O ENADE e a formação do professor de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Andréia da Cunha Malheiros
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Sheila Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4946
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo compreender como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) avalia a formação dos professores na área de leitura e literatura e os efeitos disso nos currículos dos cursos de licenciatura em Letras. Tendo em vista esse objetivo, a pesquisa busca identificar as questões que envolvem a temática da leitura e da literatura nos exames realizados nos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Parte-se da premissa de que o modo como o ENADE aborda a leitura e a literatura influencia os cursos de formação de professores, desta forma interfere no próprio ensino destes conteúdos. Trata-se de uma pesquisa mista, que articula dados quantitativos com dados qualitativos. A fundamentação teórica articulou as leituras de diferentes temas como a legislação (DCN e SINAES), o controle exercido pela avaliação externa (Madaus, Scaramucci) e autores que trabalham com a literatura e o seu ensino (Candido,  Jouve, Colomer). Como conclusão, foi possível destacar que o exame também precisa ser avaliado, pois tem ultrapassado os objetivos para os quais foi criado, na medida em que vem realizando uma seleção curricular de alguns conhecimentos e privilegiando alguns temas em detrimento de outros, o que interfere negativamente na formação de professores.
id UEFS-1_410fa1c56dab53eff01495ad4c0c1ace
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/4946
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling O ENADE e a formação do professor de literaturaEste artigo tem como principal objetivo compreender como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) avalia a formação dos professores na área de leitura e literatura e os efeitos disso nos currículos dos cursos de licenciatura em Letras. Tendo em vista esse objetivo, a pesquisa busca identificar as questões que envolvem a temática da leitura e da literatura nos exames realizados nos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Parte-se da premissa de que o modo como o ENADE aborda a leitura e a literatura influencia os cursos de formação de professores, desta forma interfere no próprio ensino destes conteúdos. Trata-se de uma pesquisa mista, que articula dados quantitativos com dados qualitativos. A fundamentação teórica articulou as leituras de diferentes temas como a legislação (DCN e SINAES), o controle exercido pela avaliação externa (Madaus, Scaramucci) e autores que trabalham com a literatura e o seu ensino (Candido,  Jouve, Colomer). Como conclusão, foi possível destacar que o exame também precisa ser avaliado, pois tem ultrapassado os objetivos para os quais foi criado, na medida em que vem realizando uma seleção curricular de alguns conhecimentos e privilegiando alguns temas em detrimento de outros, o que interfere negativamente na formação de professores.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/494610.13102/cl.v20i2.4946A Cor das Letras; v. 20 n. 2 (2019): Ensino de Língua e Literatura; 228-2412594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4946/pdfCopyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Andréia da Cunha MalheirosLima, Sheila Oliveira2020-02-06T19:00:24Zoai:ojs3.uefs.br:article/4946Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2020-02-06T19:00:24A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENADE e a formação do professor de literatura
title O ENADE e a formação do professor de literatura
spellingShingle O ENADE e a formação do professor de literatura
Santana, Andréia da Cunha Malheiros
title_short O ENADE e a formação do professor de literatura
title_full O ENADE e a formação do professor de literatura
title_fullStr O ENADE e a formação do professor de literatura
title_full_unstemmed O ENADE e a formação do professor de literatura
title_sort O ENADE e a formação do professor de literatura
author Santana, Andréia da Cunha Malheiros
author_facet Santana, Andréia da Cunha Malheiros
Lima, Sheila Oliveira
author_role author
author2 Lima, Sheila Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Andréia da Cunha Malheiros
Lima, Sheila Oliveira
description Este artigo tem como principal objetivo compreender como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) avalia a formação dos professores na área de leitura e literatura e os efeitos disso nos currículos dos cursos de licenciatura em Letras. Tendo em vista esse objetivo, a pesquisa busca identificar as questões que envolvem a temática da leitura e da literatura nos exames realizados nos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Parte-se da premissa de que o modo como o ENADE aborda a leitura e a literatura influencia os cursos de formação de professores, desta forma interfere no próprio ensino destes conteúdos. Trata-se de uma pesquisa mista, que articula dados quantitativos com dados qualitativos. A fundamentação teórica articulou as leituras de diferentes temas como a legislação (DCN e SINAES), o controle exercido pela avaliação externa (Madaus, Scaramucci) e autores que trabalham com a literatura e o seu ensino (Candido,  Jouve, Colomer). Como conclusão, foi possível destacar que o exame também precisa ser avaliado, pois tem ultrapassado os objetivos para os quais foi criado, na medida em que vem realizando uma seleção curricular de alguns conhecimentos e privilegiando alguns temas em detrimento de outros, o que interfere negativamente na formação de professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4946
10.13102/cl.v20i2.4946
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4946
identifier_str_mv 10.13102/cl.v20i2.4946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4946/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 20 n. 2 (2019): Ensino de Língua e Literatura; 228-241
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321161073852416