Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES RUSSO, ROSIMEIRE
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ALVES PEREIRA, VANESSA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352
Resumo: Com o avanço da tecnologia, cada vez mais é necessário que os professores se atualizem e busquem novas ferramentas didáticas para dinamizar suas aulas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo elencar as modalidades e ferramentas didáticas de ensino usadas pelos professores de uma escola estadual na cidade de Maranguape-CE em suas aulas remotas na pandemia do COVID-19. A metodologia usada foi estudo de caso, com uma abordagem exploratória e descritiva. Constatou-se que as ferramentas utilizadas pelos docentes foram variadas, mesclando entre as estratégias didáticas que já conheciam e faziam uso dentro de sala de aula como: jogos on-line, slides, filmes, com as que não conheciam e ou que não faziam uso como: Meet, vídeos-aulas, WhatsApp, Google classroom e várias outras. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas são fortes formas de inovar os métodos de ensino para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem.
id UECE-9_11e582fd49e7b3dde1eb12f92e5ed253
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5352
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19AULAS REMOTASENSINO-APRENDIZAGEMSARS-COV-Com o avanço da tecnologia, cada vez mais é necessário que os professores se atualizem e busquem novas ferramentas didáticas para dinamizar suas aulas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo elencar as modalidades e ferramentas didáticas de ensino usadas pelos professores de uma escola estadual na cidade de Maranguape-CE em suas aulas remotas na pandemia do COVID-19. A metodologia usada foi estudo de caso, com uma abordagem exploratória e descritiva. Constatou-se que as ferramentas utilizadas pelos docentes foram variadas, mesclando entre as estratégias didáticas que já conheciam e faziam uso dentro de sala de aula como: jogos on-line, slides, filmes, com as que não conheciam e ou que não faziam uso como: Meet, vídeos-aulas, WhatsApp, Google classroom e várias outras. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas são fortes formas de inovar os métodos de ensino para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem.EdUECE2021-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTEXTOapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352/4235Copyright (c) 2021 ROSIMEIRE MENDES RUSSO, VANESSAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMENDES RUSSO, ROSIMEIREALVES PEREIRA, VANESSA 2023-05-04T13:32:33Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5352Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:33Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19
title Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19
spellingShingle Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19
MENDES RUSSO, ROSIMEIRE
AULAS REMOTAS
ENSINO-APRENDIZAGEM
SARS-COV-
title_short Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19
title_full Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19
title_fullStr Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19
title_full_unstemmed Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19
title_sort Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19
author MENDES RUSSO, ROSIMEIRE
author_facet MENDES RUSSO, ROSIMEIRE
ALVES PEREIRA, VANESSA
author_role author
author2 ALVES PEREIRA, VANESSA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES RUSSO, ROSIMEIRE
ALVES PEREIRA, VANESSA
dc.subject.por.fl_str_mv AULAS REMOTAS
ENSINO-APRENDIZAGEM
SARS-COV-
topic AULAS REMOTAS
ENSINO-APRENDIZAGEM
SARS-COV-
description Com o avanço da tecnologia, cada vez mais é necessário que os professores se atualizem e busquem novas ferramentas didáticas para dinamizar suas aulas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo elencar as modalidades e ferramentas didáticas de ensino usadas pelos professores de uma escola estadual na cidade de Maranguape-CE em suas aulas remotas na pandemia do COVID-19. A metodologia usada foi estudo de caso, com uma abordagem exploratória e descritiva. Constatou-se que as ferramentas utilizadas pelos docentes foram variadas, mesclando entre as estratégias didáticas que já conheciam e faziam uso dentro de sala de aula como: jogos on-line, slides, filmes, com as que não conheciam e ou que não faziam uso como: Meet, vídeos-aulas, WhatsApp, Google classroom e várias outras. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas são fortes formas de inovar os métodos de ensino para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
TEXTO
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352/4235
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 ROSIMEIRE MENDES RUSSO, VANESSA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 ROSIMEIRE MENDES RUSSO, VANESSA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623728410624