PORTOS E AMBIENTES COSTEIROS: ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA/CE, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Lima Barra, Otávio Augusto de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6915
Resumo: Impactos ambientais podem ser definidos como as transformações na natureza resultantes das ações antrópicas. Esses, em sua forma negativa, causam danos aos sistemas naturais e uma consequente alteração na paisagem. Os sistemas costeiros inserem-se nessa problemática, estando constantemente sob os riscos de impactos adversos. Nesse contexto estão os portos marítimos que, devido à magnitude de suas atividades, podem causar implicações ambientais nos litorais onde se localizam. Exemplo dessa problemática é o Porto de Fortaleza/Ceará, que desde o início de sua construção tem gerado modificações na configuração do litoral da capital cearense. Esse mesmo porto tem passado por uma ampliação mediante a construção do Terminal Marítimo de Passageiros, um equipamento de uso múltiplo pertencente ao conjunto de obras dantes previstas para a Copa de 2014. Este empreendimento foi erguido na área interna do porto, a Praia Mansa, um ambiente dotado de elevado grau de vulnerabilidade ambiental do ponto de vista ecodinâmico. Como instrumento de Gestão Ambiental Portuária foi apresentado um Plano Básico Ambiental (PBA): um documento integrante do processo de licenciamento e elaborado para operacionalizar os mecanismos de controle ambiental contido no EIA do empreendimento. Diante disso, esta Dissertação tem como objetivo geral, avaliar os impactos ambientais negativos decorrentes da implantação do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza/CE em seu local de instalação: a Praia Mansa. Ademais, foi realizada uma análise crítica dos instrumentos de gestão ambiental citados para avaliar o quanto esses foram eficientes na preservação ambiental da área. Enquanto método adotado, o hipotético-dedutivo mostrou-se eficaz, tendo regido todas as etapas metodológicas do trabalho. A análise sistêmca da paisagem propiciou o diagnóstico de impactos ambientais já que estes representam profundas alterações no meio natural mediante a intervenção humana. Os procedimentos técnico-operacionais foram divididos em etapas de gabinete; campo e laboratório. A execução e compilação dos dados e informações obtidos nessas fases foram imprescindíveis para o cumprimento dos objetivos. Mudanças na circulação hidrodinâmica; déficit sedimentar; alterações morfológicas do terreno; recuo na linha de costa; efeitos de degradação marcados por supressão da vegetação e problemas ligados ao solo, foram impactos negativos diagnosticados na Praia Mansa oriundos da intervenção do Terminal de Passageiros. Os mecanismos de gestão ambiental portuária mostraram-se parcialmente eficazes até o momento.
id UECE-5_c5e4b31f2c2689d477d6f7b2e49914b0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6915
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling PORTOS E AMBIENTES COSTEIROS: ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA/CE, BRASILImpactos Ambientais PortuáriosGestão Ambiental PortuáriaPraia MansaTerminal Marítimo de PassageirosImpactos ambientais podem ser definidos como as transformações na natureza resultantes das ações antrópicas. Esses, em sua forma negativa, causam danos aos sistemas naturais e uma consequente alteração na paisagem. Os sistemas costeiros inserem-se nessa problemática, estando constantemente sob os riscos de impactos adversos. Nesse contexto estão os portos marítimos que, devido à magnitude de suas atividades, podem causar implicações ambientais nos litorais onde se localizam. Exemplo dessa problemática é o Porto de Fortaleza/Ceará, que desde o início de sua construção tem gerado modificações na configuração do litoral da capital cearense. Esse mesmo porto tem passado por uma ampliação mediante a construção do Terminal Marítimo de Passageiros, um equipamento de uso múltiplo pertencente ao conjunto de obras dantes previstas para a Copa de 2014. Este empreendimento foi erguido na área interna do porto, a Praia Mansa, um ambiente dotado de elevado grau de vulnerabilidade ambiental do ponto de vista ecodinâmico. Como instrumento de Gestão Ambiental Portuária foi apresentado um Plano Básico Ambiental (PBA): um documento integrante do processo de licenciamento e elaborado para operacionalizar os mecanismos de controle ambiental contido no EIA do empreendimento. Diante disso, esta Dissertação tem como objetivo geral, avaliar os impactos ambientais negativos decorrentes da implantação do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza/CE em seu local de instalação: a Praia Mansa. Ademais, foi realizada uma análise crítica dos instrumentos de gestão ambiental citados para avaliar o quanto esses foram eficientes na preservação ambiental da área. Enquanto método adotado, o hipotético-dedutivo mostrou-se eficaz, tendo regido todas as etapas metodológicas do trabalho. A análise sistêmca da paisagem propiciou o diagnóstico de impactos ambientais já que estes representam profundas alterações no meio natural mediante a intervenção humana. Os procedimentos técnico-operacionais foram divididos em etapas de gabinete; campo e laboratório. A execução e compilação dos