Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landim, Márcia Regina Melchior
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Flôres, Onici Claro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/3482
Resumo: A criança começa a desenvolver habilidades leitoras e de escrita antes do processo de alfabetização promovido pela escola. Compreender essa aprendizagem precedente e a sua evolução possibilita, entre outras coisas, identificar - na pré-escola - que habilidades são capazes de predizer o desempenho futuro. Dessa forma, através do presente ensaio propõe-se apontar algumas estratégias que pais e professores de Pré-Escola podem utilizar a fim de favorecer a aprendizagem inicial da leitura, prestando-se tais estratégias a servir de andaimes para o desempenho proficiente em leitura e escrita posterior. Para tanto se faz uma revisão da literatura pertinente ao tema, sobretudo, em neurociências e a ela se reúne a experiência docente da pesquisadora proponente do tema focalizado.
id UEFS-1_7e3350d1733b16b7875ec391087a0c23
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/3482
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escolaA criança começa a desenvolver habilidades leitoras e de escrita antes do processo de alfabetização promovido pela escola. Compreender essa aprendizagem precedente e a sua evolução possibilita, entre outras coisas, identificar - na pré-escola - que habilidades são capazes de predizer o desempenho futuro. Dessa forma, através do presente ensaio propõe-se apontar algumas estratégias que pais e professores de Pré-Escola podem utilizar a fim de favorecer a aprendizagem inicial da leitura, prestando-se tais estratégias a servir de andaimes para o desempenho proficiente em leitura e escrita posterior. Para tanto se faz uma revisão da literatura pertinente ao tema, sobretudo, em neurociências e a ela se reúne a experiência docente da pesquisadora proponente do tema focalizado.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2019-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/348210.13102/cl.v19i3.3482A Cor das Letras; v. 19 n. 3 (2018): Ensino de Língua e Literatura; 27-372594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/3482/pdfCopyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessLandim, Márcia Regina MelchiorFlôres, Onici Claro2019-01-03T17:04:25Zoai:ojs3.uefs.br:article/3482Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2019-01-03T17:04:25A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola
title Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola
spellingShingle Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola
Landim, Márcia Regina Melchior
title_short Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola
title_full Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola
title_fullStr Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola
title_full_unstemmed Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola
title_sort Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola
author Landim, Márcia Regina Melchior
author_facet Landim, Márcia Regina Melchior
Flôres, Onici Claro
author_role author
author2 Flôres, Onici Claro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Landim, Márcia Regina Melchior
Flôres, Onici Claro
description A criança começa a desenvolver habilidades leitoras e de escrita antes do processo de alfabetização promovido pela escola. Compreender essa aprendizagem precedente e a sua evolução possibilita, entre outras coisas, identificar - na pré-escola - que habilidades são capazes de predizer o desempenho futuro. Dessa forma, através do presente ensaio propõe-se apontar algumas estratégias que pais e professores de Pré-Escola podem utilizar a fim de favorecer a aprendizagem inicial da leitura, prestando-se tais estratégias a servir de andaimes para o desempenho proficiente em leitura e escrita posterior. Para tanto se faz uma revisão da literatura pertinente ao tema, sobretudo, em neurociências e a ela se reúne a experiência docente da pesquisadora proponente do tema focalizado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/3482
10.13102/cl.v19i3.3482
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/3482
identifier_str_mv 10.13102/cl.v19i3.3482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/3482/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 19 n. 3 (2018): Ensino de Língua e Literatura; 27-37
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321160601993216