Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577 |
Resumo: | Considering that the constitution of knowledge necessary for teacher education is directly related to the context of teacher education, this work that is now presented constitutes a current panorama of the context of initial teacher education in the scope of courses related to science teaching. Thus, the objective was to identify the different contexts of the initial teacher training courses in this teaching area, starting from the following question: which formative contexts constitute the initial training of teachers in science teaching courses? Regarding the methodology, we are facing a study with a qualitative approach of the narrative review type of the literature. The results observed are specifically related to the curriculum, supervised internships, initial training programs for teaching and context of insertion of the future professional. |
id |
UECE-6_6ad0c4019be45f64a2d04e086e6dd7e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/10577 |
network_acronym_str |
UECE-6 |
network_name_str |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022EnsinoFormação de professoresEnsino de ciênciasContexto formativoTeaching.Teacher educationScience TeachingFormative contextConsidering that the constitution of knowledge necessary for teacher education is directly related to the context of teacher education, this work that is now presented constitutes a current panorama of the context of initial teacher education in the scope of courses related to science teaching. Thus, the objective was to identify the different contexts of the initial teacher training courses in this teaching area, starting from the following question: which formative contexts constitute the initial training of teachers in science teaching courses? Regarding the methodology, we are facing a study with a qualitative approach of the narrative review type of the literature. The results observed are specifically related to the curriculum, supervised internships, initial training programs for teaching and context of insertion of the future professional.Considerando que a constituição de saberes necessários à formação docente relaciona-se diretamente ao contexto de formação dos professores, este trabalho constitui-se como um panorama atual do contexto de formação inicial de professores no âmbito dos cursos relacionados ao ensino de ciências. Assim, objetivou-se identificar os diferentes contextos dos cursos de formação docente inicial da referida área de ensino, partindo do seguinte questionamento: quais contextos formativos constituem a formação inicial de professores nos cursos de ensino de ciências? Em relação a metodologia, estamos diante de um estudo com abordagem qualitativa do tipo revisão narrativa da literatura. Os resultados observados estão relacionados especificamente com o currículo, estágios supervisionados, programas de formação inicial à docência e contexto de inserção do futuro profissional, as práticas pedagógicas dos docentes-formadores que potencializam a interdisciplinaridade e os conhecimentos epistemológicos que influenciam de modo indireto. EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará2023-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/1057710.47149/pemo.v5.e10577Educational Practices, Memories and Oralities; Vol. 5 (2023): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e10577Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; Vol. 5 (2023): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e10577Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo; v. 5 (2023): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e105772675-519Xreponame:Práticas Educativas, Memórias e Oralidadesinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporenghttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577/9794https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577/10296https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577/10191Copyright (c) 2023 Grasiany Sousa de Almeida, Paula Trajano de Araújo Alves, Natália Parente de Lima Valente, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá (Autor)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Grasiany Sousa deAlves, Paula Trajano de AraújoValente, Natália Parente de LimaSilva, Solonildo Almeida daSilveira Jucá, Sandro César2023-11-23T19:18:48Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/10577Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revpemoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/oairev.pemo@uece.br2675-519X2675-519Xopendoar:2023-11-23T19:18:48Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022 |
title |
Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022 |
spellingShingle |
Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022 Almeida, Grasiany Sousa de Ensino Formação de professores Ensino de ciências Contexto formativo Teaching. Teacher education Science Teaching Formative context |
title_short |
Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022 |
title_full |
Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022 |
title_fullStr |
Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022 |
title_full_unstemmed |
Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022 |
title_sort |
Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022 |
author |
Almeida, Grasiany Sousa de |
author_facet |
Almeida, Grasiany Sousa de Alves, Paula Trajano de Araújo Valente, Natália Parente de Lima Silva, Solonildo Almeida da Silveira Jucá, Sandro César |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Paula Trajano de Araújo Valente, Natália Parente de Lima Silva, Solonildo Almeida da Silveira Jucá, Sandro César |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Grasiany Sousa de Alves, Paula Trajano de Araújo Valente, Natália Parente de Lima Silva, Solonildo Almeida da Silveira Jucá, Sandro César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Formação de professores Ensino de ciências Contexto formativo Teaching. Teacher education Science Teaching Formative context |
topic |
Ensino Formação de professores Ensino de ciências Contexto formativo Teaching. Teacher education Science Teaching Formative context |
description |
Considering that the constitution of knowledge necessary for teacher education is directly related to the context of teacher education, this work that is now presented constitutes a current panorama of the context of initial teacher education in the scope of courses related to science teaching. Thus, the objective was to identify the different contexts of the initial teacher training courses in this teaching area, starting from the following question: which formative contexts constitute the initial training of teachers in science teaching courses? Regarding the methodology, we are facing a study with a qualitative approach of the narrative review type of the literature. The results observed are specifically related to the curriculum, supervised internships, initial training programs for teaching and context of insertion of the future professional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577 10.47149/pemo.v5.e10577 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577 |
identifier_str_mv |
10.47149/pemo.v5.e10577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577/9794 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577/10296 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577/10191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educational Practices, Memories and Oralities; Vol. 5 (2023): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e10577 Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; Vol. 5 (2023): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e10577 Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo; v. 5 (2023): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e10577 2675-519X reponame:Práticas Educativas, Memórias e Oralidades instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
collection |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
repository.name.fl_str_mv |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rev.pemo@uece.br |
_version_ |
1801213154102870016 |