Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Alexandre Melo de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gouveia, Ana Paula Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1965
Resumo: A Toponímia se ocupa do estudo dos nomes próprios de lugares, em especial, dos aspectos da motivação e do significado dos designativos. Trazemos considerações sobre o caráter interdisciplinar da Toponímia. A interdisciplinaridade não se encontra enclausurada em um conceito, mas em posturas diante do processo de ensino-aprendizagem que procurem proporcionar encontros produtivos entre as disciplinas, teorias, práticas e, sobretudo, entre pessoas. Dessa forma apresentamos uma proposta de atividade para as aulas de língua portuguesa do Ensino Médio que dialoga com a Toponímia e com a perspectiva da memória oral, na intenção de dar abertura para a contemplação de um gênero textual ligado à linguagem cotidiana de pessoas de diversas ocupações sociais. A relação entre Toponímia memória pode proporcionar uma aproximação entre alunos e comunidade, como preconiza as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, uma interação que envolva respeito pelo outro, trabalho em equipe, dinamicidade na discussão de teoria e prática e, sobretudo, um gênero textual oral (a narrativa da memória) sobre o qual discutir a língua a partir dos topônimos. 
id UEFS-1_fd1c2fddda238a73ced553ff03219897
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/1965
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino MédioA Toponímia se ocupa do estudo dos nomes próprios de lugares, em especial, dos aspectos da motivação e do significado dos designativos. Trazemos considerações sobre o caráter interdisciplinar da Toponímia. A interdisciplinaridade não se encontra enclausurada em um conceito, mas em posturas diante do processo de ensino-aprendizagem que procurem proporcionar encontros produtivos entre as disciplinas, teorias, práticas e, sobretudo, entre pessoas. Dessa forma apresentamos uma proposta de atividade para as aulas de língua portuguesa do Ensino Médio que dialoga com a Toponímia e com a perspectiva da memória oral, na intenção de dar abertura para a contemplação de um gênero textual ligado à linguagem cotidiana de pessoas de diversas ocupações sociais. A relação entre Toponímia memória pode proporcionar uma aproximação entre alunos e comunidade, como preconiza as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, uma interação que envolva respeito pelo outro, trabalho em equipe, dinamicidade na discussão de teoria e prática e, sobretudo, um gênero textual oral (a narrativa da memória) sobre o qual discutir a língua a partir dos topônimos. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/196510.13102/cl.v18i3.1965A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 241-2532594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1965/pdfCopyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Alexandre Melo deGouveia, Ana Paula Teixeira2018-03-15T05:02:25Zoai:ojs3.uefs.br:article/1965Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-03-15T05:02:25A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio
title Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio
spellingShingle Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio
Sousa, Alexandre Melo de
title_short Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio
title_full Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio
title_fullStr Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio
title_full_unstemmed Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio
title_sort Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio
author Sousa, Alexandre Melo de
author_facet Sousa, Alexandre Melo de
Gouveia, Ana Paula Teixeira
author_role author
author2 Gouveia, Ana Paula Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Alexandre Melo de
Gouveia, Ana Paula Teixeira
description A Toponímia se ocupa do estudo dos nomes próprios de lugares, em especial, dos aspectos da motivação e do significado dos designativos. Trazemos considerações sobre o caráter interdisciplinar da Toponímia. A interdisciplinaridade não se encontra enclausurada em um conceito, mas em posturas diante do processo de ensino-aprendizagem que procurem proporcionar encontros produtivos entre as disciplinas, teorias, práticas e, sobretudo, entre pessoas. Dessa forma apresentamos uma proposta de atividade para as aulas de língua portuguesa do Ensino Médio que dialoga com a Toponímia e com a perspectiva da memória oral, na intenção de dar abertura para a contemplação de um gênero textual ligado à linguagem cotidiana de pessoas de diversas ocupações sociais. A relação entre Toponímia memória pode proporcionar uma aproximação entre alunos e comunidade, como preconiza as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, uma interação que envolva respeito pelo outro, trabalho em equipe, dinamicidade na discussão de teoria e prática e, sobretudo, um gênero textual oral (a narrativa da memória) sobre o qual discutir a língua a partir dos topônimos. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1965
10.13102/cl.v18i3.1965
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1965
identifier_str_mv 10.13102/cl.v18i3.1965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1965/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 241-253
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321160527544320