DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia Marisy
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, Marcia Bento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22
Resumo: Este artigo é resultante de revisão bibliográfica e o seu objetivo foi melhor compreender os questionamentos por que passam a educação,  nos quais se evidencia a necessidade de mudanças em seus mais diversos âmbitos, principalmente na prática de ensino, surgindo a interdisciplinaridade como uma possibilidade para viabilizar uma educação que rompa os compartimentos estanques das capacidades isoladas. Tentou-se com o presente texto, refletir como a universidade pode buscar uma nova linguagem no seu fazer educativo que tenha rebatimento imediato na formação docente. Para tanto, o ensino interdisciplinar requer, entre outros aspectos, uma mudança de atitude dos que ensinam e aprendem na sua forma de compreender o mundo e aceitar que o seu papel junto aos sujeitos aprendizes é o da mediação. Vive-se um momento novo na sociedade, onde as informações estão ao alcance de todos através das tecnologias de comunicação, portanto, é na formação docente que a perspectiva interdisciplinar de ensino precisa ser aprimorada, para atender as demandas atuais colocadas para a educação. Por outro lado, a escola necessita de estratégias de ensino inovadoras, criativas e flexíveis, que permitam aos vários docentes trabalharem ao mesmo tempo um mesmo conteúdo com olhares diferenciados, oferecendo ao aluno uma visão de totalidade do fenômeno estudado. Esta prática, certamente, dará significado ao processo ensino-aprendizagem.
id UNIVASF-1_7dfee5e4f01780978fc659a4f050ac70
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/22
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIAInterdisciplinaridadeEducaçãoFormação DocenteEnsino-AprendizagemEste artigo é resultante de revisão bibliográfica e o seu objetivo foi melhor compreender os questionamentos por que passam a educação,  nos quais se evidencia a necessidade de mudanças em seus mais diversos âmbitos, principalmente na prática de ensino, surgindo a interdisciplinaridade como uma possibilidade para viabilizar uma educação que rompa os compartimentos estanques das capacidades isoladas. Tentou-se com o presente texto, refletir como a universidade pode buscar uma nova linguagem no seu fazer educativo que tenha rebatimento imediato na formação docente. Para tanto, o ensino interdisciplinar requer, entre outros aspectos, uma mudança de atitude dos que ensinam e aprendem na sua forma de compreender o mundo e aceitar que o seu papel junto aos sujeitos aprendizes é o da mediação. Vive-se um momento novo na sociedade, onde as informações estão ao alcance de todos através das tecnologias de comunicação, portanto, é na formação docente que a perspectiva interdisciplinar de ensino precisa ser aprimorada, para atender as demandas atuais colocadas para a educação. Por outro lado, a escola necessita de estratégias de ensino inovadoras, criativas e flexíveis, que permitam aos vários docentes trabalharem ao mesmo tempo um mesmo conteúdo com olhares diferenciados, oferecendo ao aluno uma visão de totalidade do fenômeno estudado. Esta prática, certamente, dará significado ao processo ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 12 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22/30Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia MarisyMoreira, Marcia Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:21:55Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/22Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:21:55Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA
title DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA
spellingShingle DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA
Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia Marisy
Interdisciplinaridade
Educação
Formação Docente
Ensino-Aprendizagem
title_short DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA
title_full DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA
title_fullStr DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA
title_full_unstemmed DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA
title_sort DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA
author Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia Marisy
author_facet Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia Marisy
Moreira, Marcia Bento
author_role author
author2 Moreira, Marcia Bento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia Marisy
Moreira, Marcia Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Educação
Formação Docente
Ensino-Aprendizagem
topic Interdisciplinaridade
Educação
Formação Docente
Ensino-Aprendizagem
description Este artigo é resultante de revisão bibliográfica e o seu objetivo foi melhor compreender os questionamentos por que passam a educação,  nos quais se evidencia a necessidade de mudanças em seus mais diversos âmbitos, principalmente na prática de ensino, surgindo a interdisciplinaridade como uma possibilidade para viabilizar uma educação que rompa os compartimentos estanques das capacidades isoladas. Tentou-se com o presente texto, refletir como a universidade pode buscar uma nova linguagem no seu fazer educativo que tenha rebatimento imediato na formação docente. Para tanto, o ensino interdisciplinar requer, entre outros aspectos, uma mudança de atitude dos que ensinam e aprendem na sua forma de compreender o mundo e aceitar que o seu papel junto aos sujeitos aprendizes é o da mediação. Vive-se um momento novo na sociedade, onde as informações estão ao alcance de todos através das tecnologias de comunicação, portanto, é na formação docente que a perspectiva interdisciplinar de ensino precisa ser aprimorada, para atender as demandas atuais colocadas para a educação. Por outro lado, a escola necessita de estratégias de ensino inovadoras, criativas e flexíveis, que permitam aos vários docentes trabalharem ao mesmo tempo um mesmo conteúdo com olhares diferenciados, oferecendo ao aluno uma visão de totalidade do fenômeno estudado. Esta prática, certamente, dará significado ao processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22/30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 12 (2017)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487491518464