DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana Filho, Aderbal Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pacheco, Lílian Miranda Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1473
Resumo: É sempre bom pensar o lugar em que vivemos, estabelecer elos e construir espaços de vivência em que o humano, esteja no centro, não na vi- são antropocêntrica, mas no estabelecimento das relações em que o ouvir e falar, sejam expressões marcantes e definitivas. Esta Geografia Humanista é mais uma forma, distinta de tantas outras, de fazer geografia. Esta análise apresenta os mapas mentais, como ferramenta da aprendizagem do desenho cartográfico, caracterizando o risco e rabisco dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola particular, da cidade de Ilhéus, na Bahia, expressando assim a percepção que estes mesmos alunos possuem do percurso realizado da casa à escola, a partir da confecção do mapa mental em folha de oficio, com objetivo de desenvolver a percepção do lugar. O resultado encontra-se centrado no registro da percepção e representação que o aluno possui, através do mapa mental construído por ele, associado a uma tomada de consciência do lugar em que vive.
id UEFS-1_6aefbd7d7d573ecc199ab357a947428f
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/1473
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTAÉ sempre bom pensar o lugar em que vivemos, estabelecer elos e construir espaços de vivência em que o humano, esteja no centro, não na vi- são antropocêntrica, mas no estabelecimento das relações em que o ouvir e falar, sejam expressões marcantes e definitivas. Esta Geografia Humanista é mais uma forma, distinta de tantas outras, de fazer geografia. Esta análise apresenta os mapas mentais, como ferramenta da aprendizagem do desenho cartográfico, caracterizando o risco e rabisco dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola particular, da cidade de Ilhéus, na Bahia, expressando assim a percepção que estes mesmos alunos possuem do percurso realizado da casa à escola, a partir da confecção do mapa mental em folha de oficio, com objetivo de desenvolver a percepção do lugar. O resultado encontra-se centrado no registro da percepção e representação que o aluno possui, através do mapa mental construído por ele, associado a uma tomada de consciência do lugar em que vive.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/147310.13102/cl.v13i1.1473A Cor das Letras; v. 13 n. 1 (2012): Desenho e educação: cultura visual e cidade; 91-1062594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1473/pdfCopyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana Filho, Aderbal PereiraPacheco, Lílian Miranda Bastos2018-02-19T02:52:07Zoai:ojs3.uefs.br:article/1473Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-02-19T02:52:07A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA
title DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA
spellingShingle DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA
Santana Filho, Aderbal Pereira
title_short DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA
title_full DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA
title_fullStr DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA
title_full_unstemmed DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA
title_sort DE CASA À ESCOLA: O DESENHO DO CAMINHO PERCORRIDO NUMA ABORDAGEM HUMANISTA
author Santana Filho, Aderbal Pereira
author_facet Santana Filho, Aderbal Pereira
Pacheco, Lílian Miranda Bastos
author_role author
author2 Pacheco, Lílian Miranda Bastos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana Filho, Aderbal Pereira
Pacheco, Lílian Miranda Bastos
description É sempre bom pensar o lugar em que vivemos, estabelecer elos e construir espaços de vivência em que o humano, esteja no centro, não na vi- são antropocêntrica, mas no estabelecimento das relações em que o ouvir e falar, sejam expressões marcantes e definitivas. Esta Geografia Humanista é mais uma forma, distinta de tantas outras, de fazer geografia. Esta análise apresenta os mapas mentais, como ferramenta da aprendizagem do desenho cartográfico, caracterizando o risco e rabisco dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola particular, da cidade de Ilhéus, na Bahia, expressando assim a percepção que estes mesmos alunos possuem do percurso realizado da casa à escola, a partir da confecção do mapa mental em folha de oficio, com objetivo de desenvolver a percepção do lugar. O resultado encontra-se centrado no registro da percepção e representação que o aluno possui, através do mapa mental construído por ele, associado a uma tomada de consciência do lugar em que vive.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1473
10.13102/cl.v13i1.1473
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1473
identifier_str_mv 10.13102/cl.v13i1.1473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1473/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 13 n. 1 (2012): Desenho e educação: cultura visual e cidade; 91-106
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321159719092224