CÓDIGOS DE POSTURAS E OUTRAS LEIS DISCIPLINANDO A CIDADE E SUAS EDIFICAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lustosa Costa, Maria Clélia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6861
Resumo: A difusão de teorias médicas e hábitos europeus entre as elites locais tiveram efeitos significativos na ordenação das cidades brasileiras. Essas ideias orientaram às técnicas de organização do espaço urbano, as intervenções sobre natureza e a elaboração de regras para localização e construção das cidades. A normatização dos espaços e das edificações era regulamentada pelos Códigos de Posturas, fundamentados em Tratados de Higiene Pública. Este artigo aborda a mudança da mentalidade ocidental e o impacto no pensamento médicohigienista na organização do espaço urbano, especialmente em relação à legislação urbana. Demonstra, a partir da análise dos Códigos de Posturas de Fortaleza, a maneira como o discurso higienista do século XIX, disciplinou não apenas o espaço coletivo, os espaços de circulação, mas também o espaço privado, a forma das habitações. O pensamento médico influenciou a legislação urbana, mas em algumas vezes, foi simplesmente incorporado, sem adaptação a realidade dos países de cultura e clima diversos, provocando exageros e efeitos contrários à saúde pública. Para entender a influência destas ideias foram analisados os Tratados de Higiene Pública que indicavam normas, posteriormente incorporadas pelos Códigos de Posturas de Fortaleza. 
id UECE-5_4654ac153827804b4ebf1cdbcc4c0b11
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6861
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling CÓDIGOS DE POSTURAS E OUTRAS LEIS DISCIPLINANDO A CIDADE E SUAS EDIFICAÇÕESCódigos de PosturasTratados de Higiene Públicateorias médicascidadeespaço urbanoA difusão de teorias médicas e hábitos europeus entre as elites locais tiveram efeitos significativos na ordenação das cidades brasileiras. Essas ideias orientaram às técnicas de organização do espaço urbano, as intervenções sobre natureza e a elaboração de regras para localização e construção das cidades. A normatização dos espaços e das edificações era regulamentada pelos Códigos de Posturas, fundamentados em Tratados de Higiene Pública. Este artigo aborda a mudança da mentalidade ocidental e o impacto no pensamento médicohigienista na organização do espaço urbano, especialmente em relação à legislação urbana. Demonstra, a partir da análise dos Códigos de Posturas de Fortaleza, a maneira como o discurso higienista do século XIX, disciplinou não apenas o espaço coletivo, os espaços de circulação, mas também o espaço privado, a forma das habitações. O pensamento médico influenciou a legislação urbana, mas em algumas vezes, foi simplesmente incorporado, sem adaptação a realidade dos países de cultura e clima diversos, provocando exageros e efeitos contrários à saúde pública. Para entender a influência destas ideias foram analisados os Tratados de Higiene Pública que indicavam normas, posteriormente incorporadas pelos Códigos de Posturas de Fortaleza. EdUECE2021-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6861Revista GeoUECE; v. 6 n. 11 (2017); 06 - 362317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6861/5781Copyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessLustosa Costa, Maria Clélia 2021-08-26T17:53:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6861RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:22.904577GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv CÓDIGOS DE POSTURAS E OUTRAS LEIS DISCIPLINANDO A CIDADE E SUAS EDIFICAÇÕES
title CÓDIGOS DE POSTURAS E OUTRAS LEIS DISCIPLINANDO A CIDADE E SUAS EDIFICAÇÕES
spellingShingle CÓDIGOS DE POSTURAS E OUTRAS LEIS DISCIPLINANDO A CIDADE E SUAS EDIFICAÇÕES
Lustosa Costa, Maria Clélia
Códigos de Posturas
Tratados de Higiene Pública
teorias médicas
cidade
espaço urbano
title_short CÓDIGOS DE POSTURAS E OUTRAS LEIS DISCIPLINANDO A CIDADE E SUAS EDIFICAÇÕES
title_full CÓDIGOS DE POSTURAS E OUTRAS LEIS DISCIPLINANDO A CIDADE E SUAS EDIFICAÇÕES
title_fullStr CÓDIGOS DE POSTURAS E OUTRAS LEIS DISCIPLINANDO A CIDADE E SUAS EDIFICAÇÕES
title_full_unstemmed CÓDIGOS DE POSTURAS E OUTRAS LEIS DISCIPLINANDO A CIDADE E SUAS EDIFICAÇÕES
title_sort CÓDIGOS DE POSTURAS E OUTRAS LEIS DISCIPLINANDO A CIDADE E SUAS EDIFICAÇÕES
author Lustosa Costa, Maria Clélia
author_facet Lustosa Costa, Maria Clélia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lustosa Costa, Maria Clélia
dc.subject.por.fl_str_mv Códigos de Posturas
Tratados de Higiene Pública
teorias médicas
cidade
espaço urbano
topic Códigos de Posturas
Tratados de Higiene Pública
teorias médicas
cidade
espaço urbano
description A difusão de teorias médicas e hábitos europeus entre as elites locais tiveram efeitos significativos na ordenação das cidades brasileiras. Essas ideias orientaram às técnicas de organização do espaço urbano, as intervenções sobre natureza e a elaboração de regras para localização e construção das cidades. A normatização dos espaços e das edificações era regulamentada pelos Códigos de Posturas, fundamentados em Tratados de Higiene Pública. Este artigo aborda a mudança da mentalidade ocidental e o impacto no pensamento médicohigienista na organização do espaço urbano, especialmente em relação à legislação urbana. Demonstra, a partir da análise dos Códigos de Posturas de Fortaleza, a maneira como o discurso higienista do século XIX, disciplinou não apenas o espaço coletivo, os espaços de circulação, mas também o espaço privado, a forma das habitações. O pensamento médico influenciou a legislação urbana, mas em algumas vezes, foi simplesmente incorporado, sem adaptação a realidade dos países de cultura e clima diversos, provocando exageros e efeitos contrários à saúde pública. Para entender a influência destas ideias foram analisados os Tratados de Higiene Pública que indicavam normas, posteriormente incorporadas pelos Códigos de Posturas de Fortaleza. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6861
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6861/5781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 6 n. 11 (2017); 06 - 36
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047129525452800