ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura-Fé, Marcelo Martins de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Maria Jayne Alves da, Dias, Vanessa Pereira, Silva, José Henrique de Moura, Lima, Lucilene Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1511
Resumo: A geodiversidade é o somatório dos patrimônios geológico, geomorfológico e pedológico, os quais possibilitaram o desenvolvimento das sociedades ao fornecer importantes recursos naturais (solos férteis e água potável etc.). Esses patrimônios se apresentam ainda como matéria-prima para o ensino de geociências, desenvolvido tanto em instâncias formais quanto informais da educação, se notabilizando, como uma significativa estratégia de geoconservação ao promover direta e indiretamente o conhecimento, a valorização e a proteção dos elementos abióticos do patrimônio natural. A Região Metropolitana do Cariri (RMC), instituída em junho de 2009, é composta por 9 municípios que apresentam diferentes índices de crescimento populacional e correlatos níveis de expansão urbana e ocupação de áreas outrora classificáveis como ambientalmente conservadas, fomentando um complexo quadro de problemáticas ambientais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir um conjunto de metodologias participativas, as quais, em parte, já vem sendo desenvolvidas, em outra parte, precisam ser fomentadas nas diversas formas de se fazer ensino de geociências no contexto territorial da RMC. Metodologicamente, em gabinete foram realizadas análises e levantamentos bibliográficos e cartográficos sobre as temáticas e a RMC; e em campo e laboratório, com o registro e análise da realização de metodologias participativas.
id UECE-5_26570111a69ed3e19ec49f8d55eda5e5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1511
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃOGeodiversidadeGeologiaGeomorfologiaA geodiversidade é o somatório dos patrimônios geológico, geomorfológico e pedológico, os quais possibilitaram o desenvolvimento das sociedades ao fornecer importantes recursos naturais (solos férteis e água potável etc.). Esses patrimônios se apresentam ainda como matéria-prima para o ensino de geociências, desenvolvido tanto em instâncias formais quanto informais da educação, se notabilizando, como uma significativa estratégia de geoconservação ao promover direta e indiretamente o conhecimento, a valorização e a proteção dos elementos abióticos do patrimônio natural. A Região Metropolitana do Cariri (RMC), instituída em junho de 2009, é composta por 9 municípios que apresentam diferentes índices de crescimento populacional e correlatos níveis de expansão urbana e ocupação de áreas outrora classificáveis como ambientalmente conservadas, fomentando um complexo quadro de problemáticas ambientais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir um conjunto de metodologias participativas, as quais, em parte, já vem sendo desenvolvidas, em outra parte, precisam ser fomentadas nas diversas formas de se fazer ensino de geociências no contexto territorial da RMC. Metodologicamente, em gabinete foram realizadas análises e levantamentos bibliográficos e cartográficos sobre as temáticas e a RMC; e em campo e laboratório, com o registro e análise da realização de metodologias participativas.EdUECE2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1511Revista GeoUECE; v. 8 n. 14 (2019); 351 - 3582317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1511/5762Copyright (c) 2020 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura-Fé, Marcelo Martins deSilva, Maria Jayne Alves daDias, Vanessa PereiraSilva, José Henrique de MouraLima, Lucilene Gomes2021-08-25T12:30:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1511RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:16.759749GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃO
title ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃO
spellingShingle ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃO
Moura-Fé, Marcelo Martins de
Geodiversidade
Geologia
Geomorfologia
title_short ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃO
title_full ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃO
title_fullStr ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃO
title_full_unstemmed ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃO
title_sort ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃO
author Moura-Fé, Marcelo Martins de
author_facet Moura-Fé, Marcelo Martins de
Silva, Maria Jayne Alves da
Dias, Vanessa Pereira
Silva, José Henrique de Moura
Lima, Lucilene Gomes
author_role author
author2 Silva, Maria Jayne Alves da
Dias, Vanessa Pereira
Silva, José Henrique de Moura
Lima, Lucilene Gomes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura-Fé, Marcelo Martins de
Silva, Maria Jayne Alves da
Dias, Vanessa Pereira
Silva, José Henrique de Moura
Lima, Lucilene Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Geodiversidade
Geologia
Geomorfologia
topic Geodiversidade
Geologia
Geomorfologia
description A geodiversidade é o somatório dos patrimônios geológico, geomorfológico e pedológico, os quais possibilitaram o desenvolvimento das sociedades ao fornecer importantes recursos naturais (solos férteis e água potável etc.). Esses patrimônios se apresentam ainda como matéria-prima para o ensino de geociências, desenvolvido tanto em instâncias formais quanto informais da educação, se notabilizando, como uma significativa estratégia de geoconservação ao promover direta e indiretamente o conhecimento, a valorização e a proteção dos elementos abióticos do patrimônio natural. A Região Metropolitana do Cariri (RMC), instituída em junho de 2009, é composta por 9 municípios que apresentam diferentes índices de crescimento populacional e correlatos níveis de expansão urbana e ocupação de áreas outrora classificáveis como ambientalmente conservadas, fomentando um complexo quadro de problemáticas ambientais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir um conjunto de metodologias participativas, as quais, em parte, já vem sendo desenvolvidas, em outra parte, precisam ser fomentadas nas diversas formas de se fazer ensino de geociências no contexto territorial da RMC. Metodologicamente, em gabinete foram realizadas análises e levantamentos bibliográficos e cartográficos sobre as temáticas e a RMC; e em campo e laboratório, com o registro e análise da realização de metodologias participativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1511
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1511/5762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 8 n. 14 (2019); 351 - 358
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047128983339008