DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1473 |
Resumo: | É sempre bom pensar o lugar em que vivemos, estabelecer elos e construir espaços de vivência em que o humano, esteja no centro, não na vi- são antropocêntrica, mas no estabelecimento das relações em que o ouvir e falar, sejam expressões marcantes e definitivas. Esta Geografia Humanista é mais uma forma, distinta de tantas outras, de fazer geografia. Esta análise apresenta os mapas mentais, como ferramenta da aprendizagem do desenho cartográfico, caracterizando o risco e rabisco dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola particular, da cidade de Ilhéus, na Bahia, expressando assim a percepção que estes mesmos alunos possuem do percurso realizado da casa à escola, a partir da confecção do mapa mental em folha de oficio, com objetivo de desenvolver a percepção do lugar. O resultado encontra-se centrado no registro da percepção e representação que o aluno possui, através do mapa mental construído por ele, associado a uma tomada de consciência do lugar em que vive. |
id |
UEFS-1_6aefbd7d7d573ecc199ab357a947428f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/1473 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTAÉ sempre bom pensar o lugar em que vivemos, estabelecer elos e construir espaços de vivência em que o humano, esteja no centro, não na vi- são antropocêntrica, mas no estabelecimento das relações em que o ouvir e falar, sejam expressões marcantes e definitivas. Esta Geografia Humanista é mais uma forma, distinta de tantas outras, de fazer geografia. Esta análise apresenta os mapas mentais, como ferramenta da aprendizagem do desenho cartográfico, caracterizando o risco e rabisco dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola particular, da cidade de Ilhéus, na Bahia, expressando assim a percepção que estes mesmos alunos possuem do percurso realizado da casa à escola, a partir da confecção do mapa mental em folha de oficio, com objetivo de desenvolver a percepção do lugar. O resultado encontra-se centrado no registro da percepção e representação que o aluno possui, através do mapa mental construído por ele, associado a uma tomada de consciência do lugar em que vive.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/147310.13102/cl.v13i1.1473A Cor das Letras; v. 13 n. 1 (2012): Desenho e educação: cultura visual e cidade; 91-1062594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1473/pdfCopyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana Filho, Aderbal PereiraPacheco, Lílian Miranda Bastos2018-02-19T02:52:07Zoai:ojs3.uefs.br:article/1473Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-02-19T02:52:07A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA |
title |
DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA |
spellingShingle |
DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA Santana Filho, Aderbal Pereira |
title_short |
DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA |
title_full |
DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA |
title_fullStr |
DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA |
title_full_unstemmed |
DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA |
title_sort |
DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA |
author |
Santana Filho, Aderbal Pereira |
author_facet |
Santana Filho, Aderbal Pereira Pacheco, Lílian Miranda Bastos |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Lílian Miranda Bastos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana Filho, Aderbal Pereira Pacheco, Lílian Miranda Bastos |
description |
É sempre bom pensar o lugar em que vivemos, estabelecer elos e construir espaços de vivência em que o humano, esteja no centro, não na vi- são antropocêntrica, mas no estabelecimento das relações em que o ouvir e falar, sejam expressões marcantes e definitivas. Esta Geografia Humanista é mais uma forma, distinta de tantas outras, de fazer geografia. Esta análise apresenta os mapas mentais, como ferramenta da aprendizagem do desenho cartográfico, caracterizando o risco e rabisco dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola particular, da cidade de Ilhéus, na Bahia, expressando assim a percepção que estes mesmos alunos possuem do percurso realizado da casa à escola, a partir da confecção do mapa mental em folha de oficio, com objetivo de desenvolver a percepção do lugar. O resultado encontra-se centrado no registro da percepção e representação que o aluno possui, através do mapa mental construído por ele, associado a uma tomada de consciência do lugar em que vive. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1473 10.13102/cl.v13i1.1473 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1473 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v13i1.1473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1473/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 13 n. 1 (2012): Desenho e educação: cultura visual e cidade; 91-106 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321159719092224 |