Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Lucas Melo Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4824
Resumo: O desenvolvimento econômico, a cautela do meio ambiente e a equidade social devem caminhar juntos, tal frase condiz com o espírito contemporâneo da maior parte da sociedade, ao menos à civil. O processo de modernização e crescimento econômico advindos principalmente da revolução industrial colidem com esses valores tendo em vista que o objetivo primordial é/era o crescimento econômico e o avanço tecnológico. Além de uma ambição desenfreada havia a compreensão de que os recursos naturais seriam inesgotáveis, concepção incorreta, inclusive o Planeta tem passada uma mensagem nos últimos anos, tem se observado bruscas mudanças na natureza desde o crescimento das temperaturas ao ‘’buraco’’ na camada de ozônio. A coexistência de alguns desses elementos, aqui podemos nomeá-lo de desenvolvimento sustentável, nem sempre tem sido alcançada sem a utilização de mecanismos jurídicos, o Poder Público juntamente a sociedade (majoritariamente) busca atualmente constituir um Estado de Direito Socioambiental, onde homem e natureza possam coexistir respeitando o espaço um do outro e que as mudanças feitas sejam razoáveis a ótica social que será delimitado pelo direito e principalmente pelo pilar do desenvolvimento sustentável, qual a sociedade é peça essencial. A metodologia utilizada é baseada em pesquisa bibliográfica em: a) leis; b) doutrina; c) jurisprudência. O presente trabalho tem como objetivo delinear princípios jurídicos que efetivem a estrutura do desenvolvimento sustentável como mecanismo de educação e reflexo na sociedade intergeracional.
id UECE-9_71cccc294089c04b8002f505c7b95c63
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4824
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolosDireitoEquidade IntergeracionalidadeO desenvolvimento econômico, a cautela do meio ambiente e a equidade social devem caminhar juntos, tal frase condiz com o espírito contemporâneo da maior parte da sociedade, ao menos à civil. O processo de modernização e crescimento econômico advindos principalmente da revolução industrial colidem com esses valores tendo em vista que o objetivo primordial é/era o crescimento econômico e o avanço tecnológico. Além de uma ambição desenfreada havia a compreensão de que os recursos naturais seriam inesgotáveis, concepção incorreta, inclusive o Planeta tem passada uma mensagem nos últimos anos, tem se observado bruscas mudanças na natureza desde o crescimento das temperaturas ao ‘’buraco’’ na camada de ozônio. A coexistência de alguns desses elementos, aqui podemos nomeá-lo de desenvolvimento sustentável, nem sempre tem sido alcançada sem a utilização de mecanismos jurídicos, o Poder Público juntamente a sociedade (majoritariamente) busca atualmente constituir um Estado de Direito Socioambiental, onde homem e natureza possam coexistir respeitando o espaço um do outro e que as mudanças feitas sejam razoáveis a ótica social que será delimitado pelo direito e principalmente pelo pilar do desenvolvimento sustentável, qual a sociedade é peça essencial. A metodologia utilizada é baseada em pesquisa bibliográfica em: a) leis; b) doutrina; c) jurisprudência. O presente trabalho tem como objetivo delinear princípios jurídicos que efetivem a estrutura do desenvolvimento sustentável como mecanismo de educação e reflexo na sociedade intergeracional.EdUECE2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4824Conexão ComCiência; v. 1 n. 2 (2021): Conexão ComCiência (RevCCC)2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4824/4015Copyright (c) 2021 Lucas Melo Rodrigues de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, Lucas Melo Rodrigues2023-05-04T13:32:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4824Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:30Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolos
title Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolos
spellingShingle Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolos
de Sousa, Lucas Melo Rodrigues
Direito
Equidade
Intergeracionalidade
title_short Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolos
title_full Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolos
title_fullStr Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolos
title_full_unstemmed Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolos
title_sort Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolos
author de Sousa, Lucas Melo Rodrigues
author_facet de Sousa, Lucas Melo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Lucas Melo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
Equidade
Intergeracionalidade
topic Direito
Equidade
Intergeracionalidade
description O desenvolvimento econômico, a cautela do meio ambiente e a equidade social devem caminhar juntos, tal frase condiz com o espírito contemporâneo da maior parte da sociedade, ao menos à civil. O processo de modernização e crescimento econômico advindos principalmente da revolução industrial colidem com esses valores tendo em vista que o objetivo primordial é/era o crescimento econômico e o avanço tecnológico. Além de uma ambição desenfreada havia a compreensão de que os recursos naturais seriam inesgotáveis, concepção incorreta, inclusive o Planeta tem passada uma mensagem nos últimos anos, tem se observado bruscas mudanças na natureza desde o crescimento das temperaturas ao ‘’buraco’’ na camada de ozônio. A coexistência de alguns desses elementos, aqui podemos nomeá-lo de desenvolvimento sustentável, nem sempre tem sido alcançada sem a utilização de mecanismos jurídicos, o Poder Público juntamente a sociedade (majoritariamente) busca atualmente constituir um Estado de Direito Socioambiental, onde homem e natureza possam coexistir respeitando o espaço um do outro e que as mudanças feitas sejam razoáveis a ótica social que será delimitado pelo direito e principalmente pelo pilar do desenvolvimento sustentável, qual a sociedade é peça essencial. A metodologia utilizada é baseada em pesquisa bibliográfica em: a) leis; b) doutrina; c) jurisprudência. O presente trabalho tem como objetivo delinear princípios jurídicos que efetivem a estrutura do desenvolvimento sustentável como mecanismo de educação e reflexo na sociedade intergeracional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4824
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4824/4015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Lucas Melo Rodrigues de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Lucas Melo Rodrigues de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 2 (2021): Conexão ComCiência (RevCCC)
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623684370432