Uma leitura de "Diário do hospício" e "Hospício é deus" no contexto das literaturas pós-autônomas
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/5864 |
Resumo: | Resumo: Com base em Diário do hospício, de Lima Barreto, e Hospício é deus, de Maura Lopes Cançado, este estudo tem por objetivo analisar algumas marcas nessas escrituras que, por meio da criação ficcional, da inovação formal e da diferenciação da voz do sujeito autobiográfico, ultrapassam em vários aspectos as convenções do gênero diário. Tendo em vista seu caráter híbrido, as obras ressoam na contemporaneidade como prenúncios das literaturas pós-autônomas (LUDMER, 2010), por destoarem de categorias literárias tradicionais e por esmaecerem as fronteiras entre realidade e ficção. Como embasamento teórico, contamos, dentre outros textos, com estudos sobre a escrita de si diarística (FOUCAULT, 1992; BLANCHOT, 2005; BARCELLOS, 2007) e sobre o pacto autobiográfico (LEJEUNE, 2014). Através da ficção e do reordenamento formal, Lima e Maura rasgam a camisa de força das condições de produção, da linguagem diarística referencial e do pacto autobiográfico. Palavras-chave: Diário íntimo. Literaturas pós-autônomas. Realidade. Ficção. |
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Uma leitura de "Diário do hospício" e "Hospício é deus" no contexto das literaturas pós-autônomasResumo: Com base em Diário do hospício, de Lima Barreto, e Hospício é deus, de Maura Lopes Cançado, este estudo tem por objetivo analisar algumas marcas nessas escrituras que, por meio da criação ficcional, da inovação formal e da diferenciação da voz do sujeito autobiográfico, ultrapassam em vários aspectos as convenções do gênero diário. Tendo em vista seu caráter híbrido, as obras ressoam na contemporaneidade como prenúncios das literaturas pós-autônomas (LUDMER, 2010), por destoarem de categorias literárias tradicionais e por esmaecerem as fronteiras entre realidade e ficção. Como embasamento teórico, contamos, dentre outros textos, com estudos sobre a escrita de si diarística (FOUCAULT, 1992; BLANCHOT, 2005; BARCELLOS, 2007) e sobre o pacto autobiográfico (LEJEUNE, 2014). Através da ficção e do reordenamento formal, Lima e Maura rasgam a camisa de força das condições de produção, da linguagem diarística referencial e do pacto autobiográfico. Palavras-chave: Diário íntimo. Literaturas pós-autônomas. Realidade. Ficção.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/586410.13102/cl.v23i1.5864A Cor das Letras; v. 23 n. 1 (2022): Estudos Literários; 259-2712594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/5864/7697Copyright (c) 2021 Universidade Estadual de Feira de Santanahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Felippe Nildo Oliveira deRodrigues, Rosângela de Melo2023-01-01T02:01:46Zoai:ojs3.uefs.br:article/5864Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2023-01-01T02:01:46A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
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