Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakashima, Rosária Helena Ruiz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Desiderio, Plábio Marcos Martins, Vas, Braz Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506
Resumo: Resumo: O Programa “Um Computador por Aluno” da Universidade Federal do Tocantins (ProUCA/UFT) é uma das vertentes do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Neste artigo será apresentada uma análise preliminar das contribuições do ProUCA/UFT para a construção de redes de formação de professores, consideradas lugares presenciais e virtuais (síncronos e assíncronos), para trocas de experiências e conhecimentos sobre a integração de tecnologias na educação. O foco desta análise foi pautado na rede de formação da região de Araguaína (Tocantins), onde foi possível observar as contribuições ProUCA/UFT para a sistematização de práticas pedagógicas apoiadas pelos laptops educacionais. Os membros da rede evidenciaram a importância do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a construção dos processos formativos e destacaram que os encontros presenciais foram fundamentais para o fortalecimento do espírito de solidariedade e de confiança da equipe, necessário para a sustentação das interações virtuais. Finalmente, destaca algumas fragilidades que precisam ser investigadas para o aprimoramento de programas educacionais, como o ProUCA. Palavras-chave: Pedagogia da virtualidade. AVA. Redes de formação. Paradigma sistêmico.
id UEG-1_08a69bb974f1e116a4badbbcfdb0fe81
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4506
network_acronym_str UEG-1
network_name_str Revista de História da UEG
repository_id_str
spelling Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professoresResumo: O Programa “Um Computador por Aluno” da Universidade Federal do Tocantins (ProUCA/UFT) é uma das vertentes do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Neste artigo será apresentada uma análise preliminar das contribuições do ProUCA/UFT para a construção de redes de formação de professores, consideradas lugares presenciais e virtuais (síncronos e assíncronos), para trocas de experiências e conhecimentos sobre a integração de tecnologias na educação. O foco desta análise foi pautado na rede de formação da região de Araguaína (Tocantins), onde foi possível observar as contribuições ProUCA/UFT para a sistematização de práticas pedagógicas apoiadas pelos laptops educacionais. Os membros da rede evidenciaram a importância do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a construção dos processos formativos e destacaram que os encontros presenciais foram fundamentais para o fortalecimento do espírito de solidariedade e de confiança da equipe, necessário para a sustentação das interações virtuais. Finalmente, destaca algumas fragilidades que precisam ser investigadas para o aprimoramento de programas educacionais, como o ProUCA. Palavras-chave: Pedagogia da virtualidade. AVA. Redes de formação. Paradigma sistêmico.Universidade Estadual de Goiás2016-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506Revista de História da UEG; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê "Culturas do território, territórios da cultura"; 227-2442316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506/3047Nakashima, Rosária Helena RuizDesiderio, Plábio Marcos MartinsVas, Braz Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T15:39:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4506Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2019-02-06T15:39:23Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores
title Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores
spellingShingle Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores
Nakashima, Rosária Helena Ruiz
title_short Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores
title_full Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores
title_fullStr Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores
title_full_unstemmed Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores
title_sort Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores
author Nakashima, Rosária Helena Ruiz
author_facet Nakashima, Rosária Helena Ruiz
Desiderio, Plábio Marcos Martins
Vas, Braz Batista
author_role author
author2 Desiderio, Plábio Marcos Martins
Vas, Braz Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakashima, Rosária Helena Ruiz
Desiderio, Plábio Marcos Martins
Vas, Braz Batista
description Resumo: O Programa “Um Computador por Aluno” da Universidade Federal do Tocantins (ProUCA/UFT) é uma das vertentes do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Neste artigo será apresentada uma análise preliminar das contribuições do ProUCA/UFT para a construção de redes de formação de professores, consideradas lugares presenciais e virtuais (síncronos e assíncronos), para trocas de experiências e conhecimentos sobre a integração de tecnologias na educação. O foco desta análise foi pautado na rede de formação da região de Araguaína (Tocantins), onde foi possível observar as contribuições ProUCA/UFT para a sistematização de práticas pedagógicas apoiadas pelos laptops educacionais. Os membros da rede evidenciaram a importância do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a construção dos processos formativos e destacaram que os encontros presenciais foram fundamentais para o fortalecimento do espírito de solidariedade e de confiança da equipe, necessário para a sustentação das interações virtuais. Finalmente, destaca algumas fragilidades que precisam ser investigadas para o aprimoramento de programas educacionais, como o ProUCA. Palavras-chave: Pedagogia da virtualidade. AVA. Redes de formação. Paradigma sistêmico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506
url https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506/3047
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da UEG; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê "Culturas do território, territórios da cultura"; 227-244
2316-4379
reponame:Revista de História da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Revista de História da UEG
collection Revista de História da UEG
repository.name.fl_str_mv Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com
_version_ 1750315395067150336