Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352 |
Resumo: | Com o avanço da tecnologia, cada vez mais é necessário que os professores se atualizem e busquem novas ferramentas didáticas para dinamizar suas aulas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo elencar as modalidades e ferramentas didáticas de ensino usadas pelos professores de uma escola estadual na cidade de Maranguape-CE em suas aulas remotas na pandemia do COVID-19. A metodologia usada foi estudo de caso, com uma abordagem exploratória e descritiva. Constatou-se que as ferramentas utilizadas pelos docentes foram variadas, mesclando entre as estratégias didáticas que já conheciam e faziam uso dentro de sala de aula como: jogos on-line, slides, filmes, com as que não conheciam e ou que não faziam uso como: Meet, vídeos-aulas, WhatsApp, Google classroom e várias outras. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas são fortes formas de inovar os métodos de ensino para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. |
id |
UECE-9_11e582fd49e7b3dde1eb12f92e5ed253 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5352 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19AULAS REMOTASENSINO-APRENDIZAGEMSARS-COV-Com o avanço da tecnologia, cada vez mais é necessário que os professores se atualizem e busquem novas ferramentas didáticas para dinamizar suas aulas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo elencar as modalidades e ferramentas didáticas de ensino usadas pelos professores de uma escola estadual na cidade de Maranguape-CE em suas aulas remotas na pandemia do COVID-19. A metodologia usada foi estudo de caso, com uma abordagem exploratória e descritiva. Constatou-se que as ferramentas utilizadas pelos docentes foram variadas, mesclando entre as estratégias didáticas que já conheciam e faziam uso dentro de sala de aula como: jogos on-line, slides, filmes, com as que não conheciam e ou que não faziam uso como: Meet, vídeos-aulas, WhatsApp, Google classroom e várias outras. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas são fortes formas de inovar os métodos de ensino para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem.EdUECE2021-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTEXTOapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352/4235Copyright (c) 2021 ROSIMEIRE MENDES RUSSO, VANESSAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMENDES RUSSO, ROSIMEIREALVES PEREIRA, VANESSA 2023-05-04T13:32:33Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5352Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:33Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19 |
title |
Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19 |
spellingShingle |
Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19 MENDES RUSSO, ROSIMEIRE AULAS REMOTAS ENSINO-APRENDIZAGEM SARS-COV- |
title_short |
Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19 |
title_full |
Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19 |
title_fullStr |
Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19 |
title_sort |
Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19 |
author |
MENDES RUSSO, ROSIMEIRE |
author_facet |
MENDES RUSSO, ROSIMEIRE ALVES PEREIRA, VANESSA |
author_role |
author |
author2 |
ALVES PEREIRA, VANESSA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES RUSSO, ROSIMEIRE ALVES PEREIRA, VANESSA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AULAS REMOTAS ENSINO-APRENDIZAGEM SARS-COV- |
topic |
AULAS REMOTAS ENSINO-APRENDIZAGEM SARS-COV- |
description |
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais é necessário que os professores se atualizem e busquem novas ferramentas didáticas para dinamizar suas aulas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo elencar as modalidades e ferramentas didáticas de ensino usadas pelos professores de uma escola estadual na cidade de Maranguape-CE em suas aulas remotas na pandemia do COVID-19. A metodologia usada foi estudo de caso, com uma abordagem exploratória e descritiva. Constatou-se que as ferramentas utilizadas pelos docentes foram variadas, mesclando entre as estratégias didáticas que já conheciam e faziam uso dentro de sala de aula como: jogos on-line, slides, filmes, com as que não conheciam e ou que não faziam uso como: Meet, vídeos-aulas, WhatsApp, Google classroom e várias outras. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas são fortes formas de inovar os métodos de ensino para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion TEXTO |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352/4235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 ROSIMEIRE MENDES RUSSO, VANESSA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 ROSIMEIRE MENDES RUSSO, VANESSA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021. 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623728410624 |