A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Andreza de Faria Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Celso de Oliveira, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5469
Resumo: A monitoria acadêmica é uma estratégia de ensino que busca fortalecer o vínculo da graduação, por meio do auxílio ao estudante que procura a monitoria e também aperfeiçoamento do conteúdo por parte do monitor da disciplina. O presente trabalho objetivou relatar a experiência como monitora das disciplinas de Física I, Física II e Física III durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra uma alternativa viável para o auxílio aos alunos que possuam alguma dificuldade em disciplinas do curso, auxiliando a construção do raciocínio lógico para o entendimento da Física por trás de cada passo do exercício. É uma experiência desafiadora para o monitor, visto que é necessária bastante dedicação e empenho no planejamento e na realização das atividades, sendo uma grande responsabilidade. No caso das disciplinas de Engenharia, em específico, a monitoria é essencial para auxiliar em conteúdos básicos que sirvam de pilar para os conteúdos específicos do curso.
id UECE-9_64d9b2c055a3a3f967f002b80efd6056
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5469
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química: um relato de experiênciaEngenharia QuímicaExperiênciaFísicaGraduaçãoMonitoriaA monitoria acadêmica é uma estratégia de ensino que busca fortalecer o vínculo da graduação, por meio do auxílio ao estudante que procura a monitoria e também aperfeiçoamento do conteúdo por parte do monitor da disciplina. O presente trabalho objetivou relatar a experiência como monitora das disciplinas de Física I, Física II e Física III durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra uma alternativa viável para o auxílio aos alunos que possuam alguma dificuldade em disciplinas do curso, auxiliando a construção do raciocínio lógico para o entendimento da Física por trás de cada passo do exercício. É uma experiência desafiadora para o monitor, visto que é necessária bastante dedicação e empenho no planejamento e na realização das atividades, sendo uma grande responsabilidade. No caso das disciplinas de Engenharia, em específico, a monitoria é essencial para auxiliar em conteúdos básicos que sirvam de pilar para os conteúdos específicos do curso.EdUECE2021-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto application/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5469Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5469/4500Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Fábio Celso de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Andreza de Faria AlvesCelso de Oliveira, Fábio2023-05-04T13:32:34Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5469Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:34Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química: um relato de experiência
title A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química: um relato de experiência
spellingShingle A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química: um relato de experiência
Cruz, Andreza de Faria Alves
Engenharia Química
Experiência
Física
Graduação
Monitoria
title_short A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química: um relato de experiência
title_full A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química: um relato de experiência
title_fullStr A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química: um relato de experiência
title_full_unstemmed A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química: um relato de experiência
title_sort A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química: um relato de experiência
author Cruz, Andreza de Faria Alves
author_facet Cruz, Andreza de Faria Alves
Celso de Oliveira, Fábio
author_role author
author2 Celso de Oliveira, Fábio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Andreza de Faria Alves
Celso de Oliveira, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Química
Experiência
Física
Graduação
Monitoria
topic Engenharia Química
Experiência
Física
Graduação
Monitoria
description A monitoria acadêmica é uma estratégia de ensino que busca fortalecer o vínculo da graduação, por meio do auxílio ao estudante que procura a monitoria e também aperfeiçoamento do conteúdo por parte do monitor da disciplina. O presente trabalho objetivou relatar a experiência como monitora das disciplinas de Física I, Física II e Física III durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra uma alternativa viável para o auxílio aos alunos que possuam alguma dificuldade em disciplinas do curso, auxiliando a construção do raciocínio lógico para o entendimento da Física por trás de cada passo do exercício. É uma experiência desafiadora para o monitor, visto que é necessária bastante dedicação e empenho no planejamento e na realização das atividades, sendo uma grande responsabilidade. No caso das disciplinas de Engenharia, em específico, a monitoria é essencial para auxiliar em conteúdos básicos que sirvam de pilar para os conteúdos específicos do curso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5469
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5469/4500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Fábio Celso de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Fábio Celso de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623742042112