Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Walmeria Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: El Fahl, Alana de Oliveira Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2839
Resumo: Este artigo traz um recorte da dissertação de mestrado  Flash poético: uma experiência de leitura e produção de haicais e fotografias na perspectiva do letramento literário, trata-se de uma pesquisa de base qualitativa com foco na pesquisa-ação, que apresenta uma proposta de intervenção baseada na metodologia de sequência didática aplicada à leitura e a escrita de haicais, inspirados em fotografias autorais. Com o objetivo de contribuir para o aumento dos níveis de letramento literário de uma turma de alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual José Ferreira Pinto, na cidade de Feira de Santana/BA. Neste recorte apresentamos a Sequência Didática e parte do material didático utilizado durante a intervenção. Os resultados obtidos durante o estudo evidenciaram a importância da utilização de materiais didáticos que dialoguem com a realidade e as experiências de vida dos alunos, possibilitando-os a aprendizagem na perspectiva do Letramento Literário. Palavras chave: Letramento literário. Haicai. Sequência Didática.
id UEFS-1_283d8bcac85025a8accb23ab7a9fd01c
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/2839
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento LiterárioEste artigo traz um recorte da dissertação de mestrado  Flash poético: uma experiência de leitura e produção de haicais e fotografias na perspectiva do letramento literário, trata-se de uma pesquisa de base qualitativa com foco na pesquisa-ação, que apresenta uma proposta de intervenção baseada na metodologia de sequência didática aplicada à leitura e a escrita de haicais, inspirados em fotografias autorais. Com o objetivo de contribuir para o aumento dos níveis de letramento literário de uma turma de alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual José Ferreira Pinto, na cidade de Feira de Santana/BA. Neste recorte apresentamos a Sequência Didática e parte do material didático utilizado durante a intervenção. Os resultados obtidos durante o estudo evidenciaram a importância da utilização de materiais didáticos que dialoguem com a realidade e as experiências de vida dos alunos, possibilitando-os a aprendizagem na perspectiva do Letramento Literário. Palavras chave: Letramento literário. Haicai. Sequência Didática.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/283910.13102/cl.v18i3.2839A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 85-1032594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2839/pdfCopyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Walmeria OliveiraEl Fahl, Alana de Oliveira Freitas2018-03-16T05:24:06Zoai:ojs3.uefs.br:article/2839Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-03-16T05:24:06A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário
title Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário
spellingShingle Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário
Dantas, Walmeria Oliveira
title_short Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário
title_full Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário
title_fullStr Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário
title_full_unstemmed Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário
title_sort Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário
author Dantas, Walmeria Oliveira
author_facet Dantas, Walmeria Oliveira
El Fahl, Alana de Oliveira Freitas
author_role author
author2 El Fahl, Alana de Oliveira Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Walmeria Oliveira
El Fahl, Alana de Oliveira Freitas
description Este artigo traz um recorte da dissertação de mestrado  Flash poético: uma experiência de leitura e produção de haicais e fotografias na perspectiva do letramento literário, trata-se de uma pesquisa de base qualitativa com foco na pesquisa-ação, que apresenta uma proposta de intervenção baseada na metodologia de sequência didática aplicada à leitura e a escrita de haicais, inspirados em fotografias autorais. Com o objetivo de contribuir para o aumento dos níveis de letramento literário de uma turma de alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual José Ferreira Pinto, na cidade de Feira de Santana/BA. Neste recorte apresentamos a Sequência Didática e parte do material didático utilizado durante a intervenção. Os resultados obtidos durante o estudo evidenciaram a importância da utilização de materiais didáticos que dialoguem com a realidade e as experiências de vida dos alunos, possibilitando-os a aprendizagem na perspectiva do Letramento Literário. Palavras chave: Letramento literário. Haicai. Sequência Didática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2839
10.13102/cl.v18i3.2839
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2839
identifier_str_mv 10.13102/cl.v18i3.2839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2839/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 85-103
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321160570535936