METROPOLIZAÇÃO DO CONSUMO: AS TRANSFORMAÇÕES DO COMÉRCIO VAREJISTA EM MARACANAÚ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito Gomes, Rafael
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6945
Resumo: As metrópoles brasileiras nos últimos vinte anos passaram por intensas transformações a partir da inserção da classe trabalhadora no consumo para além da sua reprodução social. O objetivo dessa dissertação é entender tais dinâmicas atreladas à metropolização. Nosso recorte é a metrópole de fortaleza, mas a partir de uma específica parcela que materializa essa modificação do consumo. Tal parcela é maracanaú, município da região metropolitana de fortaleza (rmf), inserido como periferia urbana. Esse maracanaú analisado é produto da intensificação do consumo de massa no brasil, a partir da década de 1990, quando políticas econômicas nacionais atingem, substancialmente, junto das configurações neoliberais, as cidades brasileiras, sobretudo as periferias das metrópoles, onde empresas estrangeiras pautadas na competitividade dos superlucros influenciaram novas demandas comerciais. É nesse contexto que o município de maracanaú, integrado à metrópole e por concentrar essa população recém-integrada no consumo de massa, torna-se espaço almejado pelas empresas comerciais, até então restritas a capital. Como objetivos específicos, procuramos: compreender a metropolização de fortaleza a partir da inserção do comércio moderno em maracanaú; analisar as transformações das dinâmicas urbanas de maracanaú, a partir da racionalização do consumo; e entender o papel de maracanaú na rmf, a partir dos fluxos gerados pelo comércio e consumo modernizado. Entendemos a metropolização como ampliação do capital no espaço – em múltiplas dimensões – quando se torna cada vez mais congruente com as dinâmicas comuns da metrópole. Como base metodológica, procuramos compreender as escalas que constituem esse processo de metropolização pela via do consumo. Neste sentido, para entendê-lo como processo materializado – e para recorte teórico-empírico –, o consumo foi interpretado como processo de manutenção do capital que necessita “moldá-lo” racionalmente. Para análise empírica, destacamos como a modernização do comércio de maracanaú se apresenta face à reprodução do capital no espaço metropolitano. A instalação das filiais comerciais em um específico eixo localizado no aglomerado urbano de maracanaú (jereissati/centro) o transformou em uma centralidade de consumo para esse município e seus vizinhos (maranguape, pacatuba e bairros periféricos de fortaleza). Nesse sentido, maracanaú, como parcela da metrópole de fortaleza, se integra ainda mais à mesma como um de seus espaços de consumo: reproduz a metrópole multicêntrica.
id UECE-5_38d9c31f91f4b72db98239872d1454d6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6945
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling METROPOLIZAÇÃO DO CONSUMO: AS TRANSFORMAÇÕES DO COMÉRCIO VAREJISTA EM MARACANAÚMetropolizaçãoConsumoMaracanaúAs metrópoles brasileiras nos últimos vinte anos passaram por intensas transformações a partir da inserção da classe trabalhadora no consumo para além da sua reprodução social. O objetivo dessa dissertação é entender tais dinâmicas atreladas à metropolização. Nosso recorte é a metrópole de fortaleza, mas a partir de uma específica parcela que materializa essa modificação do consumo. Tal parcela é maracanaú, município da região metropolitana de fortaleza (rmf), inserido como periferia urbana. Esse maracanaú analisado é produto da intensificação do consumo de massa no brasil, a partir da década de 1990, quando políticas econômicas nacionais atingem, substancialmente, junto das configurações neoliberais, as cidades brasileiras, sobretudo as periferias das metrópoles, onde empresas estrangeiras pautadas na competitividade dos superlucros influenciaram novas demandas comerciais. É nesse contexto que o município de maracanaú, integrado à metrópole e por concentrar essa população recém-integrada no consumo de massa, torna-se espaço almejado pelas empresas comerciais, até então restritas a capital. Como objetivos específicos, procuramos: compreender a metropolização de fortaleza a partir da inserção do comércio moderno em maracanaú; analisar as transformações das dinâmicas urbanas de maracanaú, a partir da racionalização do consumo; e entender o papel de maracanaú na rmf, a partir dos fluxos gerados pelo comércio e consumo modernizado. Entendemos a metropolização como ampliação do capital no espaço – em múltiplas dimensões – quando se torna cada vez mais congruente com as dinâmicas comuns da metrópole. Como base metodológica, procuramos compreender as escalas que constituem esse processo de metropolização pela via do consumo. Neste sentido, para entendê-lo como processo materializado – e para recorte teórico-empírico –, o consumo foi interpretado