CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS ÚMIDAS NO SISTEMA ESTUARINO DO RIO PIRANHAS-AÇU (NE-BRASIL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Denise Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva Costa, Diógenes Félix da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6823
Resumo: As Áreas Úmidas são ecossistemas inundados periodicamente, áreas naturais ou artificiais, resultantes do transbordamento de rios ou lagos. De acordo com o potencial ecológico, econômico e os serviços que esses ambientes apresentam houve a necessidade de se fazer um estudo, pois são poucos os trabalhos relacionados à localização, distribuição e extensão desses ecossistemas no Brasil. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo realizar uma classificação das áreas úmidas localizadas na zona estuarina do Rio Piranhas-Açu (NE-Brasil). A metodologia empregada nesse trabalho foi dividida em três etapas: 1) levantamento bibliográfico e cartográfico prévio da área; 2) montagem da base cartográfica e processamento de imagens digital; e 3) classificação das áreas úmidas. Foram identificados seis ecossistemas: manguezal, apicum, estuário, lagoas, salinas solares e carcinicultura; ocupando uma área total de 299km2 da área de estudo. Pode-se constatar que na área de estudo o ecossistema com maior extensão são as salinas solares, com um total de 10.740ha e o ecossistema com menor área de ocupação foi a carcinicultura, com apenas 1.965ha. Logo, o trabalho tornase relevante, porque há necessidade de preservar e conservar essas áreas úmidas, assim espera-se, que essa pesquisa venha contribuir para o desenvolvimento de estudos mais aprofundados sobre a temática.
id UECE-5_fb21364f656a6b6996aac060fff097a3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6823
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS ÚMIDAS NO SISTEMA ESTUARINO DO RIO PIRANHAS-AÇU (NE-BRASIL)Áreas úmidasEcossistemas costeirosRio Piranhas-AçuAs Áreas Úmidas são ecossistemas inundados periodicamente, áreas naturais ou artificiais, resultantes do transbordamento de rios ou lagos. De acordo com o potencial ecológico, econômico e os serviços que esses ambientes apresentam houve a necessidade de se fazer um estudo, pois são poucos os trabalhos relacionados à localização, distribuição e extensão desses ecossistemas no Brasil. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo realizar uma classificação das áreas úmidas localizadas na zona estuarina do Rio Piranhas-Açu (NE-Brasil). A metodologia empregada nesse trabalho foi dividida em três etapas: 1) levantamento bibliográfico e cartográfico prévio da área; 2) montagem da base cartográfica e processamento de imagens digital; e 3) classificação das áreas úmidas. Foram identificados seis ecossistemas: manguezal, apicum, estuário, lagoas, salinas solares e carcinicultura; ocupando uma área total de 299km2 da área de estudo. Pode-se constatar que na área de estudo o ecossistema com maior extensão são as salinas solares, com um total de 10.740ha e o ecossistema com menor área de ocupação foi a carcinicultura, com apenas 1.965ha. Logo, o trabalho tornase relevante, porque há necessidade de preservar e conservar essas áreas úmidas, assim espera-se, que essa pesquisa venha contribuir para o desenvolvimento de estudos mais aprofundados sobre a temática.EdUECE2021-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6823Revista GeoUECE; v. 8 n. 14 (2019); 152 - 1642317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6823/5740Copyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaldanha, Denise Santos Silva Costa, Diógenes Félix da2021-08-25T12:30:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6823RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:21.878876GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS ÚMIDAS NO SISTEMA ESTUARINO DO RIO PIRANHAS-AÇU (NE-BRASIL)
title CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS ÚMIDAS NO SISTEMA ESTUARINO DO RIO PIRANHAS-AÇU (NE-BRASIL)
spellingShingle CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS ÚMIDAS NO SISTEMA ESTUARINO DO RIO PIRANHAS-AÇU (NE-BRASIL)
Saldanha, Denise Santos
Áreas úmidas
Ecossistemas costeiros
Rio Piranhas-Açu
title_short CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS ÚMIDAS NO SISTEMA ESTUARINO DO RIO PIRANHAS-AÇU (NE-BRASIL)
title_full CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS ÚMIDAS NO SISTEMA ESTUARINO DO RIO PIRANHAS-AÇU (NE-BRASIL)
title_fullStr CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS ÚMIDAS NO SISTEMA ESTUARINO DO RIO PIRANHAS-AÇU (NE-BRASIL)
title_full_unstemmed CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS ÚMIDAS NO SISTEMA ESTUARINO DO RIO PIRANHAS-AÇU (NE-BRASIL)
title_sort CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS ÚMIDAS NO SISTEMA ESTUARINO DO RIO PIRANHAS-AÇU (NE-BRASIL)
author Saldanha, Denise Santos
author_facet Saldanha, Denise Santos
Silva Costa, Diógenes Félix da
author_role author
author2 Silva Costa, Diógenes Félix da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Denise Santos
Silva Costa, Diógenes Félix da
dc.subject.por.fl_str_mv Áreas úmidas
Ecossistemas costeiros
Rio Piranhas-Açu
topic Áreas úmidas
Ecossistemas costeiros
Rio Piranhas-Açu
description As Áreas Úmidas são ecossistemas inundados periodicamente, áreas naturais ou artificiais, resultantes do transbordamento de rios ou lagos. De acordo com o potencial ecológico, econômico e os serviços que esses ambientes apresentam houve a necessidade de se fazer um estudo, pois são poucos os trabalhos relacionados à localização, distribuição e extensão desses ecossistemas no Brasil. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo realizar uma classificação das áreas úmidas localizadas na zona estuarina do Rio Piranhas-Açu (NE-Brasil). A metodologia empregada nesse trabalho foi dividida em três etapas: 1) levantamento bibliográfico e cartográfico prévio da área; 2) montagem da base cartográfica e processamento de imagens digital; e 3) classificação das áreas úmidas. Foram identificados seis ecossistemas: manguezal, apicum, estuário, lagoas, salinas solares e carcinicultura; ocupando uma área total de 299km2 da área de estudo. Pode-se constatar que na área de estudo o ecossistema com maior extensão são as salinas solares, com um total de 10.740ha e o ecossistema com menor área de ocupação foi a carcinicultura, com apenas 1.965ha. Logo, o trabalho tornase relevante, porque há necessidade de preservar e conservar essas áreas úmidas, assim espera-se, que essa pesquisa venha contribuir para o desenvolvimento de estudos mais aprofundados sobre a temática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6823
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6823/5740
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 8 n. 14 (2019); 152 - 164
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047129502384128