GLOBALIZAÇÃO E CIRCUITO ESPACIAL URBANO DA COSTURA: A INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO EM FORTALEZA-CEARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marlon Cavalcante
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, José Borzacchiello, Bezerra, Eciane Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3295
Resumo: Na presente pesquisa analisa-se as relações globais da indústria de confecção, tento como suporte a teoria dos circuitos da economia urbana, superior e inferior, como reflexão teórica para abordagem do tema. Dentro da reflexão dos circuitos da economia urbana, aprofunda-se a leitura da estrutura e a articulação espacial das firmas e das indústrias de confecção a nível global, buscando-se relacionar com a presença das mesmas no município de Fortaleza e sua importância para geografia econômica urbana.  Evidencia-se as novas formas, funções, estruturas e processos que o ramo da produção e de circulação de confecção passou a partir do regime de Acumulação Flexível em ação mais intensamente a começar nos 1970. Metodologicamente analisou-se referência bibliográfica que trata sobre o tema, como pesquisa em banco de dados em instituições públicas: Prefeitura de Fortaleza, SEFAZ-CE e privadas, FIEC entre outras. De porte de dados e informações, aliou-se o trabalho de campo para assim estruturar uma reflexão do tema hora proposto. A explanação divide-se em três partes, introdução, explanação do objeto estudado e considerações finais, na qual faz-se uma análise interescalar das firmas e das indústrias de confecção no espaço geográfico globalizado no município de Fortaleza, almejando as articulações que esse circuito produtivo estrutura no espaço, principalmente no urbano de países não desenvolvidos, notadamente países da Ásia como China e Bangladesh e da América Latina tal como Brasil, Peru entre outros que são responsável pela produção e circulação de material confeccionado.
id UECE-5_e351ffb4233fc13c8d9597720895c686
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/3295
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling GLOBALIZAÇÃO E CIRCUITO ESPACIAL URBANO DA COSTURA: A INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO EM FORTALEZA-CEARÁGlobalizaçãoCircuitos urbanosIndústriaConfecçãoNa presente pesquisa analisa-se as relações globais da indústria de confecção, tento como suporte a teoria dos circuitos da economia urbana, superior e inferior, como reflexão teórica para abordagem do tema. Dentro da reflexão dos circuitos da economia urbana, aprofunda-se a leitura da estrutura e a articulação espacial das firmas e das indústrias de confecção a nível global, buscando-se relacionar com a presença das mesmas no município de Fortaleza e sua importância para geografia econômica urbana.  Evidencia-se as novas formas, funções, estruturas e processos que o ramo da produção e de circulação de confecção passou a partir do regime de Acumulação Flexível em ação mais intensamente a começar nos 1970. Metodologicamente analisou-se referência bibliográfica que trata sobre o tema, como pesquisa em banco de dados em instituições públicas: Prefeitura de Fortaleza, SEFAZ-CE e privadas, FIEC entre outras. De porte de dados e informações, aliou-se o trabalho de campo para assim estruturar uma reflexão do tema hora proposto. A explanação divide-se em três partes, introdução, explanação do objeto estudado e considerações finais, na qual faz-se uma análise interescalar das firmas e das indústrias de confecção no espaço geográfico globalizado no município de Fortaleza, almejando as articulações que esse circuito produtivo estrutura no espaço, principalmente no urbano de países não desenvolvidos, notadamente países da Ásia como China e Bangladesh e da América Latina tal como Brasil, Peru entre outros que são responsável pela produção e circulação de material confeccionado.EdUECE2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/329510.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.97-109Revista GeoUECE; v. 9 n. 16 (2020); 97-1092317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3295/3631Copyright (c) 2020 Revista GeoUECEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marlon CavalcanteSilva, José BorzacchielloBezerra, Eciane Soares2023-04-12T20:57:19Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/3295RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-04-12T20:57:19GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv GLOBALIZAÇÃO E CIRCUITO ESPACIAL URBANO DA COSTURA: A INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO EM FORTALEZA-CEARÁ
title GLOBALIZAÇÃO E CIRCUITO ESPACIAL URBANO DA COSTURA: A INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO EM FORTALEZA-CEARÁ
spellingShingle GLOBALIZAÇÃO E CIRCUITO ESPACIAL URBANO DA COSTURA: A INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO EM FORTALEZA-CEARÁ
Santos, Marlon Cavalcante
Globalização
Circuitos urbanos
Indústria
Confecção
title_short GLOBALIZAÇÃO E CIRCUITO ESPACIAL URBANO DA COSTURA: A INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO EM FORTALEZA-CEARÁ
title_full GLOBALIZAÇÃO E CIRCUITO ESPACIAL URBANO DA COSTURA: A INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO EM FORTALEZA-CEARÁ
title_fullStr GLOBALIZAÇÃO E CIRCUITO ESPACIAL URBANO DA COSTURA: A INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO EM FORTALEZA-CEARÁ
title_full_unstemmed GLOBALIZAÇÃO E CIRCUITO ESPACIAL URBANO DA COSTURA: A INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO EM FORTALEZA-CEARÁ
title_sort GLOBALIZAÇÃO E CIRCUITO ESPACIAL URBANO DA COSTURA: A INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO EM FORTALEZA-CEARÁ
author Santos, Marlon Cavalcante
author_facet Santos, Marlon Cavalcante
Silva, José Borzacchiello
Bezerra, Eciane Soares
author_role author
author2 Silva, José Borzacchiello
Bezerra, Eciane Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marlon Cavalcante
Silva, José Borzacchiello
Bezerra, Eciane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Circuitos urbanos
Indústria
Confecção
topic Globalização
Circuitos urbanos
Indústria
Confecção
description Na presente pesquisa analisa-se as relações globais da indústria de confecção, tento como suporte a teoria dos circuitos da economia urbana, superior e inferior, como reflexão teórica para abordagem do tema. Dentro da reflexão dos circuitos da economia urbana, aprofunda-se a leitura da estrutura e a articulação espacial das firmas e das indústrias de confecção a nível global, buscando-se relacionar com a presença das mesmas no município de Fortaleza e sua importância para geografia econômica urbana.  Evidencia-se as novas formas, funções, estruturas e processos que o ramo da produção e de circulação de confecção passou a partir do regime de Acumulação Flexível em ação mais intensamente a começar nos 1970. Metodologicamente analisou-se referência bibliográfica que trata sobre o tema, como pesquisa em banco de dados em instituições públicas: Prefeitura de Fortaleza, SEFAZ-CE e privadas, FIEC entre outras. De porte de dados e informações, aliou-se o trabalho de campo para assim estruturar uma reflexão do tema hora proposto. A explanação divide-se em três partes, introdução, explanação do objeto estudado e considerações finais, na qual faz-se uma análise interescalar das firmas e das indústrias de confecção no espaço geográfico globalizado no município de Fortaleza, almejando as articulações que esse circuito produtivo estrutura no espaço, principalmente no urbano de países não desenvolvidos, notadamente países da Ásia como China e Bangladesh e da América Latina tal como Brasil, Peru entre outros que são responsável pela produção e circulação de material confeccionado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3295
10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.97-109
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3295
identifier_str_mv 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.97-109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3295/3631
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 9 n. 16 (2020); 97-109
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047128842829824