Diálogos entre a Lexicografia Histórico-Variacional e o Ensino de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cemary Correia de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Jane Keli Almeida da, Sampaio, Lisana Rodrigues Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7479
Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor reflexões acerca dos diálogos entre a Lexicografia histórico-variacional e o ensino de língua portuguesa. Para isso, utilizam-se os aportes teóricos da Dialetologia; da Lexicografia histórico-variacional e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental. No que tange à composição do corpus, este estudo foi constituído a partir de respostas coletadas através do Questionário Semântico-Lexical (QSL), um dos instrumentos metodológicos do ALiB, referente a 14 áreas temáticas – Acidentes geográficos; Alimentação e cozinha; Astros e tempo; Atividades agropastoris; Ciclos da vida; Convívio e comportamento social; Corpo humano; Fauna; Fenômenos atmosféricos; Habitação; Jogos e diversões infantis; Religião e crenças; Vestuário e acessórios e Vida urbana –, totalizando 202 questões, em 6 capitais da Região Norte do Brasil: Macapá, Boa Vista, Manaus, Belém, Rio Branco e Porto Velho. Como resultados, apresentam-se alguns verbetes que compõem a macroestrutura do Vocabulário Dialetal da Região Norte do Brasil, como anteontem, chamechuga, vagem, cosca, os quais podem funcionar como uma proposta pedagógica para o ensino da língua portuguesa em perspectiva sincrônica e diacrônica, orientada, evidentemente, pela diversidade linguística. Nesse sentido, a análise dos dados possibilitou realizar o registro lexicográfico e a documentação da diversidade lexical do português falado no Brasil, seguindo os princípios da Geolinguística Pluridimensional, representando assim um contributo importante para as discussões engendradas no âmbito do ensino de língua portuguesa e da constituição do seu léxico em perspectiva histórica.
id UEFS-1_138e48dcbb9ac8a716381cf83710b9ee
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/7479
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Diálogos entre a Lexicografia Histórico-Variacional e o Ensino de Língua PortuguesaLexicografia Histórico-VariacionalAtlas Linguístico do BrasilVocabulário Dialetal da Região Norte do BrasilEste trabalho tem por objetivo propor reflexões acerca dos diálogos entre a Lexicografia histórico-variacional e o ensino de língua portuguesa. Para isso, utilizam-se os aportes teóricos da Dialetologia; da Lexicografia histórico-variacional e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental. No que tange à composição do corpus, este estudo foi constituído a partir de respostas coletadas através do Questionário Semântico-Lexical (QSL), um dos instrumentos metodológicos do ALiB, referente a 14 áreas temáticas – Acidentes geográficos; Alimentação e cozinha; Astros e tempo; Atividades agropastoris; Ciclos da vida; Convívio e comportamento social; Corpo humano; Fauna; Fenômenos atmosféricos; Habitação; Jogos e diversões infantis; Religião e crenças; Vestuário e acessórios e Vida urbana –, totalizando 202 questões, em 6 capitais da Região Norte do Brasil: Macapá, Boa Vista, Manaus, Belém, Rio Branco e Porto Velho. Como resultados, apresentam-se alguns verbetes que compõem a macroestrutura do Vocabulário Dialetal da Região Norte do Brasil, como anteontem, chamechuga, vagem, cosca, os quais podem funcionar como uma proposta pedagógica para o ensino da língua portuguesa em perspectiva sincrônica e diacrônica, orientada, evidentemente, pela diversidade linguística. Nesse sentido, a análise dos dados possibilitou realizar o registro lexicográfico e a documentação da diversidade lexical do português falado no Brasil, seguindo os princípios da Geolinguística Pluridimensional, representando assim um contributo importante para as discussões engendradas no âmbito do ensino de língua portuguesa e da constituição do seu léxico em perspectiva histórica.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2021-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/747910.13102/cl.v22i0.7479A Cor das Letras; v. 22 n. Esp. (2021): Ensino de Língua e Literatura ; 215-2302594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7479/615010.13102/rscdauefs.v9i0.3745.s2195Copyright (c) 2021 A Cor das Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Cemary Correia de Silva, Jane Keli Almeida da Sampaio, Lisana Rodrigues Trindade 2023-01-02T20:04:19Zoai:ojs3.uefs.br:article/7479Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2023-01-02T20:04:19A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre a Lexicografia Histórico-Variacional e o Ensino de Língua Portuguesa
