PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Siqueira, Santiago Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6902
Resumo: A proposição deste artigo nasce das discussões realizadas durante a disciplina de doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) na disciplina Formação Econômica e Social Brasileira e Ensino de Geografia. Existe um esforço em indicar possíveis caminhos para se alcançar os objetivos propostos para com a geografia no ensino fundamental, entre eles, os PCNs/Geografia têm sua proposição mais forte como por exemplo, na indicação de eixos e temas orientadores das discussões geográficas. Nossa intenção é colaborar com as discussões acerca do papel do professor de geografia no ensino básico (em especial os anos finais do ensino fundamental) estabelecendo, para isso, relações sobre as formas dos saberes pertinentes à construção do conhecimento geográfico e como a prática do professor é (des)orientada pela prática da escola. Esperamos colaborar com as reflexões sobre como temas da geografia econômica no currículo de geografia podem contribuir para novas formas de leitura do espaço geográfico no ensino fundamental.
id UECE-5_748812b945761109324742180c286db1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6902
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTALEnsino de geografiaEnsino fundamentalPCN´sGeografia econômicaA proposição deste artigo nasce das discussões realizadas durante a disciplina de doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) na disciplina Formação Econômica e Social Brasileira e Ensino de Geografia. Existe um esforço em indicar possíveis caminhos para se alcançar os objetivos propostos para com a geografia no ensino fundamental, entre eles, os PCNs/Geografia têm sua proposição mais forte como por exemplo, na indicação de eixos e temas orientadores das discussões geográficas. Nossa intenção é colaborar com as discussões acerca do papel do professor de geografia no ensino básico (em especial os anos finais do ensino fundamental) estabelecendo, para isso, relações sobre as formas dos saberes pertinentes à construção do conhecimento geográfico e como a prática do professor é (des)orientada pela prática da escola. Esperamos colaborar com as reflexões sobre como temas da geografia econômica no currículo de geografia podem contribuir para novas formas de leitura do espaço geográfico no ensino fundamental.EdUECE2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6902Revista GeoUECE; v. 4 n. 6 (2015); 60 - 802317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6902/5823Copyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Siqueira, Santiago Alves 2021-08-28T10:27:42Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6902RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:24.848465GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
De Siqueira, Santiago Alves
Ensino de geografia
Ensino fundamental
PCN´s
Geografia econômica
title_short PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
author De Siqueira, Santiago Alves
author_facet De Siqueira, Santiago Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Siqueira, Santiago Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Ensino fundamental
PCN´s
Geografia econômica
topic Ensino de geografia
Ensino fundamental
PCN´s
Geografia econômica
description A proposição deste artigo nasce das discussões realizadas durante a disciplina de doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) na disciplina Formação Econômica e Social Brasileira e Ensino de Geografia. Existe um esforço em indicar possíveis caminhos para se alcançar os objetivos propostos para com a geografia no ensino fundamental, entre eles, os PCNs/Geografia têm sua proposição mais forte como por exemplo, na indicação de eixos e temas orientadores das discussões geográficas. Nossa intenção é colaborar com as discussões acerca do papel do professor de geografia no ensino básico (em especial os anos finais do ensino fundamental) estabelecendo, para isso, relações sobre as formas dos saberes pertinentes à construção do conhecimento geográfico e como a prática do professor é (des)orientada pela prática da escola. Esperamos colaborar com as reflexões sobre como temas da geografia econômica no currículo de geografia podem contribuir para novas formas de leitura do espaço geográfico no ensino fundamental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6902
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6902/5823
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 4 n. 6 (2015); 60 - 80
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047129569492992