Culltura, memória e estética no cemitério Santa em Goiânia(1940-2018)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1065 |
Resumo: | A pesquisa que ora apresentamos realizou um estudo sobre o Cemitério Santana localizado na cidade de Goiânia-GO. Inaugurado no ano de 1940 e tombado como patrimônio histórico e cultural, a necrópole evidencia em sua estrutura material e simbólica, um conjunto de elementos pautados nas formas e imagens que dão sentindo às relações sociais estabelecidas na jovem capital desde sua gênese, conferindo-lhe aspectos idiossincráticos e reveladores da sociedade goianiense, não perdendo de vista, entretanto, o contexto histórico e político por qual passava a cidade recém-construída. Assim, esta dissertação será guiada pela seguinte indagação: Qual o significado do cemitério Santana para a memória histórica e cultural da cidade de Goiânia, tendo em vista o seu propósito oficial de ser um cemitério laico, moderno e patrimonializado? A hipótese é que o cemitério Santana seja lócus de múltiplas representações e práticas que lhe conferem uma complexidade do ponto de vista religioso, estético e memorialístico que subverte as representações oficiais. Constitui-se, desse modo, um cemitério secularizado permeado de múltiplas representações religiosas, um artefato estético modernista permeado de representações artísticas tradicionais, um lugar de memória patrimonializado que privilegia principalmente a elite tradicional da cidade. Ressaltamos que o valor do cemitério está nesta possibilidade de remeter a uma multiplicidade de significados. A dissertação foi dividia em três capítulos, a saber: O surgimento do Cemitério Santana em uma cidade que sonhava com a modernidade; A patrimonialização perversa do Cemitério Santana numa cidade de modernidade exaurida; O Cemitério Santana como lócus de uma estética plural. |
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Culltura, memória e estética no cemitério Santa em Goiânia(1940-2018)CemitériosCemitério Santana - Goiânia(GO)Cemitérios - MemóriaCemitérios - EstéticaCemeteriesSantana Cemetery - Goiânia(GO)Cemeteries - MemoryCemeteries - AestheticsCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA pesquisa que ora apresentamos realizou um estudo sobre o Cemitério Santana localizado na cidade de Goiânia-GO. Inaugurado no ano de 1940 e tombado como patrimônio histórico e cultural, a necrópole evidencia em sua estrutura material e simbólica, um conjunto de elementos pautados nas formas e imagens que dão sentindo às relações sociais estabelecidas na jovem capital desde sua gênese, conferindo-lhe aspectos idiossincráticos e reveladores da sociedade goianiense, não perdendo de vista, entretanto, o contexto histórico e político por qual passava a cidade recém-construída. Assim, esta dissertação será guiada pela seguinte indagação: Qual o significado do cemitério Santana para a memória histórica e cultural da cidade de Goiânia, tendo em vista o seu propósito oficial de ser um cemitério laico, moderno e patrimonializado? A hipótese é que o cemitério Santana seja lócus de múltiplas representações e práticas que lhe conferem uma complexidade do ponto de vista religioso, estético e memorialístico que subverte as representações oficiais. Constitui-se, desse modo, um cemitério secularizado permeado de múltiplas representações religiosas, um artefato estético modernista permeado de representações artísticas tradicionais, um lugar de memória patrimonializado que privilegia principalmente a elite tradicional da cidade. Ressaltamos que o valor do cemitério está nesta possibilidade de remeter a uma multiplicidade de significados. A dissertação foi dividia em três capítulos, a saber: O surgimento do Cemitério Santana em uma cidade que sonhava com a modernidade; A patrimonialização perversa do Cemitério Santana numa cidade de modernidade exaurida; O Cemitério Santana como lócus de uma estética plural.The present research carried out a study about the Santana Cemetery located in the city of Goiânia-GO. Inaugurated in 1940, and listed as historical and cultural heritage, the necropolis shows in its material and symbolic structure a set of elements based on the forms and images that give feeling to the social relations established in the young capital since its genesis, thus, idiosyncratic and revealing aspects of Goianian society, while not losing sight of the historical and political context through which the newly built city passed. Thus, this dissertation will be guided by the following question: What is the meaning of the Santana cemetery for the historical and cultural memory of the city of Goiânia, in view of its official purpose of being a modern and patrimonial cemetery? The hypothesis is that the Santana cemetery is a locus of multiple representations and practices that give it a complexity from the religious, aesthetic and memorial point of view that subverts the official representations. It is thus a secularized cemetery permeated by multiple religious representations, a modernist aesthetic artefact permeated by traditional artistic representations, a place of patrimonialized memory that privileges mainly the traditional elite of the city. We emphasize that the value of the cemetery is in this possibility of referring to a multiplicity of meanings. The dissertation was divided into three chapters, namely: The emergence of the Santana Cemetery in a city that dreamed of modernity; The perverse patrimonialization of the Santana Cemetery in a city of exhausted modernity; The Santana Cemetery as the locus of a plural aesthetic.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)Oliveira, Eliézer Cardoso deOliveira, Eliézer Cardoso deCapel, Heloísa Selma FernandesSilva, Ademir Luiz daOliveira, Maria de FátimaRodrigues, Ruber P.A2022-05-27T14:26:27Z2019-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Ruber P.A. Cultura, memória e estética no cemitério Santa em Goiânia(1940-2018). 2019. 128 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, [Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-05-27T14:26:27Zoai:tede2:tede/1065Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-05-27T14:26:27Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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A pesquisa que ora apresentamos realizou um estudo sobre o Cemitério Santana localizado na cidade de Goiânia-GO. Inaugurado no ano de 1940 e tombado como patrimônio histórico e cultural, a necrópole evidencia em sua estrutura material e simbólica, um conjunto de elementos pautados nas formas e imagens que dão sentindo às relações sociais estabelecidas na jovem capital desde sua gênese, conferindo-lhe aspectos idiossincráticos e reveladores da sociedade goianiense, não perdendo de vista, entretanto, o contexto histórico e político por qual passava a cidade recém-construída. Assim, esta dissertação será guiada pela seguinte indagação: Qual o significado do cemitério Santana para a memória histórica e cultural da cidade de Goiânia, tendo em vista o seu propósito oficial de ser um cemitério laico, moderno e patrimonializado? A hipótese é que o cemitério Santana seja lócus de múltiplas representações e práticas que lhe conferem uma complexidade do ponto de vista religioso, estético e memorialístico que subverte as representações oficiais. Constitui-se, desse modo, um cemitério secularizado permeado de múltiplas representações religiosas, um artefato estético modernista permeado de representações artísticas tradicionais, um lugar de memória patrimonializado que privilegia principalmente a elite tradicional da cidade. Ressaltamos que o valor do cemitério está nesta possibilidade de remeter a uma multiplicidade de significados. A dissertação foi dividia em três capítulos, a saber: O surgimento do Cemitério Santana em uma cidade que sonhava com a modernidade; A patrimonialização perversa do Cemitério Santana numa cidade de modernidade exaurida; O Cemitério Santana como lócus de uma estética plural. |
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