Do mediador ao leitor e os livros de permeio: contributos para uma boa sessão de animação à leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/28 |
Resumo: | O presente artigo considera as questões da mediação da leitura, refletindo sobre alguns pontos-chave da formação do mediador, além de apresentar algumas sugestões de abordagem à literatura para a infância e juventude, sobretudo em contexto escolar. Centramos a nossa reflexão em dois eixos: 1) a seleção de obras (ou definição de um corpus literário) e 2) a definição de estratégias conducentes à criação de momentos ricos e prazerosos de encontro com o(s) livro(s). Completaremos o nosso trabalho com 3) a exemplificação de possíveis sessões de animação à leitura. |
id |
UEFS-1_ed0a340f10d90870e6676e1b0d8dcbfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/5225 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Do mediador ao leitor e os livros de permeio: contributos para uma boa sessão de animação à leituraO presente artigo considera as questões da mediação da leitura, refletindo sobre alguns pontos-chave da formação do mediador, além de apresentar algumas sugestões de abordagem à literatura para a infância e juventude, sobretudo em contexto escolar. Centramos a nossa reflexão em dois eixos: 1) a seleção de obras (ou definição de um corpus literário) e 2) a definição de estratégias conducentes à criação de momentos ricos e prazerosos de encontro com o(s) livro(s). Completaremos o nosso trabalho com 3) a exemplificação de possíveis sessões de animação à leitura.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2810.13102/cl.v21i2.5225A Cor das Letras; v. 21 n. 2 (2020): Ensino de Língua e Literatura; 28-472594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/28/pdfCopyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Lúcia2021-07-15T04:09:20Zoai:ojs3.uefs.br:article/5225Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2021-07-15T04:09:20A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do mediador ao leitor e os livros de permeio: contributos para uma boa sessão de animação à leitura |
title |
Do mediador ao leitor e os livros de permeio: contributos para uma boa sessão de animação à leitura |
spellingShingle |
Do mediador ao leitor e os livros de permeio: contributos para uma boa sessão de animação à leitura Barros, Lúcia |
title_short |
Do mediador ao leitor e os livros de permeio: contributos para uma boa sessão de animação à leitura |
title_full |
Do mediador ao leitor e os livros de permeio: contributos para uma boa sessão de animação à leitura |
title_fullStr |
Do mediador ao leitor e os livros de permeio: contributos para uma boa sessão de animação à leitura |
title_full_unstemmed |
Do mediador ao leitor e os livros de permeio: contributos para uma boa sessão de animação à leitura |
title_sort |
Do mediador ao leitor e os livros de permeio: contributos para uma boa sessão de animação à leitura |
author |
Barros, Lúcia |
author_facet |
Barros, Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Lúcia |
description |
O presente artigo considera as questões da mediação da leitura, refletindo sobre alguns pontos-chave da formação do mediador, além de apresentar algumas sugestões de abordagem à literatura para a infância e juventude, sobretudo em contexto escolar. Centramos a nossa reflexão em dois eixos: 1) a seleção de obras (ou definição de um corpus literário) e 2) a definição de estratégias conducentes à criação de momentos ricos e prazerosos de encontro com o(s) livro(s). Completaremos o nosso trabalho com 3) a exemplificação de possíveis sessões de animação à leitura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/28 10.13102/cl.v21i2.5225 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/28 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v21i2.5225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/28/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 21 n. 2 (2020): Ensino de Língua e Literatura; 28-47 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321161110552576 |