Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1050 |
Resumo: | A disciplina de Ciências encontra-se subentendida como uma ciência experimental, de comprovação científica, articulada a pressupostos teóricos e, assim, a ideia da realização de experimentos é difundida como uma grande estratégia didática para seu ensino e aprendizagem. A realização de experimentos em Ciências representa uma excelente ferramenta para que o aluno concretize o conteúdo e possa estabelecer relação entre a teoria e a prática. Portanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa que visa investigar as práticas de ensino de Ciências, bem como o conhecimento científico de estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho consistiu em uma fase de levantamento bibliográfico, construção e análise do referencial teórico e estudo de caso. O estudo tem como objetivo geral avaliar se o Clube de Ciências, com foco em insetos do Cerrado, amplia o letramento e conhecimento científico desses estudantes. Os participantes da pesquisa são 9 alunos do 3o ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada da cidade de Goiânia-GO. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e questionários, que foram realizados no formato de formulário elaborado no Google Forms, bem como avaliações intermediárias, de acordo com os experimentos realizados ao longo do projeto. Após a análise dos dados verifica-se que apesar dos participantes nunca terem frequentado anteriormente um Clube de Ciências eles acreditam que o mesmo contribui para uma melhor compreensão de conteúdos científicos. Mostra que os estudantes que participaram das atividades do Clube de Ciências com tema Insetos do Cerrado, ampliaram seu repertório e foram beneficiados com as propostas desenvolvidas durante as atividades práticas. |
id |
UEG-2_0189f58e2338fa8e11fbde45e56f0f04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1050 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamentalSciences in school : contributions of a science club to scientific literacy in the early years of elementary schoolEnsino de CiênciasAtividades práticas de ensinoExperimentos em ciênciasInsetosCerradoScience TeachingPractical activitiesExperimentsInsectsCerradoEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA disciplina de Ciências encontra-se subentendida como uma ciência experimental, de comprovação científica, articulada a pressupostos teóricos e, assim, a ideia da realização de experimentos é difundida como uma grande estratégia didática para seu ensino e aprendizagem. A realização de experimentos em Ciências representa uma excelente ferramenta para que o aluno concretize o conteúdo e possa estabelecer relação entre a teoria e a prática. Portanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa que visa investigar as práticas de ensino de Ciências, bem como o conhecimento científico de estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho consistiu em uma fase de levantamento bibliográfico, construção e análise do referencial teórico e estudo de caso. O estudo tem como objetivo geral avaliar se o Clube de Ciências, com foco em insetos do Cerrado, amplia o letramento e conhecimento científico desses estudantes. Os participantes da pesquisa são 9 alunos do 3o ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada da cidade de Goiânia-GO. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e questionários, que foram realizados no formato de formulário elaborado no Google Forms, bem como avaliações intermediárias, de acordo com os experimentos realizados ao longo do projeto. Após a análise dos dados verifica-se que apesar dos participantes nunca terem frequentado anteriormente um Clube de Ciências eles acreditam que o mesmo contribui para uma melhor compreensão de conteúdos científicos. Mostra que os estudantes que participaram das atividades do Clube de Ciências com tema Insetos do Cerrado, ampliaram seu repertório e foram beneficiados com as propostas desenvolvidas durante as atividades práticas.The discipline of Science is understood as an experimental science, of scientific proof, articulated to theoretical assumptions and, thus, the idea of carrying out experiments is disseminated as a great didactic strategy for its teaching and learning. Conducting experiments in Science represents an excellent tool for the student to materialize the content and establish a relationship between theory and practice. Therefore, a qualitative research was carried out to investigate the teaching practices of Science, as well as the scientific knowledge of students in the Initial Years of Elementary School. The work consisted of a bibliographic survey, construction and analysis of the theoretical framework and a case study. The general objective of the study is to assess whether the science club focused on insects from the Cerrado expands the literacy and scientific knowledge of these students. The research participants are 9 students from the 3rd year of Elementary School, from a private school in the city of Goiânia-GO. Data collection took place through interviews and questionnaires, which were carried out in the form of a form created in Google Forms, as well as intermediate evaluations, according to the experiments carried out throughout the project. After analyzing the data, it appears that although the participants have never attended a Science Club before, they believe that it contributes to a better understanding of scientific content. It shows that the students who participated in the activities of the Science Club with the theme Insects of the Cerrado, expanded their repertoire and benefited from the proposals developed during the practical activities.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos NaturaisBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENACCunha, Hélida Ferreira dahttps://orcid.org/ 0000-0002-2821-3986http://lattes.cnpq.br/4200078844171756Cunha, Hélida Ferreira daLima, FláviaSantos, Solange Xavier dosBarros, Gisele Sanches2022-05-09T15:55:35Z2022-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, G. S. Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Campus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-05-09T15:55:35Zoai:tede2:tede/1050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-05-09T15:55:35Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental Sciences in school : contributions of a science club to scientific literacy in the early years of elementary school |
title |
Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental Barros, Gisele Sanches Ensino de Ciências Atividades práticas de ensino Experimentos em ciências Insetos Cerrado Science Teaching Practical activities Experiments Insects Cerrado EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Barros, Gisele Sanches |
author_facet |
Barros, Gisele Sanches |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Hélida Ferreira da https://orcid.org/ 0000-0002-2821-3986 http://lattes.cnpq.br/4200078844171756 Cunha, Hélida Ferreira da Lima, Flávia Santos, Solange Xavier dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Gisele Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Atividades práticas de ensino Experimentos em ciências Insetos Cerrado Science Teaching Practical activities Experiments Insects Cerrado EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de Ciências Atividades práticas de ensino Experimentos em ciências Insetos Cerrado Science Teaching Practical activities Experiments Insects Cerrado EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A disciplina de Ciências encontra-se subentendida como uma ciência experimental, de comprovação científica, articulada a pressupostos teóricos e, assim, a ideia da realização de experimentos é difundida como uma grande estratégia didática para seu ensino e aprendizagem. A realização de experimentos em Ciências representa uma excelente ferramenta para que o aluno concretize o conteúdo e possa estabelecer relação entre a teoria e a prática. Portanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa que visa investigar as práticas de ensino de Ciências, bem como o conhecimento científico de estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho consistiu em uma fase de levantamento bibliográfico, construção e análise do referencial teórico e estudo de caso. O estudo tem como objetivo geral avaliar se o Clube de Ciências, com foco em insetos do Cerrado, amplia o letramento e conhecimento científico desses estudantes. Os participantes da pesquisa são 9 alunos do 3o ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada da cidade de Goiânia-GO. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e questionários, que foram realizados no formato de formulário elaborado no Google Forms, bem como avaliações intermediárias, de acordo com os experimentos realizados ao longo do projeto. Após a análise dos dados verifica-se que apesar dos participantes nunca terem frequentado anteriormente um Clube de Ciências eles acreditam que o mesmo contribui para uma melhor compreensão de conteúdos científicos. Mostra que os estudantes que participaram das atividades do Clube de Ciências com tema Insetos do Cerrado, ampliaram seu repertório e foram beneficiados com as propostas desenvolvidas durante as atividades práticas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-09T15:55:35Z 2022-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARROS, G. S. Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Campus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1050 |
identifier_str_mv |
BARROS, G. S. Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Campus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1799944610749874176 |