Orquestrações multimodais no discurso publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Paes, Vera Lúcia Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4636
Resumo: Neste artigo, propomo-nos a analisar a construção multimodal de duas peças publicitárias de o Boticário na mídia impressa e digital, cujos suportes são revista da Marie Claire e o site da revista. Para esse propósito, ancoramo-nos no enquadramento teórico de teorias de base sistêmica, a partir da Gramática Sistêmico-Funcional, em diálogo com a Gramática do Design Visual. Como procedimentos teórico-metodológicos, a partir de uma análise qualitativo-interpretativa, investigamos artefatos semióticos verbais (metafunções ideacional e interpessoal). Já no modo semiótico visual, focamos as metafunções representacional e interativa. Justifica-se esta pesquisa pela importância de (re)conhecer práticas sociais publicitárias, compreendendo a construção de conceitos e valores. Em linhas gerais, chegamos à conclusão de que as construções publicitárias criaram conceitos de que o sucesso está atrelado à beleza a partir de representações que moldam estilos e identidades, construídas pela inter-relação dos recursos semióticos verbais e visuais.    
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