Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Alexandre Ferraz da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Bilhão, Isabel Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246
Resumo: The article analyzes pedagogical practices aimed at promoting citizenship developed in an elementary school institution of the State Education Network of Rio Grande do Sul, located in the city of Montenegro, RS. The specific objective is to understand the impact of a teacher's performance, between 1968 and 1997, on the educational conceptions of that institution that contributed to these practices. Therefore, as an investigative procedure, it is based on semi-structured interviews were used, methodologically guided by Oral History. As a result, the present study contributes to the deepening of the discussion about school culture, thought based on collective transformations in interface with individual identity processes and also to the knowledge of democratic and inclusive pedagogical proposals that can be considered innovative in the context in which they occurred.
id UECE-6_afddf8bf8b193d573c48c82566ef889d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/11246
network_acronym_str UECE-6
network_name_str Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
repository_id_str
spelling Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professoraCidadaniaInstituição EscolarPráticas PedagógicasProcessos IdentitáriosSchool InstitutionPedagogical PracticesIdentity ProcessesCitizenshipCultura EscolarInstitución EscolarPrácticas PedagógicasProcesos IdentitariosThe article analyzes pedagogical practices aimed at promoting citizenship developed in an elementary school institution of the State Education Network of Rio Grande do Sul, located in the city of Montenegro, RS. The specific objective is to understand the impact of a teacher's performance, between 1968 and 1997, on the educational conceptions of that institution that contributed to these practices. Therefore, as an investigative procedure, it is based on semi-structured interviews were used, methodologically guided by Oral History. As a result, the present study contributes to the deepening of the discussion about school culture, thought based on collective transformations in interface with individual identity processes and also to the knowledge of democratic and inclusive pedagogical proposals that can be considered innovative in the context in which they occurred.O artigo analisa práticas pedagógicas voltadas à promoção da cidadania desenvolvidas em uma instituição escolar de ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, situada na cidade de Montenegro, RS. O objetivo específico é compreender o impacto da atuação de uma professora, entre os anos de 1968 e 1997, nas concepções educacionais dessa instituição que contribuíram para que estas práticas ocorressem. Para tanto, como procedimento investigativo, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, orientadas metodologicamente pela História Oral. Como resultados, o presente estudo contribui para o aprofundamento da discussão sobre cultura escolar, pensada com base nas transformações coletivas em interface com os processos identitários individuais, e também para o conhecimento de propostas pedagógicas democráticas e inclusivas que podem ser consideradas inovadoras no contexto em que ocorreram.  EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará2024-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/1124610.47149/pemo.v6.e11246Educational Practices, Memories and Oralities; Vol. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e11246Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; Vol. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e11246Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo; v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e112462675-519Xreponame:Práticas Educativas, Memórias e Oralidadesinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporenghttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246/11019https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246/11020Copyright (c) 2024 Alexandre Ferraz da Conceição, Isabel Aparecida Bilhão (Autor)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Alexandre Ferraz daBilhão, Isabel Aparecida2024-04-19T12:19:19Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/11246Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revpemoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/oairev.pemo@uece.br2675-519X2675-519Xopendoar:2024-04-19T12:19:19Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora
title Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora
spellingShingle Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora
Conceição, Alexandre Ferraz da
Cidadania
Instituição Escolar
Práticas Pedagógicas
Processos Identitários
School Institution
Pedagogical Practices
Identity Processes
Citizenship
Cultura Escolar
Institución Escolar
Prácticas Pedagógicas
Procesos Identitarios
title_short Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora
title_full Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora
title_fullStr Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora
title_full_unstemmed Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora
title_sort Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora
author Conceição, Alexandre Ferraz da
author_facet Conceição, Alexandre Ferraz da
Bilhão, Isabel Aparecida
author_role author
author2 Bilhão, Isabel Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Alexandre Ferraz da
Bilhão, Isabel Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Instituição Escolar
Práticas Pedagógicas
Processos Identitários
School Institution
Pedagogical Practices
Identity Processes
Citizenship
Cultura Escolar
Institución Escolar
Prácticas Pedagógicas
Procesos Identitarios
topic Cidadania
Instituição Escolar
Práticas Pedagógicas
Processos Identitários
School Institution
Pedagogical Practices
Identity Processes
Citizenship
Cultura Escolar
Institución Escolar
Prácticas Pedagógicas
Procesos Identitarios
description The article analyzes pedagogical practices aimed at promoting citizenship developed in an elementary school institution of the State Education Network of Rio Grande do Sul, located in the city of Montenegro, RS. The specific objective is to understand the impact of a teacher's performance, between 1968 and 1997, on the educational conceptions of that institution that contributed to these practices. Therefore, as an investigative procedure, it is based on semi-structured interviews were used, methodologically guided by Oral History. As a result, the present study contributes to the deepening of the discussion about school culture, thought based on collective transformations in interface with individual identity processes and also to the knowledge of democratic and inclusive pedagogical proposals that can be considered innovative in the context in which they occurred.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246
10.47149/pemo.v6.e11246
url https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246
identifier_str_mv 10.47149/pemo.v6.e11246
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246/11019
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246/11020
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Alexandre Ferraz da Conceição, Isabel Aparecida Bilhão (Autor)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Alexandre Ferraz da Conceição, Isabel Aparecida Bilhão (Autor)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Educational Practices, Memories and Oralities; Vol. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e11246
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; Vol. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e11246
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo; v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e11246
2675-519X
reponame:Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
collection Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
repository.name.fl_str_mv Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv rev.pemo@uece.br
_version_ 1801213154441560064