A contação de histórias como prática de letramento: um processo de retextualização do cordel para a contação de histórias.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9604 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo, refletir sobre a relevância do trabalho com a retextualização na produção textual de novos gêneros. As teorias que a embasaram, estão fundamentadas, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Soares (2010), Marcuschi (2001), Dell’Isola (2007), Fiorussi (2003) e Kleiman (2010). No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros, teses dissertações e artigos acadêmicos, sob uma abordagem qualitativa. Em se tratando do universo da pesquisa, esta está direcionada a leituras sobre o processo de retextualização, letramento, gêneros textuais, cordéis e contação de histórias. Através dos estudos realizados, percebemos a importância do processo de retextualização, na perspectiva do letramento, para o desenvolvimento da oralidade e da escrita, por meio dos gêneros textuais, em sala de aula. Este se apresenta como um processo de aquisição de conhecimento e de construção de novos textos, em que deve ser considerado, não somente a temática explícita no texto, mas também os conhecimentos prévios de cada aluno que podem enriquecer a sua compreensão. Além disso, possibilita aos alunos expor suas experiências e expressões artísticas, de uma forma espontânea e prazerosa como é o ato de recontar, ouvir e inventar. Com a finalidade de contribuir com a prática pedagógica do professor, no que se refere ao trabalho com a oralidade e a escrita, realizamos uma proposta de intervenção, a ser apresentada a professores do 6° ano do ensino fundamental, por meio da retextualização da oralidade para a escrita do gênero textual cordel para a contação de histórias, através de uma prática de letramento. |
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A contação de histórias como prática de letramento: um processo de retextualização do cordel para a contação de histórias.Storytelling as a literacy practice: a process of string retextualization for storytelling.Gêneros textuaisRetextualizaçãoLetramento - práticaProdução textualContação de históriasTextual genresRetextualizationLiteracy - PracticeText productionStorytellingLetras - Língua Portuguesa.Esta pesquisa tem como objetivo, refletir sobre a relevância do trabalho com a retextualização na produção textual de novos gêneros. As teorias que a embasaram, estão fundamentadas, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Soares (2010), Marcuschi (2001), Dell’Isola (2007), Fiorussi (2003) e Kleiman (2010). No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros, teses dissertações e artigos acadêmicos, sob uma abordagem qualitativa. Em se tratando do universo da pesquisa, esta está direcionada a leituras sobre o processo de retextualização, letramento, gêneros textuais, cordéis e contação de histórias. Através dos estudos realizados, percebemos a importância do processo de retextualização, na perspectiva do letramento, para o desenvolvimento da oralidade e da escrita, por meio dos gêneros textuais, em sala de aula. Este se apresenta como um processo de aquisição de conhecimento e de construção de novos textos, em que deve ser considerado, não somente a temática explícita no texto, mas também os conhecimentos prévios de cada aluno que podem enriquecer a sua compreensão. Além disso, possibilita aos alunos expor suas experiências e expressões artísticas, de uma forma espontânea e prazerosa como é o ato de recontar, ouvir e inventar. Com a finalidade de contribuir com a prática pedagógica do professor, no que se refere ao trabalho com a oralidade e a escrita, realizamos uma proposta de intervenção, a ser apresentada a professores do 6° ano do ensino fundamental, por meio da retextualização da oralidade para a escrita do gênero textual cordel para a contação de histórias, através de uma prática de letramento.This research purpose to reflect on the relevance of the work with the retextualization in the textual production of new genres. The theories that support it, are mainly based on the studies developed by Soares (2010), Marcuschi (2001), Dell'Isola (2007), Fiorussi (2003) and Kleiman (2010). As far as the methodology is concerned, it is a bibliographical research, based on books, dissertations and academic articles, under a qualitative approach. When it comes to the universe of research, it is directed to readings about the process of retextualization, literacy, textual genres, cords and storytelling. Through the studies carried out, we could perceive the importance of the process of retextualization, in the perspective of literacy, for the development of orality and writing, through the textual genres, in the classroom. This is presented as a process of acquisition of knowledge and construction of new texts, in which not only the explicit theme in the text, but also the previous knowledge of each student that can enrich their understanding must be considered. In addition, it allows the students to expose their experiences and artistic expressions, in a spontaneous and pleasurable way as the act of retelling, listening and inventing. In order to contribute to the pedagogical practice of the teacher, with regard to the work with orality and writing, we made a proposal of intervention, to be presented to teachers of the 6th grade of elementary school, through the retextualization of orality for the writing of the textual genre cordel for storytelling, through a practice of literacy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.SILVA, Abdoral Inácio da.PEREIRA, Mikaelly Cabral.2019-06-262019-11-27T15:20:58Z2019-10-272019-11-27T15:20:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9604PEREIRA, Mikaelly Cabral. A contação de histórias como prática de letramento: um processo de retextualização do cordel para a contação de histórias. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-25T12:06:59Zoai:localhost:riufcg/9604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-25T12:06:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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