficas e o plano cartesiano. Espera-se que esse trabalho contribua com orientações para as práticas de ensino deste conteúdo, favorecendo a aprendizagem de estudantes, com o intuito de superar dificuldades encontradas, diminuindo, assim, possíveis lacunas conceituais acerca das representações gráficas no plano cartesiano. |
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