As fontes em estudos pombalinos: ocorrências em livros e publicações em periódicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nayara Stefanie Mandarino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Elaine Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/12778
Resumo: As pesquisas que abordam o período pombalino aparecem, na historiografia da educação no Brasil, em um baixo volume, além de serem marcadas por diversas representações, frequentemente dicotômicas. Nesse sentido, surge a necessidade de uma renovação nos estudos pombalinos. Esta pesquisa[1] busca contribuir com esse propósito, uma vez que objetiva fazer o levantamento das fontes utilizadas em livros e publicações em periódicos por autores brasileiros. Foram encontrados 245 textos, que tiveram suas referências analisadas e classificadas, com base nos conjuntos propostos por Alves (2005), em: obras clássicas, fontes documentais e historiografia, que foi subdividida em teses e dissertações, publicações em periódicos e livros, dicionários e biografias. A historiografia, especialmente livros, concentra o maior número de recorrências nos trabalhos analisados. Percebeu-se, ainda, que poucos autores estudam fontes documentais. Palavras-chave: Colônia. Fontes históricas. Historiografia brasileira.   [1] Este texto apresenta resultados da pesquisa de iniciação científica “O Marquês de Pombal e a instrução pública”, realizada entre 2019 e 2020 na Universidade Federal de Sergipe.
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spelling As fontes em estudos pombalinos: ocorrências em livros e publicações em periódicosSources in pombaline studies: occurrences in books and journal publicationsLas fuentes en los estudios pombalinos: apariciones en libros y publicaciones en revistasAs pesquisas que abordam o período pombalino aparecem, na historiografia da educação no Brasil, em um baixo volume, além de serem marcadas por diversas representações, frequentemente dicotômicas. Nesse sentido, surge a necessidade de uma renovação nos estudos pombalinos. Esta pesquisa[1] busca contribuir com esse propósito, uma vez que objetiva fazer o levantamento das fontes utilizadas em livros e publicações em periódicos por autores brasileiros. Foram encontrados 245 textos, que tiveram suas referências analisadas e classificadas, com base nos conjuntos propostos por Alves (2005), em: obras clássicas, fontes documentais e historiografia, que foi subdividida em teses e dissertações, publicações em periódicos e livros, dicionários e biografias. A historiografia, especialmente livros, concentra o maior número de recorrências nos trabalhos analisados. Percebeu-se, ainda, que poucos autores estudam fontes documentais. Palavras-chave: Colônia. Fontes históricas. Historiografia brasileira.   [1] Este texto apresenta resultados da pesquisa de iniciação científica “O Marquês de Pombal e a instrução pública”, realizada entre 2019 e 2020 na Universidade Federal de Sergipe.Researches that approach the pombaline period appear in a low volume within education historiography in Brazil; in addition, they are marked by diverse representations, which are often dichotomic. In this sense, there is a need to renew pombaline studies. This research seeks to contribute to such purpose, given that it aims to gather sources used in books and journal publications authored by Brazilians. 245 texts were found. Their references were analyzed and classified, based on the groups Alves (2005) proposes, in classical works, documental sources, and historiography. The latter was subdivided in theses and dissertations, publications in journals and books, dictionaries, and biographies. Historiography, especially books, concentrates more recurrences within the works analyzed. Moreover, few authors study documental sources. Keywords: Colony. Historical sources. Brazilian historiography.Las investigaciones que abordan el período pombalino aparecen, en la historiografía de la educación brasileña, a un volumen bajo, además de estar marcadas por varias representaciones, a menudo dicotómicas. En este sentido, existe la necesidad de una renovación en los estudios pombalinos. Esta investigación pretende contribuir a este propósito, ya que tiene como objetivo hacer un balance de las fuentes utilizadas en libros y publicaciones de revistas por autores brasileños. Se encontraron 245 textos, cuyas referencias fueron analizadas y clasificadas, a partir de los conjuntos propuestos por Alves (2005), en: obras clásicas, fuentes documentales y la historiografía, que se subdivide en tesis y disertaciones, publicaciones en revistas y libros, diccionarios y biografías. La historiografía, especialmente los libros, concentra el mayor número de recurrencias en las obras analizadas. También se observó que pocos autores estudian las fuentes documentales. Palabras clave: Colonia. Fuentes históricas. Historiografía brasileña.Universidade Estadual de Goiás2022-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1277810.31668/revistaueg.v11i2.12778Revista de História da UEG; v. 11 n. 2 (2022): Tema Livre; e1222032316-437910.31668/revistaueg.v11i2reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/12778/9280http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nayara Stefanie MandarinoSantos, Elaine Maria2022-12-20T12:33:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12778Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2022-12-20T12:33:08Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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