Orquestrações multimodais no discurso publicitário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4636 |
Resumo: | Neste artigo, propomo-nos a analisar a construção multimodal de duas peças publicitárias de o Boticário na mídia impressa e digital, cujos suportes são revista da Marie Claire e o site da revista. Para esse propósito, ancoramo-nos no enquadramento teórico de teorias de base sistêmica, a partir da Gramática Sistêmico-Funcional, em diálogo com a Gramática do Design Visual. Como procedimentos teórico-metodológicos, a partir de uma análise qualitativo-interpretativa, investigamos artefatos semióticos verbais (metafunções ideacional e interpessoal). Já no modo semiótico visual, focamos as metafunções representacional e interativa. Justifica-se esta pesquisa pela importância de (re)conhecer práticas sociais publicitárias, compreendendo a construção de conceitos e valores. Em linhas gerais, chegamos à conclusão de que as construções publicitárias criaram conceitos de que o sucesso está atrelado à beleza a partir de representações que moldam estilos e identidades, construídas pela inter-relação dos recursos semióticos verbais e visuais. |
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Orquestrações multimodais no discurso publicitárioNeste artigo, propomo-nos a analisar a construção multimodal de duas peças publicitárias de o Boticário na mídia impressa e digital, cujos suportes são revista da Marie Claire e o site da revista. Para esse propósito, ancoramo-nos no enquadramento teórico de teorias de base sistêmica, a partir da Gramática Sistêmico-Funcional, em diálogo com a Gramática do Design Visual. Como procedimentos teórico-metodológicos, a partir de uma análise qualitativo-interpretativa, investigamos artefatos semióticos verbais (metafunções ideacional e interpessoal). Já no modo semiótico visual, focamos as metafunções representacional e interativa. Justifica-se esta pesquisa pela importância de (re)conhecer práticas sociais publicitárias, compreendendo a construção de conceitos e valores. Em linhas gerais, chegamos à conclusão de que as construções publicitárias criaram conceitos de que o sucesso está atrelado à beleza a partir de representações que moldam estilos e identidades, construídas pela inter-relação dos recursos semióticos verbais e visuais. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/463610.13102/cl.v23i1.4636A Cor das Letras; v. 23 n. 2 (2022): Estudos Linguísticos e Filológicos ; 289-3112594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4636/7689Copyright (c) 2022 Universidade Estadual de Feira de Santanahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNepomuceno, Arlete Ribeirode Paes, Vera Lúcia Viana2022-12-30T01:18:57Zoai:ojs3.uefs.br:article/4636Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2022-12-30T01:18:57A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
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