A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2130 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho apresenta resultados parciais de investigação sobre a construção do código disciplinar da História da América no Brasil, tendo como fonte os manuais destinados a alunos e professores. Neste sentido, seu espectro abrange os estudos relacionados à cultura escolar, especialmente o campo da história das disciplinas escolares. Além das contribuições de Chervel (1990) acerca das disciplinas escolares, vários autores vêm colaborando com reflexões sobre a forma de pensar os elementos que constituem uma disciplina escolar, entre eles citamos Fernandez-Cuesta (1997; 1998) e suas investigações sobre a origem das disciplinas escolares na Espanha. No presente trabalho, tomou-se como fonte principal a proposta de História da América dos cadernos MEC (1971), destinado a alunos, com o objetivo de se discutir a relação entre o Estado e a formação deste código disciplinar. Ademais, os trabalhos de Lee (2001; 2003) e Barca (2000; 2006) são referências para se entender como os conceitos substantivos e as ideias de segunda ordem foram constitutivas do código disciplinar da História da América, no momento em que, no país, vivia-se o período da Ditadura Militar. Os resultados indicam a canonização de determinadas imagens, narrativas e perspectivas de cognição histórica, matizadas por forte interferência política. Palavras-Chave: Ensino de História da América, Educação Histórica, Ensino de História, Ditadura Militar. |
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A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”Resumo: O presente trabalho apresenta resultados parciais de investigação sobre a construção do código disciplinar da História da América no Brasil, tendo como fonte os manuais destinados a alunos e professores. Neste sentido, seu espectro abrange os estudos relacionados à cultura escolar, especialmente o campo da história das disciplinas escolares. Além das contribuições de Chervel (1990) acerca das disciplinas escolares, vários autores vêm colaborando com reflexões sobre a forma de pensar os elementos que constituem uma disciplina escolar, entre eles citamos Fernandez-Cuesta (1997; 1998) e suas investigações sobre a origem das disciplinas escolares na Espanha. No presente trabalho, tomou-se como fonte principal a proposta de História da América dos cadernos MEC (1971), destinado a alunos, com o objetivo de se discutir a relação entre o Estado e a formação deste código disciplinar. Ademais, os trabalhos de Lee (2001; 2003) e Barca (2000; 2006) são referências para se entender como os conceitos substantivos e as ideias de segunda ordem foram constitutivas do código disciplinar da História da América, no momento em que, no país, vivia-se o período da Ditadura Militar. Os resultados indicam a canonização de determinadas imagens, narrativas e perspectivas de cognição histórica, matizadas por forte interferência política. Palavras-Chave: Ensino de História da América, Educação Histórica, Ensino de História, Ditadura Militar. Universidade Estadual de Goiás2014-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2130Revista de História da UEG; v. 3 n. 1 (2014): Tema Livre; 01-142316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2130/1866Urban, Ana ClaudiaSchmidt, Maria Auxiliadorainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T15:21:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2130Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2019-02-06T15:21:51Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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