dados e informações obtidos nessas fases foram imprescindíveis para o cumprimento dos objetivos. Mudanças na circulação hidrodinâmica; déficit sedimentar; alterações morfológicas do terreno; recuo na linha de costa; efeitos de degradação marcados por supressão da vegetação e problemas ligados ao solo, foram impactos negativos diagnosticados na Praia Mansa oriundos da intervenção do Terminal de Passageiros. Os mecanismos de gestão ambiental portuária mostraram-se parcialmente eficazes até o momento.EdUECE2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6915Revista GeoUECE; v. 4 n. 6 (2015); 236 - 2372317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECECopyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Lima Barra, Otávio Augusto de 2021-08-28T10:27:38Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6915RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2021-08-28T10:27:38GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv PORTOS E AMBIENTES COSTEIROS: ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA/CE, BRASIL
title PORTOS E AMBIENTES COSTEIROS: ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA/CE, BRASIL
spellingShingle PORTOS E AMBIENTES COSTEIROS: ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA/CE, BRASIL
Oliveira Lima Barra, Otávio Augusto de
Impactos Ambientais Portuários
Gestão Ambiental Portuária
Praia Mansa
Terminal Marítimo de Passageiros
title_short PORTOS E AMBIENTES COSTEIROS: ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA/CE, BRASIL
title_full PORTOS E AMBIENTES COSTEIROS: ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA/CE, BRASIL
title_fullStr PORTOS E AMBIENTES COSTEIROS: ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA/CE, BRASIL
title_full_unstemmed PORTOS E AMBIENTES COSTEIROS: ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA/CE, BRASIL
title_sort PORTOS E AMBIENTES COSTEIROS: ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA/CE, BRASIL
author Oliveira Lima Barra, Otávio Augusto de
author_facet Oliveira Lima Barra, Otávio Augusto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Lima Barra, Otávio Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv Impactos Ambientais Portuários
Gestão Ambiental Portuária
Praia Mansa
Terminal Marítimo de Passageiros
topic Impactos Ambientais Portuários
Gestão Ambiental Portuária
Praia Mansa
Terminal Marítimo de Passageiros
description Impactos ambientais podem ser definidos como as transformações na natureza resultantes das ações antrópicas. Esses, em sua forma negativa, causam danos aos sistemas naturais e uma consequente alteração na paisagem. Os sistemas costeiros inserem-se nessa problemática, estando constantemente sob os riscos de impactos adversos. Nesse contexto estão os portos marítimos que, devido à magnitude de suas atividades, podem causar implicações ambientais nos litorais onde se localizam. Exemplo dessa problemática é o Porto de Fortaleza/Ceará, que desde o início de sua construção tem gerado modificações na configuração do litoral da capital cearense. Esse mesmo porto tem passado por uma ampliação mediante a construção do Terminal Marítimo de Passageiros, um equipamento de uso múltiplo pertencente ao conjunto de obras dantes previstas para a Copa de 2014. Este empreendimento foi erguido na área interna do porto, a Praia Mansa, um ambiente dotado de elevado grau de vulnerabilidade ambiental do ponto de vista ecodinâmico. Como instrumento de Gestão Ambiental Portuária foi apresentado um Plano Básico Ambiental (PBA): um documento integrante do processo de licenciamento e elaborado para operacionalizar os mecanismos de controle ambiental contido no EIA do empreendimento. Diante disso, esta Dissertação tem como objetivo geral, avaliar os impactos ambientais negativos decorrentes da implantação do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza/CE em seu local de instalação: a Praia Mansa. Ademais, foi realizada uma análise crítica dos instrumentos de gestão ambiental citados para avaliar o quanto esses foram eficientes na preservação ambiental da área. Enquanto método adotado, o hipotético-dedutivo mostrou-se eficaz, tendo regido todas as etapas metodológicas do trabalho. A análise sistêmca da paisagem propiciou o diagnóstico de impactos ambientais já que estes representam profundas alterações no meio natural mediante a intervenção humana. Os procedimentos técnico-operacionais foram divididos em etapas de gabinete; campo e laboratório. A execução e compilação dos dados e informações obtidos nessas fases foram imprescindíveis para o cumprimento dos objetivos. Mudanças na circulação hidrodinâmica; déficit sedimentar; alterações morfológicas do terreno; recuo na linha de costa; efeitos de degradação marcados por supressão da vegetação e problemas ligados ao solo, foram impactos negativos diagnosticados na Praia Mansa oriundos da intervenção do Terminal de Passageiros. Os mecanismos de gestão ambiental portuária mostraram-se parcialmente eficazes até o momento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6915
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6915
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 4 n. 6 (2015); 236 - 237
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1754915318632808448