À luz do terror: uma análise dos filmes O Bandido Da Luz Vermelha (1968) e Terror Da Vermelha (1972)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Carlos Lopes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Castelo Branco, Edwar de Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4947
Resumo: Resumo: O Cinema Marginal foi um movimento iniciado no Brasil a partir da década de 1960 e que no Piauí se estende até a década de 1980. Após um período de ascensão do Cinema Novo, cineastas radicais desistiram de mudar o mundo com filmes que mostravam os problemas sociais do país e partiram para o experimentalismo em produções com narrativas fragmentadas, falta de coerência nas tramas e sequências sem conexão, abraçando, portanto, a chamada “estética do lixo”, e direcionando suas câmeras para aqueles que foram colocados à margem do processo de modernização. Neste contexto histórico vários jovens produziram filmes em formato não comercial que se enquadram na ótica do cinema marginal. O presente trabalho teve como finalidade analisar as produções audiovisuais ligadas a esta estética marginal a partir dos filmes O Bandido da Luz Vermelha e Terror da Vermelha e identificar similaridades ou divergências nessas duas produções consideradas precursoras do movimento denominado Cinema Marginal. Palavras-chave: História. Cinema Marginal. Vermelha.
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