A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, André Luis Machado
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, António Carvalho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2678
Resumo: Este trabalho discute a importância da leitura para o mundo contemporâneo e como ela tem sido trabalhada na escola, considerando em que termos o ensino de literatura pode ser motivador da formação do gosto pelo ato de ler. A partir de pesquisa bibliográfica, são analisadas concepções e teorias que embasam as considerações que norteiam a pesquisa. É possível concluir que o ensino de literatura, através do letramento literário, pode se constituir como recurso motivador para que, no ambiente escolar,  venha a ocorrer a formação de leitores críticos e autônomos.
id UEFS-1_27df36d45604cfd559e0770f0630896c
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/2678
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literaturaEste trabalho discute a importância da leitura para o mundo contemporâneo e como ela tem sido trabalhada na escola, considerando em que termos o ensino de literatura pode ser motivador da formação do gosto pelo ato de ler. A partir de pesquisa bibliográfica, são analisadas concepções e teorias que embasam as considerações que norteiam a pesquisa. É possível concluir que o ensino de literatura, através do letramento literário, pode se constituir como recurso motivador para que, no ambiente escolar,  venha a ocorrer a formação de leitores críticos e autônomos.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/267810.13102/cl.v18i3.2678A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 27-422594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2678/pdfCopyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, André Luis MachadoSilva, António Carvalho da2018-03-16T05:21:47Zoai:ojs3.uefs.br:article/2678Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-03-16T05:21:47A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literatura
title A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literatura
spellingShingle A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literatura
Galvão, André Luis Machado
title_short A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literatura
title_full A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literatura
title_fullStr A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literatura
title_full_unstemmed A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literatura
title_sort A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literatura
author Galvão, André Luis Machado
author_facet Galvão, André Luis Machado
Silva, António Carvalho da
author_role author
author2 Silva, António Carvalho da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, André Luis Machado
Silva, António Carvalho da
description Este trabalho discute a importância da leitura para o mundo contemporâneo e como ela tem sido trabalhada na escola, considerando em que termos o ensino de literatura pode ser motivador da formação do gosto pelo ato de ler. A partir de pesquisa bibliográfica, são analisadas concepções e teorias que embasam as considerações que norteiam a pesquisa. É possível concluir que o ensino de literatura, através do letramento literário, pode se constituir como recurso motivador para que, no ambiente escolar,  venha a ocorrer a formação de leitores críticos e autônomos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2678
10.13102/cl.v18i3.2678
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2678
identifier_str_mv 10.13102/cl.v18i3.2678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2678/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 27-42
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321160557953024