Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Gisele Sanches
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1050
Resumo: A disciplina de Ciências encontra-se subentendida como uma ciência experimental, de comprovação científica, articulada a pressupostos teóricos e, assim, a ideia da realização de experimentos é difundida como uma grande estratégia didática para seu ensino e aprendizagem. A realização de experimentos em Ciências representa uma excelente ferramenta para que o aluno concretize o conteúdo e possa estabelecer relação entre a teoria e a prática. Portanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa que visa investigar as práticas de ensino de Ciências, bem como o conhecimento científico de estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho consistiu em uma fase de levantamento bibliográfico, construção e análise do referencial teórico e estudo de caso. O estudo tem como objetivo geral avaliar se o Clube de Ciências, com foco em insetos do Cerrado, amplia o letramento e conhecimento científico desses estudantes. Os participantes da pesquisa são 9 alunos do 3o ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada da cidade de Goiânia-GO. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e questionários, que foram realizados no formato de formulário elaborado no Google Forms, bem como avaliações intermediárias, de acordo com os experimentos realizados ao longo do projeto. Após a análise dos dados verifica-se que apesar dos participantes nunca terem frequentado anteriormente um Clube de Ciências eles acreditam que o mesmo contribui para uma melhor compreensão de conteúdos científicos. Mostra que os estudantes que participaram das atividades do Clube de Ciências com tema Insetos do Cerrado, ampliaram seu repertório e foram beneficiados com as propostas desenvolvidas durante as atividades práticas.
id UEG-2_0189f58e2338fa8e11fbde45e56f0f04
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1050
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamentalSciences in school : contributions of a science club to scientific literacy in the early years of elementary schoolEnsino de CiênciasAtividades práticas de ensinoExperimentos em ciênciasInsetosCerradoScience TeachingPractical activitiesExperimentsInsectsCerradoEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA disciplina de Ciências encontra-se subentendida como uma ciência experimental, de comprovação científica, articulada a pressupostos teóricos e, assim, a ideia da realização de experimentos é difundida como uma grande estratégia didática para seu ensino e aprendizagem. A realização de experimentos em Ciências representa uma excelente ferramenta para que o aluno concretize o conteúdo e possa estabelecer relação entre a teoria e a prática. Portanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa que visa investigar as práticas de ensino de Ciências, bem como o conhecimento científico de estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho consistiu em uma fase de levantamento bibliográfico, construção e análise do referencial teórico e estudo de caso. O estudo tem como objetivo geral avaliar se o Clube de Ciências, com foco em insetos do Cerrado, amplia o letramento e conhecimento científico desses estudantes. Os participantes da pesquisa são 9 alunos do 3o ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada da cidade de Goiânia-GO. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e questionários, que foram realizados no formato de formulário elaborado no Google Forms, bem como avaliações intermediárias, de acordo com os experimentos realizados ao longo do projeto. Após a análise dos dados verifica-se que apesar dos participantes nunca terem frequentado anteriormente um Clube de Ciências eles acreditam que o mesmo contribui para uma melhor compreensão de conteúdos científicos. Mostra que os estudantes que participaram das atividades do Clube de Ciências com tema Insetos do Cerrado, ampliaram seu repertório e foram beneficiados com as propostas desenvolvidas durante as atividades práticas.The discipline of Science is understood as an experimental science, of scientific proof, articulated to theoretical assumptions and, thus, the idea of carrying out experiments is disseminated as a great didactic strategy for its teaching and learning. Conducting experiments in Science represents an excellent tool for the student to materialize the content and establish a relationship between theory and practice. Therefore, a qualitative research was carried out to investigate the teaching practices of Science, as well as the scientific knowledge of students in the Initial Years of Elementary School. The work consisted of a bibliographic survey, construction and analysis of the theoretical framework and a case study. The general objective of the study is to assess whether the science club focused on insects from the Cerrado expands the literacy and scientific knowledge of these students. The research participants are 9 students from the 3rd year of Elementary School, from a private school in the city of Goiânia-GO. Data collection took place through interviews and questionnaires, which were carried out in the form of a form created in Google Forms, as well as intermediate evaluations, according to the experiments carried out throughout the project. After analyzing the data, it appears that although the participants have never attended a Science Club before, they believe that it contributes to a better understanding of scientific content. It shows that the students who participated in the activities of the Science Club with the theme Insects of the Cerrado, expanded their repertoire and benefited from the proposals developed during the practical activities.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos NaturaisBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENACCunha, Hélida Ferreira dahttps://orcid.org/ 0000-0002-2821-3986http://lattes.cnpq.br/4200078844171756Cunha, Hélida Ferreira daLima, FláviaSantos, Solange Xavier dosBarros, Gisele Sanches2022-05-09T15:55:35Z2022-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, G. S. Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Campus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-05-09T15:55:35Zoai:tede2:tede/1050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-05-09T15:55:35Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental
Sciences in school : contributions of a science club to scientific literacy in the early years of elementary school
title Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental
Barros, Gisele Sanches
Ensino de Ciências
Atividades práticas de ensino
Experimentos em ciências
Insetos
Cerrado
Science Teaching
Practical activities
Experiments
Insects
Cerrado
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental
author Barros, Gisele Sanches
author_facet Barros, Gisele Sanches
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Hélida Ferreira da
https://orcid.org/ 0000-0002-2821-3986
http://lattes.cnpq.br/4200078844171756
Cunha, Hélida Ferreira da
Lima, Flávia
Santos, Solange Xavier dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Gisele Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Atividades práticas de ensino
Experimentos em ciências
Insetos
Cerrado
Science Teaching
Practical activities
Experiments
Insects
Cerrado
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Ciências
Atividades práticas de ensino
Experimentos em ciências
Insetos
Cerrado
Science Teaching
Practical activities
Experiments
Insects
Cerrado
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A disciplina de Ciências encontra-se subentendida como uma ciência experimental, de comprovação científica, articulada a pressupostos teóricos e, assim, a ideia da realização de experimentos é difundida como uma grande estratégia didática para seu ensino e aprendizagem. A realização de experimentos em Ciências representa uma excelente ferramenta para que o aluno concretize o conteúdo e possa estabelecer relação entre a teoria e a prática. Portanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa que visa investigar as práticas de ensino de Ciências, bem como o conhecimento científico de estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho consistiu em uma fase de levantamento bibliográfico, construção e análise do referencial teórico e estudo de caso. O estudo tem como objetivo geral avaliar se o Clube de Ciências, com foco em insetos do Cerrado, amplia o letramento e conhecimento científico desses estudantes. Os participantes da pesquisa são 9 alunos do 3o ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada da cidade de Goiânia-GO. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e questionários, que foram realizados no formato de formulário elaborado no Google Forms, bem como avaliações intermediárias, de acordo com os experimentos realizados ao longo do projeto. Após a análise dos dados verifica-se que apesar dos participantes nunca terem frequentado anteriormente um Clube de Ciências eles acreditam que o mesmo contribui para uma melhor compreensão de conteúdos científicos. Mostra que os estudantes que participaram das atividades do Clube de Ciências com tema Insetos do Cerrado, ampliaram seu repertório e foram beneficiados com as propostas desenvolvidas durante as atividades práticas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09T15:55:35Z
2022-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, G. S. Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Campus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1050
identifier_str_mv BARROS, G. S. Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Campus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944610749874176