Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Andreza de Faria Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: José dos Santos, Mateus, Catão de Assis Souza , Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316
Resumo: O presente artigo tem como objetivo relatar parte das vivências no contexto do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio, do curso de Formação Pedagógica em Química de uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro. Com a pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, as atividades educacionais assumiram a modalidade remota. Apesar de ter sido uma experiência nada usual para os professores em formação inicial, principalmente por não terem o contato direto com a dinâmica instituída nas Escolas, o Estágio permitiu explorar alguns dos conteúdos pedagógicos necessários à formação docente e discutir formas de como mediar o conhecimento científico em sala de aula de Química. Para isso, buscou-se debater diferentes ações metodológicas e fomentou a elaboração de resenhas críticas dos documentos relacionados à Educação Brasileira, além de analisar vídeos instrucionais e entrevistas com  especialistas que abordavam questões relacionadas à Educação Básica e outros assuntos relativos a essa etapa de escolarização. Apesar de não vivenciar efetivamente a rotina presencial dos Estágios em Escolas do Ensino Médio, que consideramos importante para o desenvolvimento profissional de futuros docentes, avaliamos que a dinâmica instituída remotamente possibilitou um profícuo debate ao longo das aulas e relevantes reflexões formativas sobre os desafios que perpassam o educar por meio da Química. Assim, concluímos que a disciplina representou uma necessária ação formativa emergencial para substituir o Estágio presencial. Sobretudo em um momento que demandou distanciamento social, permitindo refletir sobre a articulação das diferentes questões educacionais que envolvem estratégias metodológicas relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no ensino de Química.
id UECE-9_540b682cd649f09b197ace4506191a3a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5316
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19Pandemia da Covid-19Estágio Remoto em QuímicaFormação PedagógicaO presente artigo tem como objetivo relatar parte das vivências no contexto do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio, do curso de Formação Pedagógica em Química de uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro. Com a pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, as atividades educacionais assumiram a modalidade remota. Apesar de ter sido uma experiência nada usual para os professores em formação inicial, principalmente por não terem o contato direto com a dinâmica instituída nas Escolas, o Estágio permitiu explorar alguns dos conteúdos pedagógicos necessários à formação docente e discutir formas de como mediar o conhecimento científico em sala de aula de Química. Para isso, buscou-se debater diferentes ações metodológicas e fomentou a elaboração de resenhas críticas dos documentos relacionados à Educação Brasileira, além de analisar vídeos instrucionais e entrevistas com  especialistas que abordavam questões relacionadas à Educação Básica e outros assuntos relativos a essa etapa de escolarização. Apesar de não vivenciar efetivamente a rotina presencial dos Estágios em Escolas do Ensino Médio, que consideramos importante para o desenvolvimento profissional de futuros docentes, avaliamos que a dinâmica instituída remotamente possibilitou um profícuo debate ao longo das aulas e relevantes reflexões formativas sobre os desafios que perpassam o educar por meio da Química. Assim, concluímos que a disciplina representou uma necessária ação formativa emergencial para substituir o Estágio presencial. Sobretudo em um momento que demandou distanciamento social, permitindo refletir sobre a articulação das diferentes questões educacionais que envolvem estratégias metodológicas relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no ensino de Química.EdUECE2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316/4201Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Mateus José dos Santos, Vinícius Catão de Assis Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Andreza de Faria AlvesJosé dos Santos, MateusCatão de Assis Souza , Vinícius2023-05-04T13:32:32Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5316Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:32Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19
title Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19
spellingShingle Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19
Cruz, Andreza de Faria Alves
Pandemia da Covid-19
Estágio Remoto em Química
Formação Pedagógica
title_short Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19
title_full Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19
title_fullStr Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19
title_sort Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19
author Cruz, Andreza de Faria Alves
author_facet Cruz, Andreza de Faria Alves
José dos Santos, Mateus
Catão de Assis Souza , Vinícius
author_role author
author2 José dos Santos, Mateus
Catão de Assis Souza , Vinícius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Andreza de Faria Alves
José dos Santos, Mateus
Catão de Assis Souza , Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia da Covid-19
Estágio Remoto em Química
Formação Pedagógica
topic Pandemia da Covid-19
Estágio Remoto em Química
Formação Pedagógica
description O presente artigo tem como objetivo relatar parte das vivências no contexto do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio, do curso de Formação Pedagógica em Química de uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro. Com a pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, as atividades educacionais assumiram a modalidade remota. Apesar de ter sido uma experiência nada usual para os professores em formação inicial, principalmente por não terem o contato direto com a dinâmica instituída nas Escolas, o Estágio permitiu explorar alguns dos conteúdos pedagógicos necessários à formação docente e discutir formas de como mediar o conhecimento científico em sala de aula de Química. Para isso, buscou-se debater diferentes ações metodológicas e fomentou a elaboração de resenhas críticas dos documentos relacionados à Educação Brasileira, além de analisar vídeos instrucionais e entrevistas com  especialistas que abordavam questões relacionadas à Educação Básica e outros assuntos relativos a essa etapa de escolarização. Apesar de não vivenciar efetivamente a rotina presencial dos Estágios em Escolas do Ensino Médio, que consideramos importante para o desenvolvimento profissional de futuros docentes, avaliamos que a dinâmica instituída remotamente possibilitou um profícuo debate ao longo das aulas e relevantes reflexões formativas sobre os desafios que perpassam o educar por meio da Química. Assim, concluímos que a disciplina representou uma necessária ação formativa emergencial para substituir o Estágio presencial. Sobretudo em um momento que demandou distanciamento social, permitindo refletir sobre a articulação das diferentes questões educacionais que envolvem estratégias metodológicas relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no ensino de Química.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316/4201
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623720022016