UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2868 |
Resumo: | Na área de Educação Matemática, tem-se tornado cada vez mais recorrente observar o desenvolvimento de pesquisas que procuram construir interfaces entre história e ensino da matemática. Uma das possibilidades que tem surgido nessa direção, é o trabalho com instrumentos matemáticos históricos, haja visto, eles possibilitarem um diálogo entre elementos da história da matemática com outros relacionados ao processo de construção do conhecimento, dessa aproximação tem-se vislumbrado indicar ações e/ou produções que venham a favorecer o ensino de matemática. Sob essa perspectiva, do campo da história da matemática foi elencado o instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) já em relação à área de Educação Matemática, trata-se em particular do ensino de conhecimentos geométricos na formação do professor de matemática. Diante disso, trabalha-se nesse estudo, tendo como objetivo, apontar informações preliminares sobre a reconstrução do instrumento jacente no plano junto a professores de matemática em formação. Para tanto, sob o aporte da Teoria das Situações didáticas se desenvolveu um minicurso voltado a professores de matemática em formação. A pesquisa aponta que seria vantajoso se houvesse mais informações na descrição do instrumento que indicassem detalhadamente seu processo de construção; mostra também que o instrumento pode ser confeccionado com materiais de fácil acesso como, por exemplo, papelão e varetas de madeira; e ainda que o processo de reconstrução possibilita os professores mobilizarem vários conhecimentos geométricos, em especial os relacionados a construções geométricas. Nesse sentido, destaca-se que a reconstrução do instrumento jacente no plano pode desencadear questões tanto de ordem matemática como também epistemológica e material, as quais podem ser exploradas em uma interface entre história e ensino da matemática. |
id |
UECE-4_ff1f8e2f338cdd89ed1792bcbfe6de16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2868 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAReconstrução do instrumento jacente no plano; formação do professor de matemática; Interface entre história e ensino da matemática.Na área de Educação Matemática, tem-se tornado cada vez mais recorrente observar o desenvolvimento de pesquisas que procuram construir interfaces entre história e ensino da matemática. Uma das possibilidades que tem surgido nessa direção, é o trabalho com instrumentos matemáticos históricos, haja visto, eles possibilitarem um diálogo entre elementos da história da matemática com outros relacionados ao processo de construção do conhecimento, dessa aproximação tem-se vislumbrado indicar ações e/ou produções que venham a favorecer o ensino de matemática. Sob essa perspectiva, do campo da história da matemática foi elencado o instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) já em relação à área de Educação Matemática, trata-se em particular do ensino de conhecimentos geométricos na formação do professor de matemática. Diante disso, trabalha-se nesse estudo, tendo como objetivo, apontar informações preliminares sobre a reconstrução do instrumento jacente no plano junto a professores de matemática em formação. Para tanto, sob o aporte da Teoria das Situações didáticas se desenvolveu um minicurso voltado a professores de matemática em formação. A pesquisa aponta que seria vantajoso se houvesse mais informações na descrição do instrumento que indicassem detalhadamente seu processo de construção; mostra também que o instrumento pode ser confeccionado com materiais de fácil acesso como, por exemplo, papelão e varetas de madeira; e ainda que o processo de reconstrução possibilita os professores mobilizarem vários conhecimentos geométricos, em especial os relacionados a construções geométricas. Nesse sentido, destaca-se que a reconstrução do instrumento jacente no plano pode desencadear questões tanto de ordem matemática como também epistemológica e material, as quais podem ser exploradas em uma interface entre história e ensino da matemática.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/286810.30938/bocehm.v7i20.2868Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 67-792447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2868/3019Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francisco Wagner Soares2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2868Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:43.752300Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title |
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Oliveira, Francisco Wagner Soares Reconstrução do instrumento jacente no plano; formação do professor de matemática; Interface entre história e ensino da matemática. |
title_short |
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title_full |
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title_sort |
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
author |
Oliveira, Francisco Wagner Soares |
author_facet |
Oliveira, Francisco Wagner Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco Wagner Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reconstrução do instrumento jacente no plano; formação do professor de matemática; Interface entre história e ensino da matemática. |
topic |
Reconstrução do instrumento jacente no plano; formação do professor de matemática; Interface entre história e ensino da matemática. |
description |
Na área de Educação Matemática, tem-se tornado cada vez mais recorrente observar o desenvolvimento de pesquisas que procuram construir interfaces entre história e ensino da matemática. Uma das possibilidades que tem surgido nessa direção, é o trabalho com instrumentos matemáticos históricos, haja visto, eles possibilitarem um diálogo entre elementos da história da matemática com outros relacionados ao processo de construção do conhecimento, dessa aproximação tem-se vislumbrado indicar ações e/ou produções que venham a favorecer o ensino de matemática. Sob essa perspectiva, do campo da história da matemática foi elencado o instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) já em relação à área de Educação Matemática, trata-se em particular do ensino de conhecimentos geométricos na formação do professor de matemática. Diante disso, trabalha-se nesse estudo, tendo como objetivo, apontar informações preliminares sobre a reconstrução do instrumento jacente no plano junto a professores de matemática em formação. Para tanto, sob o aporte da Teoria das Situações didáticas se desenvolveu um minicurso voltado a professores de matemática em formação. A pesquisa aponta que seria vantajoso se houvesse mais informações na descrição do instrumento que indicassem detalhadamente seu processo de construção; mostra também que o instrumento pode ser confeccionado com materiais de fácil acesso como, por exemplo, papelão e varetas de madeira; e ainda que o processo de reconstrução possibilita os professores mobilizarem vários conhecimentos geométricos, em especial os relacionados a construções geométricas. Nesse sentido, destaca-se que a reconstrução do instrumento jacente no plano pode desencadear questões tanto de ordem matemática como também epistemológica e material, as quais podem ser exploradas em uma interface entre história e ensino da matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2868 10.30938/bocehm.v7i20.2868 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2868 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i20.2868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2868/3019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 67-79 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997677281280 |