title Diálogos entre a Lexicografia Histórico-Variacional e o Ensino de Língua Portuguesa
spellingShingle Diálogos entre a Lexicografia Histórico-Variacional e o Ensino de Língua Portuguesa
Sousa, Cemary Correia de
Lexicografia Histórico-Variacional
Atlas Linguístico do Brasil
Vocabulário Dialetal da Região Norte do Brasil
title_short Diálogos entre a Lexicografia Histórico-Variacional e o Ensino de Língua Portuguesa
title_full Diálogos entre a Lexicografia Histórico-Variacional e o Ensino de Língua Portuguesa
title_fullStr Diálogos entre a Lexicografia Histórico-Variacional e o Ensino de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Diálogos entre a Lexicografia Histórico-Variacional e o Ensino de Língua Portuguesa
title_sort Diálogos entre a Lexicografia Histórico-Variacional e o Ensino de Língua Portuguesa
author Sousa, Cemary Correia de
author_facet Sousa, Cemary Correia de
Silva, Jane Keli Almeida da
Sampaio, Lisana Rodrigues Trindade
author_role author
author2 Silva, Jane Keli Almeida da
Sampaio, Lisana Rodrigues Trindade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Cemary Correia de
Silva, Jane Keli Almeida da
Sampaio, Lisana Rodrigues Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Lexicografia Histórico-Variacional
Atlas Linguístico do Brasil
Vocabulário Dialetal da Região Norte do Brasil
topic Lexicografia Histórico-Variacional
Atlas Linguístico do Brasil
Vocabulário Dialetal da Região Norte do Brasil
description Este trabalho tem por objetivo propor reflexões acerca dos diálogos entre a Lexicografia histórico-variacional e o ensino de língua portuguesa. Para isso, utilizam-se os aportes teóricos da Dialetologia; da Lexicografia histórico-variacional e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental. No que tange à composição do corpus, este estudo foi constituído a partir de respostas coletadas através do Questionário Semântico-Lexical (QSL), um dos instrumentos metodológicos do ALiB, referente a 14 áreas temáticas – Acidentes geográficos; Alimentação e cozinha; Astros e tempo; Atividades agropastoris; Ciclos da vida; Convívio e comportamento social; Corpo humano; Fauna; Fenômenos atmosféricos; Habitação; Jogos e diversões infantis; Religião e crenças; Vestuário e acessórios e Vida urbana –, totalizando 202 questões, em 6 capitais da Região Norte do Brasil: Macapá, Boa Vista, Manaus, Belém, Rio Branco e Porto Velho. Como resultados, apresentam-se alguns verbetes que compõem a macroestrutura do Vocabulário Dialetal da Região Norte do Brasil, como anteontem, chamechuga, vagem, cosca, os quais podem funcionar como uma proposta pedagógica para o ensino da língua portuguesa em perspectiva sincrônica e diacrônica, orientada, evidentemente, pela diversidade linguística. Nesse sentido, a análise dos dados possibilitou realizar o registro lexicográfico e a documentação da diversidade lexical do português falado no Brasil, seguindo os princípios da Geolinguística Pluridimensional, representando assim um contributo importante para as discussões engendradas no âmbito do ensino de língua portuguesa e da constituição do seu léxico em perspectiva histórica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7479
10.13102/cl.v22i0.7479
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7479
identifier_str_mv 10.13102/cl.v22i0.7479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7479/6150
10.13102/rscdauefs.v9i0.3745.s2195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 A Cor das Letras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 A Cor das Letras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 22 n. Esp. (2021): Ensino de Língua e Literatura ; 215-230
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321161537323008