Metodologia ativa: uso do Youtube para Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Pryscilla
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Avelar, Thalles Heringer, Nogueira dos Santos, Thiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7096
Resumo: Atualmente os alunos de graduação convivem satisfatoriamente com a inclusão de ferramentas tecnológicas na rotina escolar. Os chamados nativos digitais (geração Z) demandam por adquirir conhecimento por outras vias, além das tradicionais como lousa e livros didáticos (BURGESS; GREEN, 2009; EZENWABASILI, 2016). Este trabalho teve como foco a utilização do YouTube para divulgação de material de apoio didático referente a conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. As vídeo aulas, gravadas e editadas por dois alunos de graduação em Engenharia, referem-se a conteúdos teóricos e resolução de exercícios de diferentes níveis de complexidade. Produzimos um material relevante acerca de Cálculo no canal "Cálculo Já" (Youtube), que pode ser um grande auxílio para professores e/ou estudantes. Concluímos que a utilização de vídeos do YouTube como ferramenta pedagógica deve vir acompanhada de um planejamento do professor especificando claramente os objetivos que se deseja atingir.
id UECE-9_fd052968d16934d33b9190b94dea8042
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/7096
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Metodologia ativa: uso do Youtube para Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e IntegralEducação à Distância. Processo de Ensino-Aprendizagem. Matemática. Ensino de Graduação.Atualmente os alunos de graduação convivem satisfatoriamente com a inclusão de ferramentas tecnológicas na rotina escolar. Os chamados nativos digitais (geração Z) demandam por adquirir conhecimento por outras vias, além das tradicionais como lousa e livros didáticos (BURGESS; GREEN, 2009; EZENWABASILI, 2016). Este trabalho teve como foco a utilização do YouTube para divulgação de material de apoio didático referente a conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. As vídeo aulas, gravadas e editadas por dois alunos de graduação em Engenharia, referem-se a conteúdos teóricos e resolução de exercícios de diferentes níveis de complexidade. Produzimos um material relevante acerca de Cálculo no canal "Cálculo Já" (Youtube), que pode ser um grande auxílio para professores e/ou estudantes. Concluímos que a utilização de vídeos do YouTube como ferramenta pedagógica deve vir acompanhada de um planejamento do professor especificando claramente os objetivos que se deseja atingir.EdUECE2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7096Conexão ComCiência; v. 2 n. 1 (2022): v.2 n.1 (2022) RevCCC2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7096/6778Copyright (c) 2022 Pryscilla Pires, Thalles Heringer Avelar, Thiago Nogueira dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPires, PryscillaAvelar, Thalles Heringer Nogueira dos Santos, Thiago 2023-05-04T13:32:38Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7096Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:38Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia ativa: uso do Youtube para Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
title Metodologia ativa: uso do Youtube para Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
spellingShingle Metodologia ativa: uso do Youtube para Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
Pires, Pryscilla
Educação à Distância. Processo de Ensino-Aprendizagem. Matemática. Ensino de Graduação.
title_short Metodologia ativa: uso do Youtube para Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
title_full Metodologia ativa: uso do Youtube para Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
title_fullStr Metodologia ativa: uso do Youtube para Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
title_full_unstemmed Metodologia ativa: uso do Youtube para Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
title_sort Metodologia ativa: uso do Youtube para Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
author Pires, Pryscilla
author_facet Pires, Pryscilla
Avelar, Thalles Heringer
Nogueira dos Santos, Thiago
author_role author
author2 Avelar, Thalles Heringer
Nogueira dos Santos, Thiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Pryscilla
Avelar, Thalles Heringer
Nogueira dos Santos, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à Distância. Processo de Ensino-Aprendizagem. Matemática. Ensino de Graduação.
topic Educação à Distância. Processo de Ensino-Aprendizagem. Matemática. Ensino de Graduação.
description Atualmente os alunos de graduação convivem satisfatoriamente com a inclusão de ferramentas tecnológicas na rotina escolar. Os chamados nativos digitais (geração Z) demandam por adquirir conhecimento por outras vias, além das tradicionais como lousa e livros didáticos (BURGESS; GREEN, 2009; EZENWABASILI, 2016). Este trabalho teve como foco a utilização do YouTube para divulgação de material de apoio didático referente a conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. As vídeo aulas, gravadas e editadas por dois alunos de graduação em Engenharia, referem-se a conteúdos teóricos e resolução de exercícios de diferentes níveis de complexidade. Produzimos um material relevante acerca de Cálculo no canal "Cálculo Já" (Youtube), que pode ser um grande auxílio para professores e/ou estudantes. Concluímos que a utilização de vídeos do YouTube como ferramenta pedagógica deve vir acompanhada de um planejamento do professor especificando claramente os objetivos que se deseja atingir.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7096
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7096/6778
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pryscilla Pires, Thalles Heringer Avelar, Thiago Nogueira dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pryscilla Pires, Thalles Heringer Avelar, Thiago Nogueira dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 2 n. 1 (2022): v.2 n.1 (2022) RevCCC
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623804956672