como processo de manutenção do capital que necessita “moldá-lo” racionalmente. Para análise empírica, destacamos como a modernização do comércio de maracanaú se apresenta face à reprodução do capital no espaço metropolitano. A instalação das filiais comerciais em um específico eixo localizado no aglomerado urbano de maracanaú (jereissati/centro) o transformou em uma centralidade de consumo para esse município e seus vizinhos (maranguape, pacatuba e bairros periféricos de fortaleza). Nesse sentido, maracanaú, como parcela da metrópole de fortaleza, se integra ainda mais à mesma como um de seus espaços de consumo: reproduz a metrópole multicêntrica.EdUECE2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6945Revista GeoUECE; v. 4 n. 7 (2015); 220 - 2212317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECECopyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito Gomes, Rafael 2021-08-28T21:25:52Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6945RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2021-08-28T21:25:52GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv METROPOLIZAÇÃO DO CONSUMO: AS TRANSFORMAÇÕES DO COMÉRCIO VAREJISTA EM MARACANAÚ
title METROPOLIZAÇÃO DO CONSUMO: AS TRANSFORMAÇÕES DO COMÉRCIO VAREJISTA EM MARACANAÚ
spellingShingle METROPOLIZAÇÃO DO CONSUMO: AS TRANSFORMAÇÕES DO COMÉRCIO VAREJISTA EM MARACANAÚ
Brito Gomes, Rafael
Metropolização
Consumo
Maracanaú
title_short METROPOLIZAÇÃO DO CONSUMO: AS TRANSFORMAÇÕES DO COMÉRCIO VAREJISTA EM MARACANAÚ
title_full METROPOLIZAÇÃO DO CONSUMO: AS TRANSFORMAÇÕES DO COMÉRCIO VAREJISTA EM MARACANAÚ
title_fullStr METROPOLIZAÇÃO DO CONSUMO: AS TRANSFORMAÇÕES DO COMÉRCIO VAREJISTA EM MARACANAÚ
title_full_unstemmed METROPOLIZAÇÃO DO CONSUMO: AS TRANSFORMAÇÕES DO COMÉRCIO VAREJISTA EM MARACANAÚ
title_sort METROPOLIZAÇÃO DO CONSUMO: AS TRANSFORMAÇÕES DO COMÉRCIO VAREJISTA EM MARACANAÚ
author Brito Gomes, Rafael
author_facet Brito Gomes, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito Gomes, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Metropolização
Consumo
Maracanaú
topic Metropolização
Consumo
Maracanaú
description As metrópoles brasileiras nos últimos vinte anos passaram por intensas transformações a partir da inserção da classe trabalhadora no consumo para além da sua reprodução social. O objetivo dessa dissertação é entender tais dinâmicas atreladas à metropolização. Nosso recorte é a metrópole de fortaleza, mas a partir de uma específica parcela que materializa essa modificação do consumo. Tal parcela é maracanaú, município da região metropolitana de fortaleza (rmf), inserido como periferia urbana. Esse maracanaú analisado é produto da intensificação do consumo de massa no brasil, a partir da década de 1990, quando políticas econômicas nacionais atingem, substancialmente, junto das configurações neoliberais, as cidades brasileiras, sobretudo as periferias das metrópoles, onde empresas estrangeiras pautadas na competitividade dos superlucros influenciaram novas demandas comerciais. É nesse contexto que o município de maracanaú, integrado à metrópole e por concentrar essa população recém-integrada no consumo de massa, torna-se espaço almejado pelas empresas comerciais, até então restritas a capital. Como objetivos específicos, procuramos: compreender a metropolização de fortaleza a partir da inserção do comércio moderno em maracanaú; analisar as transformações das dinâmicas urbanas de maracanaú, a partir da racionalização do consumo; e entender o papel de maracanaú na rmf, a partir dos fluxos gerados pelo comércio e consumo modernizado. Entendemos a metropolização como ampliação do capital no espaço – em múltiplas dimensões – quando se torna cada vez mais congruente com as dinâmicas comuns da metrópole. Como base metodológica, procuramos compreender as escalas que constituem esse processo de metropolização pela via do consumo. Neste sentido, para entendê-lo como processo materializado – e para recorte teórico-empírico –, o consumo foi interpretado como processo de manutenção do capital que necessita “moldá-lo” racionalmente. Para análise empírica, destacamos como a modernização do comércio de maracanaú se apresenta face à reprodução do capital no espaço metropolitano. A instalação das filiais comerciais em um específico eixo localizado no aglomerado urbano de maracanaú (jereissati/centro) o transformou em uma centralidade de consumo para esse município e seus vizinhos (maranguape, pacatuba e bairros periféricos de fortaleza). Nesse sentido, maracanaú, como parcela da metrópole de fortaleza, se integra ainda mais à mesma como um de seus espaços de consumo: reproduz a metrópole multicêntrica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6945
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 4 n. 7 (2015); 220 - 221
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1754915318681042944