Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2839 |
Resumo: | Este artigo traz um recorte da dissertação de mestrado Flash poético: uma experiência de leitura e produção de haicais e fotografias na perspectiva do letramento literário, trata-se de uma pesquisa de base qualitativa com foco na pesquisa-ação, que apresenta uma proposta de intervenção baseada na metodologia de sequência didática aplicada à leitura e a escrita de haicais, inspirados em fotografias autorais. Com o objetivo de contribuir para o aumento dos níveis de letramento literário de uma turma de alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual José Ferreira Pinto, na cidade de Feira de Santana/BA. Neste recorte apresentamos a Sequência Didática e parte do material didático utilizado durante a intervenção. Os resultados obtidos durante o estudo evidenciaram a importância da utilização de materiais didáticos que dialoguem com a realidade e as experiências de vida dos alunos, possibilitando-os a aprendizagem na perspectiva do Letramento Literário. Palavras chave: Letramento literário. Haicai. Sequência Didática. |
id |
UEFS-1_283d8bcac85025a8accb23ab7a9fd01c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/2839 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento LiterárioEste artigo traz um recorte da dissertação de mestrado Flash poético: uma experiência de leitura e produção de haicais e fotografias na perspectiva do letramento literário, trata-se de uma pesquisa de base qualitativa com foco na pesquisa-ação, que apresenta uma proposta de intervenção baseada na metodologia de sequência didática aplicada à leitura e a escrita de haicais, inspirados em fotografias autorais. Com o objetivo de contribuir para o aumento dos níveis de letramento literário de uma turma de alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual José Ferreira Pinto, na cidade de Feira de Santana/BA. Neste recorte apresentamos a Sequência Didática e parte do material didático utilizado durante a intervenção. Os resultados obtidos durante o estudo evidenciaram a importância da utilização de materiais didáticos que dialoguem com a realidade e as experiências de vida dos alunos, possibilitando-os a aprendizagem na perspectiva do Letramento Literário. Palavras chave: Letramento literário. Haicai. Sequência Didática.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/283910.13102/cl.v18i3.2839A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 85-1032594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2839/pdfCopyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Walmeria OliveiraEl Fahl, Alana de Oliveira Freitas2018-03-16T05:24:06Zoai:ojs3.uefs.br:article/2839Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-03-16T05:24:06A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário |
title |
Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário |
spellingShingle |
Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário Dantas, Walmeria Oliveira |
title_short |
Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário |
title_full |
Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário |
title_fullStr |
Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário |
title_full_unstemmed |
Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário |
title_sort |
Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário |
author |
Dantas, Walmeria Oliveira |
author_facet |
Dantas, Walmeria Oliveira El Fahl, Alana de Oliveira Freitas |
author_role |
author |
author2 |
El Fahl, Alana de Oliveira Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Walmeria Oliveira El Fahl, Alana de Oliveira Freitas |
description |
Este artigo traz um recorte da dissertação de mestrado Flash poético: uma experiência de leitura e produção de haicais e fotografias na perspectiva do letramento literário, trata-se de uma pesquisa de base qualitativa com foco na pesquisa-ação, que apresenta uma proposta de intervenção baseada na metodologia de sequência didática aplicada à leitura e a escrita de haicais, inspirados em fotografias autorais. Com o objetivo de contribuir para o aumento dos níveis de letramento literário de uma turma de alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual José Ferreira Pinto, na cidade de Feira de Santana/BA. Neste recorte apresentamos a Sequência Didática e parte do material didático utilizado durante a intervenção. Os resultados obtidos durante o estudo evidenciaram a importância da utilização de materiais didáticos que dialoguem com a realidade e as experiências de vida dos alunos, possibilitando-os a aprendizagem na perspectiva do Letramento Literário. Palavras chave: Letramento literário. Haicai. Sequência Didática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2839 10.13102/cl.v18i3.2839 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2839 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v18i3.2839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2839/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 85-103 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321160570535936 |