ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GeoUECE |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1511 |
Resumo: | A geodiversidade é o somatório dos patrimônios geológico, geomorfológico e pedológico, os quais possibilitaram o desenvolvimento das sociedades ao fornecer importantes recursos naturais (solos férteis e água potável etc.). Esses patrimônios se apresentam ainda como matéria-prima para o ensino de geociências, desenvolvido tanto em instâncias formais quanto informais da educação, se notabilizando, como uma significativa estratégia de geoconservação ao promover direta e indiretamente o conhecimento, a valorização e a proteção dos elementos abióticos do patrimônio natural. A Região Metropolitana do Cariri (RMC), instituída em junho de 2009, é composta por 9 municípios que apresentam diferentes índices de crescimento populacional e correlatos níveis de expansão urbana e ocupação de áreas outrora classificáveis como ambientalmente conservadas, fomentando um complexo quadro de problemáticas ambientais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir um conjunto de metodologias participativas, as quais, em parte, já vem sendo desenvolvidas, em outra parte, precisam ser fomentadas nas diversas formas de se fazer ensino de geociências no contexto territorial da RMC. Metodologicamente, em gabinete foram realizadas análises e levantamentos bibliográficos e cartográficos sobre as temáticas e a RMC; e em campo e laboratório, com o registro e análise da realização de metodologias participativas. |
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