Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246 |
Resumo: | The article analyzes pedagogical practices aimed at promoting citizenship developed in an elementary school institution of the State Education Network of Rio Grande do Sul, located in the city of Montenegro, RS. The specific objective is to understand the impact of a teacher's performance, between 1968 and 1997, on the educational conceptions of that institution that contributed to these practices. Therefore, as an investigative procedure, it is based on semi-structured interviews were used, methodologically guided by Oral History. As a result, the present study contributes to the deepening of the discussion about school culture, thought based on collective transformations in interface with individual identity processes and also to the knowledge of democratic and inclusive pedagogical proposals that can be considered innovative in the context in which they occurred. |
id |
UECE-6_afddf8bf8b193d573c48c82566ef889d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/11246 |
network_acronym_str |
UECE-6 |
network_name_str |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professoraCidadaniaInstituição EscolarPráticas PedagógicasProcessos IdentitáriosSchool InstitutionPedagogical PracticesIdentity ProcessesCitizenshipCultura EscolarInstitución EscolarPrácticas PedagógicasProcesos IdentitariosThe article analyzes pedagogical practices aimed at promoting citizenship developed in an elementary school institution of the State Education Network of Rio Grande do Sul, located in the city of Montenegro, RS. The specific objective is to understand the impact of a teacher's performance, between 1968 and 1997, on the educational conceptions of that institution that contributed to these practices. Therefore, as an investigative procedure, it is based on semi-structured interviews were used, methodologically guided by Oral History. As a result, the present study contributes to the deepening of the discussion about school culture, thought based on collective transformations in interface with individual identity processes and also to the knowledge of democratic and inclusive pedagogical proposals that can be considered innovative in the context in which they occurred.O artigo analisa práticas pedagógicas voltadas à promoção da cidadania desenvolvidas em uma instituição escolar de ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, situada na cidade de Montenegro, RS. O objetivo específico é compreender o impacto da atuação de uma professora, entre os anos de 1968 e 1997, nas concepções educacionais dessa instituição que contribuíram para que estas práticas ocorressem. Para tanto, como procedimento investigativo, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, orientadas metodologicamente pela História Oral. Como resultados, o presente estudo contribui para o aprofundamento da discussão sobre cultura escolar, pensada com base nas transformações coletivas em interface com os processos identitários individuais, e também para o conhecimento de propostas pedagógicas democráticas e inclusivas que podem ser consideradas inovadoras no contexto em que ocorreram. EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará2024-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/1124610.47149/pemo.v6.e11246Educational Practices, Memories and Oralities; Vol. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e11246Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; Vol. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e11246Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo; v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e112462675-519Xreponame:Práticas Educativas, Memórias e Oralidadesinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporenghttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246/11019https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246/11020Copyright (c) 2024 Alexandre Ferraz da Conceição, Isabel Aparecida Bilhão (Autor)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Alexandre Ferraz daBilhão, Isabel Aparecida2024-04-19T12:19:19Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/11246Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revpemoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/oairev.pemo@uece.br2675-519X2675-519Xopendoar:2024-04-19T12:19:19Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora |
title |
Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora |
spellingShingle |
Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora Conceição, Alexandre Ferraz da Cidadania Instituição Escolar Práticas Pedagógicas Processos Identitários School Institution Pedagogical Practices Identity Processes Citizenship Cultura Escolar Institución Escolar Prácticas Pedagógicas Procesos Identitarios |
title_short |
Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora |
title_full |
Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora |
title_fullStr |
Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora |
title_full_unstemmed |
Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora |
title_sort |
Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora |
author |
Conceição, Alexandre Ferraz da |
author_facet |
Conceição, Alexandre Ferraz da Bilhão, Isabel Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Bilhão, Isabel Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Alexandre Ferraz da Bilhão, Isabel Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Instituição Escolar Práticas Pedagógicas Processos Identitários School Institution Pedagogical Practices Identity Processes Citizenship Cultura Escolar Institución Escolar Prácticas Pedagógicas Procesos Identitarios |
topic |
Cidadania Instituição Escolar Práticas Pedagógicas Processos Identitários School Institution Pedagogical Practices Identity Processes Citizenship Cultura Escolar Institución Escolar Prácticas Pedagógicas Procesos Identitarios |
description |
The article analyzes pedagogical practices aimed at promoting citizenship developed in an elementary school institution of the State Education Network of Rio Grande do Sul, located in the city of Montenegro, RS. The specific objective is to understand the impact of a teacher's performance, between 1968 and 1997, on the educational conceptions of that institution that contributed to these practices. Therefore, as an investigative procedure, it is based on semi-structured interviews were used, methodologically guided by Oral History. As a result, the present study contributes to the deepening of the discussion about school culture, thought based on collective transformations in interface with individual identity processes and also to the knowledge of democratic and inclusive pedagogical proposals that can be considered innovative in the context in which they occurred. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246 10.47149/pemo.v6.e11246 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246 |
identifier_str_mv |
10.47149/pemo.v6.e11246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246/11019 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246/11020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Alexandre Ferraz da Conceição, Isabel Aparecida Bilhão (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Alexandre Ferraz da Conceição, Isabel Aparecida Bilhão (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educational Practices, Memories and Oralities; Vol. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e11246 Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; Vol. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e11246 Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo; v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e11246 2675-519X reponame:Práticas Educativas, Memórias e Oralidades instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
collection |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
repository.name.fl_str_mv |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rev.pemo@uece.br |
_version_ |
1801213154441560064 |