A influência da escolaridade no processo de variação de concordância verbal na língua usada em Serra Talhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Juliana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Renata Lívia de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2863
Resumo: O presente artigo tem o propósito de analisar a influência da variável extralinguística escolaridade no processo de variação de concordância verbal na língua usada no sertão pernambucano. Nossa fundamentação teórica- metodológica segue os pressupostos da Sociolinguística Variacionista de Labov (2008[1972]). Os estudos variacionistas sobre a concordância verbal no português brasileiro apontam que esse fenômeno é altamente variável, e condicionado pela influência de fatores linguísticos e sociais. Neste trabalho, estamos considerando os seguintes níveis de escolaridade: o ensino fundamental, o ensino médio e o ensino superior, para que possamos verificar quais destes níveis de escolarização propiciam um favorecimento na marcação da regra de concordância verbal. Os resultados alcançados apontam um favorecimento na marcação de CV no falar serra-talhadense, sendo que a variável social escolaridade foi apontada como a segunda variável mais significativa para o nosso estudo.
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