A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12549 |
Resumo: | This work aims to investigate how teachers in initial training have used teaching resources, scientific practices and faced challenges from the perspective of the Nature of Biology within the scope of the Supervised Internship. To achieve this goal, we applied the Systematic Literature Review in the Annals of the National Meeting of Research in Science Education and the National Meeting of Biology Teaching. The results obtained indicate that the works analyzed have treated the Supervised Internship in Biology Teaching in a general way, without considering the Nature of Biology while conducting activities. This aspect contributes to the conception of memoristic, decontextualized and content-based teaching. |
id |
UECE-6_fbf46ab6e6e2863b978d91f42bef6d99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/12549 |
network_acronym_str |
UECE-6 |
network_name_str |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
repository_id_str |
|
spelling |
A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literaturaNatureza da BiologiaEnsino de BiologiaEstágio SupervisionadoFormação Inicial de Professores de BiologiaThis work aims to investigate how teachers in initial training have used teaching resources, scientific practices and faced challenges from the perspective of the Nature of Biology within the scope of the Supervised Internship. To achieve this goal, we applied the Systematic Literature Review in the Annals of the National Meeting of Research in Science Education and the National Meeting of Biology Teaching. The results obtained indicate that the works analyzed have treated the Supervised Internship in Biology Teaching in a general way, without considering the Nature of Biology while conducting activities. This aspect contributes to the conception of memoristic, decontextualized and content-based teaching.Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira os professores em formação inicial têm utilizado os recursos didáticos, as práticas científicas e enfrentado os desafios na perspectiva da Natureza da Biologia no âmbito do Estágio Supervisionado. Para alcançar tal intento, aplicamos a Revisão Sistemática de Literatura nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e do Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Os resultados obtidos apontam que os trabalhos analisados têm tratado o Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia de forma geral, sem considerar a Natureza da Biologia durante as atividades de regência. Esse aspecto contribui com a concepção de ensino memorístico, descontextualizado e conteudista.EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará2024-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/1254910.47149/pemo.v6.e12549Educational Practices, Memories and Oralities; Vol. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e12549Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; Vol. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e12549Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo; v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e125492675-519Xreponame:Práticas Educativas, Memórias e Oralidadesinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporenghttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12549/10980https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12549/10981Copyright (c) 2024 Luana Cristina Cavalcante Torres, Maria Danielle Araújo Mota, Paulo Meireles Barguil (Autor)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Luana Cristina CavalcanteMota, Maria Danielle AraújoBarguil, Paulo Meireles2024-04-16T14:15:37Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/12549Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revpemoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/oairev.pemo@uece.br2675-519X2675-519Xopendoar:2024-04-16T14:15:37Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura |
title |
A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura |
spellingShingle |
A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura Torres, Luana Cristina Cavalcante Natureza da Biologia Ensino de Biologia Estágio Supervisionado Formação Inicial de Professores de Biologia |
title_short |
A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura |
title_full |
A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura |
title_fullStr |
A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura |
title_full_unstemmed |
A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura |
title_sort |
A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura |
author |
Torres, Luana Cristina Cavalcante |
author_facet |
Torres, Luana Cristina Cavalcante Mota, Maria Danielle Araújo Barguil, Paulo Meireles |
author_role |
author |
author2 |
Mota, Maria Danielle Araújo Barguil, Paulo Meireles |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Luana Cristina Cavalcante Mota, Maria Danielle Araújo Barguil, Paulo Meireles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza da Biologia Ensino de Biologia Estágio Supervisionado Formação Inicial de Professores de Biologia |
topic |
Natureza da Biologia Ensino de Biologia Estágio Supervisionado Formação Inicial de Professores de Biologia |
description |
This work aims to investigate how teachers in initial training have used teaching resources, scientific practices and faced challenges from the perspective of the Nature of Biology within the scope of the Supervised Internship. To achieve this goal, we applied the Systematic Literature Review in the Annals of the National Meeting of Research in Science Education and the National Meeting of Biology Teaching. The results obtained indicate that the works analyzed have treated the Supervised Internship in Biology Teaching in a general way, without considering the Nature of Biology while conducting activities. This aspect contributes to the conception of memoristic, decontextualized and content-based teaching. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12549 10.47149/pemo.v6.e12549 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12549 |
identifier_str_mv |
10.47149/pemo.v6.e12549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12549/10980 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12549/10981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educational Practices, Memories and Oralities; Vol. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e12549 Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; Vol. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e12549 Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo; v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e12549 2675-519X reponame:Práticas Educativas, Memórias e Oralidades instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
collection |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
repository.name.fl_str_mv |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rev.pemo@uece.br |
_version_ |
1801213154564243456 |