Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1965 |
Resumo: | A Toponímia se ocupa do estudo dos nomes próprios de lugares, em especial, dos aspectos da motivação e do significado dos designativos. Trazemos considerações sobre o caráter interdisciplinar da Toponímia. A interdisciplinaridade não se encontra enclausurada em um conceito, mas em posturas diante do processo de ensino-aprendizagem que procurem proporcionar encontros produtivos entre as disciplinas, teorias, práticas e, sobretudo, entre pessoas. Dessa forma apresentamos uma proposta de atividade para as aulas de língua portuguesa do Ensino Médio que dialoga com a Toponímia e com a perspectiva da memória oral, na intenção de dar abertura para a contemplação de um gênero textual ligado à linguagem cotidiana de pessoas de diversas ocupações sociais. A relação entre Toponímia memória pode proporcionar uma aproximação entre alunos e comunidade, como preconiza as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, uma interação que envolva respeito pelo outro, trabalho em equipe, dinamicidade na discussão de teoria e prática e, sobretudo, um gênero textual oral (a narrativa da memória) sobre o qual discutir a língua a partir dos topônimos. |
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Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino MédioA Toponímia se ocupa do estudo dos nomes próprios de lugares, em especial, dos aspectos da motivação e do significado dos designativos. Trazemos considerações sobre o caráter interdisciplinar da Toponímia. A interdisciplinaridade não se encontra enclausurada em um conceito, mas em posturas diante do processo de ensino-aprendizagem que procurem proporcionar encontros produtivos entre as disciplinas, teorias, práticas e, sobretudo, entre pessoas. Dessa forma apresentamos uma proposta de atividade para as aulas de língua portuguesa do Ensino Médio que dialoga com a Toponímia e com a perspectiva da memória oral, na intenção de dar abertura para a contemplação de um gênero textual ligado à linguagem cotidiana de pessoas de diversas ocupações sociais. A relação entre Toponímia memória pode proporcionar uma aproximação entre alunos e comunidade, como preconiza as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, uma interação que envolva respeito pelo outro, trabalho em equipe, dinamicidade na discussão de teoria e prática e, sobretudo, um gênero textual oral (a narrativa da memória) sobre o qual discutir a língua a partir dos topônimos. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/196510.13102/cl.v18i3.1965A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 241-2532594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1965/pdfCopyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Alexandre Melo deGouveia, Ana Paula Teixeira2018-03-15T05:02:25Zoai:ojs3.uefs.br:article/1965Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-03-15T05:02:25A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
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