As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regner, Ana Paula
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Linhati, Suzana Toniolo, Pinton, Francieli Matzenbacher
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/10229
Resumo: In accordance with the National Common Core Curriculum (BNCC), the textbooks of the National Textbook Program (PNLD) are organized into competencies and skills. In this sense, this research aims to describe, in the light of the Systemic-Functional Grammar (SFG) Transitivity System, the AL/Semiotics and Text Production skills of the Portuguese: Connection and Use collection, which is part of the PNLD - 2022. The research corpus comprises 13 skills from the AL/Semiotics and Text Production practices, from the volume intended for the 9th year of elementary school, units 1 and 2, Reading 2 sections. The analysis procedures were divided into three stages: i) organization of the AL/Semiotics and Text Production skills, ii) segmentation of the skills into sentences and iii) analysis of the processes, participants and circumstances in the skills. The analysis showed a predominance of cognitive mental processes followed by transformative material processes, which reveal an emphasis on thinking and doing. About participants, texts are mostly considered as objects of knowledge, which reveals partial progress towards exploring the extralinguistic level of language. Finally, most of the circumstances explain the required learning context, which occurs at sentence level, in the texts read and produced by the student and in the narrative genre (AL/Semiotics skills) as well as in different textual genres (Text Production skills). Key-words: Linguistic Analysis. Text Production. Skills. Textbook.
id UEFS-1_30d423dc64da52699537cb8c9bf8725b
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/10229
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividadeAnálise LinguísticaProdução de TextosHabilidadesLivro DidáticoIn accordance with the National Common Core Curriculum (BNCC), the textbooks of the National Textbook Program (PNLD) are organized into competencies and skills. In this sense, this research aims to describe, in the light of the Systemic-Functional Grammar (SFG) Transitivity System, the AL/Semiotics and Text Production skills of the Portuguese: Connection and Use collection, which is part of the PNLD - 2022. The research corpus comprises 13 skills from the AL/Semiotics and Text Production practices, from the volume intended for the 9th year of elementary school, units 1 and 2, Reading 2 sections. The analysis procedures were divided into three stages: i) organization of the AL/Semiotics and Text Production skills, ii) segmentation of the skills into sentences and iii) analysis of the processes, participants and circumstances in the skills. The analysis showed a predominance of cognitive mental processes followed by transformative material processes, which reveal an emphasis on thinking and doing. About participants, texts are mostly considered as objects of knowledge, which reveals partial progress towards exploring the extralinguistic level of language. Finally, most of the circumstances explain the required learning context, which occurs at sentence level, in the texts read and produced by the student and in the narrative genre (AL/Semiotics skills) as well as in different textual genres (Text Production skills). Key-words: Linguistic Analysis. Text Production. Skills. Textbook.Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) estão organizados em competências e habilidades. Nesse sentido, esta pesquisa tem por intuito descrever, à luz do Sistema da Transitividade da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), as habilidades de AL/Semiótica e Produção de Textos da coleção Português: conexão e uso que integra o PNLD – 2022, a fim de verificar em que medida os objetos de conhecimento selecionados contribuem para a articulação dessas práticas considerando o contexto dos gêneros discursivos. O corpus da pesquisa compreende 13 habilidades das práticas de AL/Semiótica e Produção de Textos, do volume destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, unidades 1 e 2, seções Leitura 2. Os procedimentos de análise foram divididos em três etapas: i) organização das habilidades de AL/Semiótica e Produção de Textos, ii) segmentação das habilidades em orações e iii) análise dos processos, participantes e circunstâncias nas habilidades. A análise apontou a predominância de processos mentais cognitivos seguidos de processos materiais transformativos, os quais revelam a ênfase nas figuras do pensar e do fazer. Em relação aos participantes, os textos majoritariamente são contemplados como objetos de conhecimento, o que revela um avanço parcial para a exploração do nível extralinguístico da linguagem. Por fim, as circunstâncias, em sua maioria, explicitam o contexto de aprendizagem requerido, o qual ocorre no nível da oração, nos textos lidos e produzidos pelo aluno e no gênero narrativo (habilidades de AL/Semiótica) assim como em diferentes gêneros textuais (habilidades de Produção de Textos).UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2024-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1022910.13102/cl.v24i2.10229A Cor das Letras; v. 24 n. 3 (2023): Ensino de Língua e Literatura ; 86-1042594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/10229/8679Copyright (c) 2023 A Cor das Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRegner, Ana PaulaLinhati, Suzana TonioloPinton, Francieli Matzenbacher2024-04-04T03:21:11Zoai:ojs3.uefs.br:article/10229Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2024-04-04T03:21:11A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade
title As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade
spellingShingle As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade
Regner, Ana Paula
Análise Linguística
Produção de Textos
Habilidades
Livro Didático
title_short As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade
title_full As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade
title_fullStr As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade
title_full_unstemmed As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade
title_sort As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade
author Regner, Ana Paula
author_facet Regner, Ana Paula
Linhati, Suzana Toniolo
Pinton, Francieli Matzenbacher
author_role author
author2 Linhati, Suzana Toniolo
Pinton, Francieli Matzenbacher
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regner, Ana Paula
Linhati, Suzana Toniolo
Pinton, Francieli Matzenbacher
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Linguística
Produção de Textos
Habilidades
Livro Didático
topic Análise Linguística
Produção de Textos
Habilidades
Livro Didático
description In accordance with the National Common Core Curriculum (BNCC), the textbooks of the National Textbook Program (PNLD) are organized into competencies and skills. In this sense, this research aims to describe, in the light of the Systemic-Functional Grammar (SFG) Transitivity System, the AL/Semiotics and Text Production skills of the Portuguese: Connection and Use collection, which is part of the PNLD - 2022. The research corpus comprises 13 skills from the AL/Semiotics and Text Production practices, from the volume intended for the 9th year of elementary school, units 1 and 2, Reading 2 sections. The analysis procedures were divided into three stages: i) organization of the AL/Semiotics and Text Production skills, ii) segmentation of the skills into sentences and iii) analysis of the processes, participants and circumstances in the skills. The analysis showed a predominance of cognitive mental processes followed by transformative material processes, which reveal an emphasis on thinking and doing. About participants, texts are mostly considered as objects of knowledge, which reveals partial progress towards exploring the extralinguistic level of language. Finally, most of the circumstances explain the required learning context, which occurs at sentence level, in the texts read and produced by the student and in the narrative genre (AL/Semiotics skills) as well as in different textual genres (Text Production skills). Key-words: Linguistic Analysis. Text Production. Skills. Textbook.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/10229
10.13102/cl.v24i2.10229
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/10229
identifier_str_mv 10.13102/cl.v24i2.10229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/10229/8679
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 A Cor das Letras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 A Cor das Letras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 24 n. 3 (2023): Ensino de Língua e Literatura ; 86-104
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1814257141169520640