Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506 |
Resumo: | Resumo: O Programa “Um Computador por Aluno” da Universidade Federal do Tocantins (ProUCA/UFT) é uma das vertentes do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Neste artigo será apresentada uma análise preliminar das contribuições do ProUCA/UFT para a construção de redes de formação de professores, consideradas lugares presenciais e virtuais (síncronos e assíncronos), para trocas de experiências e conhecimentos sobre a integração de tecnologias na educação. O foco desta análise foi pautado na rede de formação da região de Araguaína (Tocantins), onde foi possível observar as contribuições ProUCA/UFT para a sistematização de práticas pedagógicas apoiadas pelos laptops educacionais. Os membros da rede evidenciaram a importância do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a construção dos processos formativos e destacaram que os encontros presenciais foram fundamentais para o fortalecimento do espírito de solidariedade e de confiança da equipe, necessário para a sustentação das interações virtuais. Finalmente, destaca algumas fragilidades que precisam ser investigadas para o aprimoramento de programas educacionais, como o ProUCA. Palavras-chave: Pedagogia da virtualidade. AVA. Redes de formação. Paradigma sistêmico. |
id |
UEG-1_08a69bb974f1e116a4badbbcfdb0fe81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4506 |
network_acronym_str |
UEG-1 |
network_name_str |
Revista de História da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professoresResumo: O Programa “Um Computador por Aluno” da Universidade Federal do Tocantins (ProUCA/UFT) é uma das vertentes do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Neste artigo será apresentada uma análise preliminar das contribuições do ProUCA/UFT para a construção de redes de formação de professores, consideradas lugares presenciais e virtuais (síncronos e assíncronos), para trocas de experiências e conhecimentos sobre a integração de tecnologias na educação. O foco desta análise foi pautado na rede de formação da região de Araguaína (Tocantins), onde foi possível observar as contribuições ProUCA/UFT para a sistematização de práticas pedagógicas apoiadas pelos laptops educacionais. Os membros da rede evidenciaram a importância do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a construção dos processos formativos e destacaram que os encontros presenciais foram fundamentais para o fortalecimento do espírito de solidariedade e de confiança da equipe, necessário para a sustentação das interações virtuais. Finalmente, destaca algumas fragilidades que precisam ser investigadas para o aprimoramento de programas educacionais, como o ProUCA. Palavras-chave: Pedagogia da virtualidade. AVA. Redes de formação. Paradigma sistêmico.Universidade Estadual de Goiás2016-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506Revista de História da UEG; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê "Culturas do território, territórios da cultura"; 227-2442316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506/3047Nakashima, Rosária Helena RuizDesiderio, Plábio Marcos MartinsVas, Braz Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T15:39:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4506Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2019-02-06T15:39:23Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores |
title |
Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores |
spellingShingle |
Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores Nakashima, Rosária Helena Ruiz |
title_short |
Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores |
title_full |
Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores |
title_fullStr |
Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores |
title_sort |
Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores |
author |
Nakashima, Rosária Helena Ruiz |
author_facet |
Nakashima, Rosária Helena Ruiz Desiderio, Plábio Marcos Martins Vas, Braz Batista |
author_role |
author |
author2 |
Desiderio, Plábio Marcos Martins Vas, Braz Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nakashima, Rosária Helena Ruiz Desiderio, Plábio Marcos Martins Vas, Braz Batista |
description |
Resumo: O Programa “Um Computador por Aluno” da Universidade Federal do Tocantins (ProUCA/UFT) é uma das vertentes do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Neste artigo será apresentada uma análise preliminar das contribuições do ProUCA/UFT para a construção de redes de formação de professores, consideradas lugares presenciais e virtuais (síncronos e assíncronos), para trocas de experiências e conhecimentos sobre a integração de tecnologias na educação. O foco desta análise foi pautado na rede de formação da região de Araguaína (Tocantins), onde foi possível observar as contribuições ProUCA/UFT para a sistematização de práticas pedagógicas apoiadas pelos laptops educacionais. Os membros da rede evidenciaram a importância do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a construção dos processos formativos e destacaram que os encontros presenciais foram fundamentais para o fortalecimento do espírito de solidariedade e de confiança da equipe, necessário para a sustentação das interações virtuais. Finalmente, destaca algumas fragilidades que precisam ser investigadas para o aprimoramento de programas educacionais, como o ProUCA. Palavras-chave: Pedagogia da virtualidade. AVA. Redes de formação. Paradigma sistêmico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506 |
url |
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506/3047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da UEG; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê "Culturas do território, territórios da cultura"; 227-244 2316-4379 reponame:Revista de História da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Revista de História da UEG |
collection |
Revista de História da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com |
_version_ |
1750315395067150336 |