A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urban, Ana Claudia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schmidt, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2130
Resumo: Resumo: O presente trabalho apresenta resultados parciais de investigação sobre a construção do código disciplinar da História da América no Brasil, tendo como fonte os manuais destinados a alunos e professores. Neste sentido, seu espectro abrange os estudos relacionados à cultura escolar, especialmente o campo da história das disciplinas escolares. Além das contribuições de Chervel (1990) acerca das disciplinas escolares, vários autores vêm colaborando com reflexões sobre a forma de pensar os elementos que constituem uma disciplina escolar, entre eles citamos Fernandez-Cuesta (1997; 1998) e suas investigações sobre a origem das disciplinas escolares na Espanha. No presente trabalho, tomou-se como fonte principal a proposta de História da América dos cadernos MEC (1971), destinado a alunos, com o objetivo de se discutir a relação entre o Estado e a formação deste código disciplinar. Ademais, os trabalhos de Lee (2001; 2003) e Barca (2000; 2006) são referências para se entender como os conceitos substantivos e as ideias de segunda ordem foram constitutivas do código disciplinar da História da América, no momento em que, no país, vivia-se o período da Ditadura Militar. Os resultados indicam a canonização de determinadas imagens, narrativas e perspectivas de cognição histórica, matizadas por forte interferência política. Palavras-Chave: Ensino de História da América, Educação Histórica, Ensino de História, Ditadura Militar. 
id UEG-1_87f940d2a116677fcb606e662c4d14f6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2130
network_acronym_str UEG-1
network_name_str Revista de História da UEG
repository_id_str
spelling A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”Resumo: O presente trabalho apresenta resultados parciais de investigação sobre a construção do código disciplinar da História da América no Brasil, tendo como fonte os manuais destinados a alunos e professores. Neste sentido, seu espectro abrange os estudos relacionados à cultura escolar, especialmente o campo da história das disciplinas escolares. Além das contribuições de Chervel (1990) acerca das disciplinas escolares, vários autores vêm colaborando com reflexões sobre a forma de pensar os elementos que constituem uma disciplina escolar, entre eles citamos Fernandez-Cuesta (1997; 1998) e suas investigações sobre a origem das disciplinas escolares na Espanha. No presente trabalho, tomou-se como fonte principal a proposta de História da América dos cadernos MEC (1971), destinado a alunos, com o objetivo de se discutir a relação entre o Estado e a formação deste código disciplinar. Ademais, os trabalhos de Lee (2001; 2003) e Barca (2000; 2006) são referências para se entender como os conceitos substantivos e as ideias de segunda ordem foram constitutivas do código disciplinar da História da América, no momento em que, no país, vivia-se o período da Ditadura Militar. Os resultados indicam a canonização de determinadas imagens, narrativas e perspectivas de cognição histórica, matizadas por forte interferência política. Palavras-Chave: Ensino de História da América, Educação Histórica, Ensino de História, Ditadura Militar. Universidade Estadual de Goiás2014-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2130Revista de História da UEG; v. 3 n. 1 (2014): Tema Livre; 01-142316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2130/1866Urban, Ana ClaudiaSchmidt, Maria Auxiliadorainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T15:21:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2130Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2019-02-06T15:21:51Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”
title A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”
spellingShingle A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”
Urban, Ana Claudia
title_short A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”
title_full A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”
title_fullStr A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”
title_full_unstemmed A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”
title_sort A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”
author Urban, Ana Claudia
author_facet Urban, Ana Claudia
Schmidt, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Schmidt, Maria Auxiliadora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Urban, Ana Claudia
Schmidt, Maria Auxiliadora
description Resumo: O presente trabalho apresenta resultados parciais de investigação sobre a construção do código disciplinar da História da América no Brasil, tendo como fonte os manuais destinados a alunos e professores. Neste sentido, seu espectro abrange os estudos relacionados à cultura escolar, especialmente o campo da história das disciplinas escolares. Além das contribuições de Chervel (1990) acerca das disciplinas escolares, vários autores vêm colaborando com reflexões sobre a forma de pensar os elementos que constituem uma disciplina escolar, entre eles citamos Fernandez-Cuesta (1997; 1998) e suas investigações sobre a origem das disciplinas escolares na Espanha. No presente trabalho, tomou-se como fonte principal a proposta de História da América dos cadernos MEC (1971), destinado a alunos, com o objetivo de se discutir a relação entre o Estado e a formação deste código disciplinar. Ademais, os trabalhos de Lee (2001; 2003) e Barca (2000; 2006) são referências para se entender como os conceitos substantivos e as ideias de segunda ordem foram constitutivas do código disciplinar da História da América, no momento em que, no país, vivia-se o período da Ditadura Militar. Os resultados indicam a canonização de determinadas imagens, narrativas e perspectivas de cognição histórica, matizadas por forte interferência política. Palavras-Chave: Ensino de História da América, Educação Histórica, Ensino de História, Ditadura Militar. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2130
url https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2130/1866
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da UEG; v. 3 n. 1 (2014): Tema Livre; 01-14
2316-4379
reponame:Revista de História da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Revista de História da UEG
collection Revista de História da UEG
repository.name.fl_str_mv Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com
_version_ 1799306035646693376