A contação de histórias como prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Laís Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Rosemary Lapa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/66
Resumo: O presente trabalho busca discutir a contação de histórias no contexto de sala de aula como prática educativa das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Salvador. O estudo vem problematizar como acontece a contação de histórias no contexto de sala de aula como prática educativa. Este trabalho tem como pressuposto metodológico a etnografia, junto aos princípios da investigação qualitativa, na qual a proposta de estudo é pensar as facetas existenciais da arte de contar histórias na prática educativa. A pesquisa foi realizada com grupo de professoras das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Salvador, Bahia, Brasil, que utilizam a contação de histórias como prática educativa no contexto escolar, no ambiente de sala de aula. Considerando também a função social da arte de contar histórias que se manifesta de forma plena, à medida que a experiência da contação adentra o horizonte de expectativas de sua vida prática, compondo o seu entendimento do mundo e influenciando seu comportamento social. Em virtude dos fatos mencionados, acreditamos que esse estudo pode ser um recurso que corrobore com a ampliação desse debate, podendo ser usado como subsídio para se pensar mudanças nas políticas públicas em educação.
id UEFS-1_ffe81023713bc8854c4bf43a90b9df14
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/5803
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling A contação de histórias como prática educativaO presente trabalho busca discutir a contação de histórias no contexto de sala de aula como prática educativa das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Salvador. O estudo vem problematizar como acontece a contação de histórias no contexto de sala de aula como prática educativa. Este trabalho tem como pressuposto metodológico a etnografia, junto aos princípios da investigação qualitativa, na qual a proposta de estudo é pensar as facetas existenciais da arte de contar histórias na prática educativa. A pesquisa foi realizada com grupo de professoras das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Salvador, Bahia, Brasil, que utilizam a contação de histórias como prática educativa no contexto escolar, no ambiente de sala de aula. Considerando também a função social da arte de contar histórias que se manifesta de forma plena, à medida que a experiência da contação adentra o horizonte de expectativas de sua vida prática, compondo o seu entendimento do mundo e influenciando seu comportamento social. Em virtude dos fatos mencionados, acreditamos que esse estudo pode ser um recurso que corrobore com a ampliação desse debate, podendo ser usado como subsídio para se pensar mudanças nas políticas públicas em educação.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/6610.13102/cl.v21i2.5803A Cor das Letras; v. 21 n. 2 (2020): Ensino de Língua e Literatura; 66-752594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/66/pdfCopyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Laís CostaOliveira, Rosemary Lapa de2021-07-15T04:09:20Zoai:ojs3.uefs.br:article/5803Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2021-07-15T04:09:20A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A contação de histórias como prática educativa
title A contação de histórias como prática educativa
spellingShingle A contação de histórias como prática educativa
Ferreira, Laís Costa
title_short A contação de histórias como prática educativa
title_full A contação de histórias como prática educativa
title_fullStr A contação de histórias como prática educativa
title_full_unstemmed A contação de histórias como prática educativa
title_sort A contação de histórias como prática educativa
author Ferreira, Laís Costa
author_facet Ferreira, Laís Costa
Oliveira, Rosemary Lapa de
author_role author
author2 Oliveira, Rosemary Lapa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Laís Costa
Oliveira, Rosemary Lapa de
description O presente trabalho busca discutir a contação de histórias no contexto de sala de aula como prática educativa das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Salvador. O estudo vem problematizar como acontece a contação de histórias no contexto de sala de aula como prática educativa. Este trabalho tem como pressuposto metodológico a etnografia, junto aos princípios da investigação qualitativa, na qual a proposta de estudo é pensar as facetas existenciais da arte de contar histórias na prática educativa. A pesquisa foi realizada com grupo de professoras das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Salvador, Bahia, Brasil, que utilizam a contação de histórias como prática educativa no contexto escolar, no ambiente de sala de aula. Considerando também a função social da arte de contar histórias que se manifesta de forma plena, à medida que a experiência da contação adentra o horizonte de expectativas de sua vida prática, compondo o seu entendimento do mundo e influenciando seu comportamento social. Em virtude dos fatos mencionados, acreditamos que esse estudo pode ser um recurso que corrobore com a ampliação desse debate, podendo ser usado como subsídio para se pensar mudanças nas políticas públicas em educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/66
10.13102/cl.v21i2.5803
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/66
identifier_str_mv 10.13102/cl.v21i2.5803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/66/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 21 n. 2 (2020): Ensino de Língua e Literatura; 66-75
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321161135718400