Influência da literatura infantil na motivação para a leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12570 |
Resumo: | Perante uma sociedade em que a leitura está cada vez mais valorizada e é mesmo considerada como um instrumento precioso e indispensável ao indivíduo, este estudo teve como principal objetivo descobrir as conceções dos professores como agentes promotores da mesma. As crenças e conceções que os professores desenvolvem são importantes porque influenciam não só a forma como vão agir, mas também como vão apreender, processar e interpretar a informação dos contextos educativos onde desenvolvem a sua prática. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho foca a problemática dos hábitos de leitura das crianças/dos jovens, centrando a sua abordagem no papel ativo de diferentes mediadores (Biblioteca Escolar, Escola/Sala de Aula e Família), na promoção da leitura através do incremento e diversidade das obras da literatura infantil e na concretização do Plano Nacional de Leitura. A análise dos dados obtidos, através dos instrumentos de recolha utilizados, revelou-nos que os professores valorizam a concretização do projeto do Plano Nacional de Leitura, na medida em que contribui para uma mudança significativa de práticas pedagógicas e por parte dos alunos, face à motivação e ao desenvolvimento do prazer de ler. Contudo, o mesmo estudo revela o desconhecimento dos professores em relação às preferências de leitura dos seus alunos. |
id |
RCAP_dffe011b51231738ab3832f027def1e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12570 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência da literatura infantil na motivação para a leituraLiteratura InfantilInteresse Pela LeituraEstratégias da LeituraPerante uma sociedade em que a leitura está cada vez mais valorizada e é mesmo considerada como um instrumento precioso e indispensável ao indivíduo, este estudo teve como principal objetivo descobrir as conceções dos professores como agentes promotores da mesma. As crenças e conceções que os professores desenvolvem são importantes porque influenciam não só a forma como vão agir, mas também como vão apreender, processar e interpretar a informação dos contextos educativos onde desenvolvem a sua prática. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho foca a problemática dos hábitos de leitura das crianças/dos jovens, centrando a sua abordagem no papel ativo de diferentes mediadores (Biblioteca Escolar, Escola/Sala de Aula e Família), na promoção da leitura através do incremento e diversidade das obras da literatura infantil e na concretização do Plano Nacional de Leitura. A análise dos dados obtidos, através dos instrumentos de recolha utilizados, revelou-nos que os professores valorizam a concretização do projeto do Plano Nacional de Leitura, na medida em que contribui para uma mudança significativa de práticas pedagógicas e por parte dos alunos, face à motivação e ao desenvolvimento do prazer de ler. Contudo, o mesmo estudo revela o desconhecimento dos professores em relação às preferências de leitura dos seus alunos.Riscado, Maria Leonor Crespo Ramos, 1959-Repositório ComumSilva, Paula Alexandrina Carvalho da2016-03-18T11:30:02Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:50.755942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência da literatura infantil na motivação para a leitura |
title |
Influência da literatura infantil na motivação para a leitura |
spellingShingle |
Influência da literatura infantil na motivação para a leitura Silva, Paula Alexandrina Carvalho da Literatura Infantil Interesse Pela Leitura Estratégias da Leitura |
title_short |
Influência da literatura infantil na motivação para a leitura |
title_full |
Influência da literatura infantil na motivação para a leitura |
title_fullStr |
Influência da literatura infantil na motivação para a leitura |
title_full_unstemmed |
Influência da literatura infantil na motivação para a leitura |
title_sort |
Influência da literatura infantil na motivação para a leitura |
author |
Silva, Paula Alexandrina Carvalho da |
author_facet |
Silva, Paula Alexandrina Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Riscado, Maria Leonor Crespo Ramos, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paula Alexandrina Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Infantil Interesse Pela Leitura Estratégias da Leitura |
topic |
Literatura Infantil Interesse Pela Leitura Estratégias da Leitura |
description |
Perante uma sociedade em que a leitura está cada vez mais valorizada e é mesmo considerada como um instrumento precioso e indispensável ao indivíduo, este estudo teve como principal objetivo descobrir as conceções dos professores como agentes promotores da mesma. As crenças e conceções que os professores desenvolvem são importantes porque influenciam não só a forma como vão agir, mas também como vão apreender, processar e interpretar a informação dos contextos educativos onde desenvolvem a sua prática. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho foca a problemática dos hábitos de leitura das crianças/dos jovens, centrando a sua abordagem no papel ativo de diferentes mediadores (Biblioteca Escolar, Escola/Sala de Aula e Família), na promoção da leitura através do incremento e diversidade das obras da literatura infantil e na concretização do Plano Nacional de Leitura. A análise dos dados obtidos, através dos instrumentos de recolha utilizados, revelou-nos que os professores valorizam a concretização do projeto do Plano Nacional de Leitura, na medida em que contribui para uma mudança significativa de práticas pedagógicas e por parte dos alunos, face à motivação e ao desenvolvimento do prazer de ler. Contudo, o mesmo estudo revela o desconhecimento dos professores em relação às preferências de leitura dos seus alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012-01-01T00:00:00Z 2016-03-18T11:30:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12570 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013711204352 |