O papel do estágio supervisionado na formação inicial de professores: investigando perspectivas de alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0983-1.pdf
http://hdl.handle.net/11449/135388
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar concepções sobre o papel do estágio supervisionado de um grupo de alunos de um curso de Ciências Biológicas. Participaram 48 alunos de um curso de licenciatura que responderam a um questionário com questões abertas. Foram identificados 4 agrupamentos das ideias dos alunos sobre o papel do estágio supervisionado: "Treinamento profissional" que reuniu 15 alunos participantes, "Aprendizado com a prática" e "Interação com a realidade escolar", que reuniram, cada um, 12 alunos participantes e "Desenvolvimento de habilidades pessoais", que reuniu 6 alunos. Observamos que houve um predomínio de uma concepção técnico-instrumental do estágio supervisionado.
id UNSP_553737816ec0dd67cca1bc49af7c4bc5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135388
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O papel do estágio supervisionado na formação inicial de professores: investigando perspectivas de alunos de um curso de licenciatura em Ciências BiológicasEstágio supervisionadoLicenciatura em Ciências BiológicasFormação inicialO presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar concepções sobre o papel do estágio supervisionado de um grupo de alunos de um curso de Ciências Biológicas. Participaram 48 alunos de um curso de licenciatura que responderam a um questionário com questões abertas. Foram identificados 4 agrupamentos das ideias dos alunos sobre o papel do estágio supervisionado: "Treinamento profissional" que reuniu 15 alunos participantes, "Aprendizado com a prática" e "Interação com a realidade escolar", que reuniram, cada um, 12 alunos participantes e "Desenvolvimento de habilidades pessoais", que reuniu 6 alunos. Observamos que houve um predomínio de uma concepção técnico-instrumental do estágio supervisionado.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]2016-03-02T13:02:31Z2016-03-02T13:02:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article6566-6575application/pdfhttp://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0983-1.pdfRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 6566-6575, 2014.1982-1867http://hdl.handle.net/11449/135388ISSN1982-1867-2014-07-6566-6575.pdf23749743139537720000-0002-0192-3988Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T06:03:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135388Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:04:08.592933Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do estágio supervisionado na formação inicial de professores: investigando perspectivas de alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title O papel do estágio supervisionado na formação inicial de professores: investigando perspectivas de alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
spellingShingle O papel do estágio supervisionado na formação inicial de professores: investigando perspectivas de alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
Estágio supervisionado
Licenciatura em Ciências Biológicas
Formação inicial
title_short O papel do estágio supervisionado na formação inicial de professores: investigando perspectivas de alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_full O papel do estágio supervisionado na formação inicial de professores: investigando perspectivas de alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_fullStr O papel do estágio supervisionado na formação inicial de professores: investigando perspectivas de alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_full_unstemmed O papel do estágio supervisionado na formação inicial de professores: investigando perspectivas de alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_sort O papel do estágio supervisionado na formação inicial de professores: investigando perspectivas de alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
author Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
author_facet Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Licenciatura em Ciências Biológicas
Formação inicial
topic Estágio supervisionado
Licenciatura em Ciências Biológicas
Formação inicial
description O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar concepções sobre o papel do estágio supervisionado de um grupo de alunos de um curso de Ciências Biológicas. Participaram 48 alunos de um curso de licenciatura que responderam a um questionário com questões abertas. Foram identificados 4 agrupamentos das ideias dos alunos sobre o papel do estágio supervisionado: "Treinamento profissional" que reuniu 15 alunos participantes, "Aprendizado com a prática" e "Interação com a realidade escolar", que reuniram, cada um, 12 alunos participantes e "Desenvolvimento de habilidades pessoais", que reuniu 6 alunos. Observamos que houve um predomínio de uma concepção técnico-instrumental do estágio supervisionado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-02T13:02:31Z
2016-03-02T13:02:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0983-1.pdf
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 6566-6575, 2014.
1982-1867
http://hdl.handle.net/11449/135388
ISSN1982-1867-2014-07-6566-6575.pdf
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0983-1.pdf
http://hdl.handle.net/11449/135388
identifier_str_mv Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 6566-6575, 2014.
1982-1867
ISSN1982-1867-2014-07-6566-6575.pdf
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6566-6575
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128311092576256