Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo relatar parte das vivências no contexto do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio, do curso de Formação Pedagógica em Química de uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro. Com a pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, as atividades educacionais assumiram a modalidade remota. Apesar de ter sido uma experiência nada usual para os professores em formação inicial, principalmente por não terem o contato direto com a dinâmica instituída nas Escolas, o Estágio permitiu explorar alguns dos conteúdos pedagógicos necessários à formação docente e discutir formas de como mediar o conhecimento científico em sala de aula de Química. Para isso, buscou-se debater diferentes ações metodológicas e fomentou a elaboração de resenhas críticas dos documentos relacionados à Educação Brasileira, além de analisar vídeos instrucionais e entrevistas com especialistas que abordavam questões relacionadas à Educação Básica e outros assuntos relativos a essa etapa de escolarização. Apesar de não vivenciar efetivamente a rotina presencial dos Estágios em Escolas do Ensino Médio, que consideramos importante para o desenvolvimento profissional de futuros docentes, avaliamos que a dinâmica instituída remotamente possibilitou um profícuo debate ao longo das aulas e relevantes reflexões formativas sobre os desafios que perpassam o educar por meio da Química. Assim, concluímos que a disciplina representou uma necessária ação formativa emergencial para substituir o Estágio presencial. Sobretudo em um momento que demandou distanciamento social, permitindo refletir sobre a articulação das diferentes questões educacionais que envolvem estratégias metodológicas relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no ensino de Química. |
id |
UECE-9_540b682cd649f09b197ace4506191a3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5316 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19Pandemia da Covid-19Estágio Remoto em QuímicaFormação PedagógicaO presente artigo tem como objetivo relatar parte das vivências no contexto do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio, do curso de Formação Pedagógica em Química de uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro. Com a pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, as atividades educacionais assumiram a modalidade remota. Apesar de ter sido uma experiência nada usual para os professores em formação inicial, principalmente por não terem o contato direto com a dinâmica instituída nas Escolas, o Estágio permitiu explorar alguns dos conteúdos pedagógicos necessários à formação docente e discutir formas de como mediar o conhecimento científico em sala de aula de Química. Para isso, buscou-se debater diferentes ações metodológicas e fomentou a elaboração de resenhas críticas dos documentos relacionados à Educação Brasileira, além de analisar vídeos instrucionais e entrevistas com especialistas que abordavam questões relacionadas à Educação Básica e outros assuntos relativos a essa etapa de escolarização. Apesar de não vivenciar efetivamente a rotina presencial dos Estágios em Escolas do Ensino Médio, que consideramos importante para o desenvolvimento profissional de futuros docentes, avaliamos que a dinâmica instituída remotamente possibilitou um profícuo debate ao longo das aulas e relevantes reflexões formativas sobre os desafios que perpassam o educar por meio da Química. Assim, concluímos que a disciplina representou uma necessária ação formativa emergencial para substituir o Estágio presencial. Sobretudo em um momento que demandou distanciamento social, permitindo refletir sobre a articulação das diferentes questões educacionais que envolvem estratégias metodológicas relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no ensino de Química.EdUECE2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316/4201Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Mateus José dos Santos, Vinícius Catão de Assis Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Andreza de Faria AlvesJosé dos Santos, MateusCatão de Assis Souza , Vinícius2023-05-04T13:32:32Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5316Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:32Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19 |
title |
Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19 Cruz, Andreza de Faria Alves Pandemia da Covid-19 Estágio Remoto em Química Formação Pedagógica |
title_short |
Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19 |
title_full |
Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19 |
author |
Cruz, Andreza de Faria Alves |
author_facet |
Cruz, Andreza de Faria Alves José dos Santos, Mateus Catão de Assis Souza , Vinícius |
author_role |
author |
author2 |
José dos Santos, Mateus Catão de Assis Souza , Vinícius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Andreza de Faria Alves José dos Santos, Mateus Catão de Assis Souza , Vinícius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia da Covid-19 Estágio Remoto em Química Formação Pedagógica |
topic |
Pandemia da Covid-19 Estágio Remoto em Química Formação Pedagógica |
description |
O presente artigo tem como objetivo relatar parte das vivências no contexto do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio, do curso de Formação Pedagógica em Química de uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro. Com a pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, as atividades educacionais assumiram a modalidade remota. Apesar de ter sido uma experiência nada usual para os professores em formação inicial, principalmente por não terem o contato direto com a dinâmica instituída nas Escolas, o Estágio permitiu explorar alguns dos conteúdos pedagógicos necessários à formação docente e discutir formas de como mediar o conhecimento científico em sala de aula de Química. Para isso, buscou-se debater diferentes ações metodológicas e fomentou a elaboração de resenhas críticas dos documentos relacionados à Educação Brasileira, além de analisar vídeos instrucionais e entrevistas com especialistas que abordavam questões relacionadas à Educação Básica e outros assuntos relativos a essa etapa de escolarização. Apesar de não vivenciar efetivamente a rotina presencial dos Estágios em Escolas do Ensino Médio, que consideramos importante para o desenvolvimento profissional de futuros docentes, avaliamos que a dinâmica instituída remotamente possibilitou um profícuo debate ao longo das aulas e relevantes reflexões formativas sobre os desafios que perpassam o educar por meio da Química. Assim, concluímos que a disciplina representou uma necessária ação formativa emergencial para substituir o Estágio presencial. Sobretudo em um momento que demandou distanciamento social, permitindo refletir sobre a articulação das diferentes questões educacionais que envolvem estratégias metodológicas relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no ensino de Química. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316/4201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021. 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623720022016 |