Coeficientes binomiais estendidos: algumas propriedades e aplicações para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alixandre, Graziela Pereira de Jesus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS
Texto Completo: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1329
Resumo: The aim of this work is to present a theoretical material about extended binomial numbers, to treat some of their properties and propose the approach of this content in high school. In basic education the definition of binomial numbers, as well the study of their properties, are restricted to nonnegative integers. Using a simple approach, we will start with the study of counting, defining binomial numbers for nonnegative integer values and their properties. We will illustrate the identities in the classic Pascal triangle and then define the binomial coefficients for actual values. At the end of this work, we will propose some activities with resolutions to be applied to high school students.
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We will illustrate the identities in the classic Pascal triangle and then define the binomial coefficients for actual values. At the end of this work, we will propose some activities with resolutions to be applied to high school students.O objetivo deste trabalho é apresentar um material teórico sobre números binomiais estendidos, tratar de algumas de suas propriedades e propor a abordagem deste conteúdo no ensino médio. Na educação básica a definição de números binomiais, bem como o estudo de suas propriedades, são restritos aos números inteiros não-negativos. Por meio de uma abordagem simples, iniciaremos com o estudo de contagem, definição dos números binomiais para valores inteiros não-negativos e suas propriedades. Ilustraremos as identidades no triângulo de Pascal clássico e, depois, definiremos os coeficientes binomiais para valores reais. Demonstraremos algumas identidades binomiais estendidas e utilizaremos a extensão superior do triângulo de Pascal para ilustrar tais propriedades. Ao final deste trabalho, proporemos algumas atividades com resoluções para serem aplicadas aos alunos do ensino médio.Submitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2022-03-04T21:33:14Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_grazi (5).pdf: 1785581 bytes, checksum: 7f01e5c3e57b8389cb1d4132a85f22cd (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-04T21:33:14Z (GMT). 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